Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como limpar persianas: veja guia completo

Publicado em: terça-feira, janeiro 23, 2018como-limpar-persianas

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Preparamos um guia completo de como limpar persianas, para que você mantenha a sua decoração mais agradável e confortável.

Práticas, bonitas e modernas, as persianas estão presentes em diversos projetos de arquitetura, indo da casa ao escritório e complementando a decoração de maneira importante.

Bastante versáteis, substituem as cortinas tradicionais, ajudando a controlar a entrada de luz e a manter a privacidade, sendo integrada aos diferentes ambientes.

Além disso, também ajudam no controle da temperatura, bloqueando o sol no verão e impedindo a saída de ar quente em dias mais frios. Confira!

Como limpar persianas: conheça cada tipo

Antes de aprender como limpar persianas, conheça os tipos disponíveis no mercado. Elas são vendidas em diferentes formatos e materiais e, por isso, pode se adequar a todos os gostos e cômodos.

O modelo também impacta na forma de realizar a limpeza, que vamos mostrar mais à frente.

Persiana horizontal

como-limpar-persianas-horizontal

Tipo mais comum encontrado no mercado, a persiana horizontal é fabricada em diferentes materiais, como lâminas de metal, PVC ou madeira. Não tem vedação de 100% da iluminação, permitindo a circulação de ar no cômodo em que é instalada.

Persiana vertical

como-limpar-persianas-vertical

Confeccionada, normalmente, em tecido ou PVC, a persiana vertical tem uso mais frequente em salas, quartos e escritórios e ajustam a entrada de luz com mais facilidade.

É ótima para lugares com janelas altas, já que seu formato facilita o processo de abertura e fechamento – que é para os lados, e não para cima.

Persiana de rolo

como-limpar-persianas-rolo

As persianas de rolo são indicadas para áreas que precisam de mais cobertura, como, por exemplo, grandes fachadas de vidro. Funcionam como painéis, permanecendo enroladas quando são recolhidas.

É encontrada em tela solar (controlando o calor e entrada de raios UV) ou vinil, proporcionando uma decoração mais limpa e bonita e cumprindo bem o papel de proteção, em locais onde as persianas comuns não conseguem desempenhar bem a função.

Double vision

como-limpar-persianas-double

Uma versão mais moderna e aconchegante da persiana de rolo, a double vision é um modelo com tecidos sobrepostos em faixas horizontais – sendo um deles com transparência, permitindo que a área externa seja visualizada, sem a necessidade de abertura total.

É uma proposta pata inovar o projeto de decoração, com a possibilidade de vários ajustes que se adequam à iluminação do ambiente.


Você e sua família vivem no lixo e nem sabem!

Sua casa pode estar repleta de ácaros que vivem na poeira. Sabe aquele momento em que você começa a espirrar sem motivos? São eles! Ácaros também podem trazer doenças respiratórias para toda a família!

Pense agora o quanto seria agradável relaxar no sofá profundamente, recuperar sua energia, sem tosses ou espirros. É muito mais disposição para dar conta das suas tarefas. E essa vida é para você!

Para alcançar essa tranquilidade, identifique quantos ácaros vivem em sua casa. Nós criamos uma calculadora exclusiva para isso. Gratuitamente dá para estimar essa quantidade para potencializar o bem-estar em sua casa. Calcule agora!


Persiana romana

como-limpar-persianas-romana

Ideal para ambientes mais clássicos, as persianas romanas criam um detalhe interessante na decoração, pois ficam dobradas quando são suspensas. É semelhante à horizontal, porém com divisões mais largas e sem aberturas entre elas.

São confeccionadas em madeira, blackout, tela solar e materiais mais nobres, como fibras naturais e seda.

Painel

como-limpar-persianas-painel

O painel é um modelo vertical de persiana indicado para vidros, portas e janelas de grandes dimensões, mas é o menos utilizado dessa lista.

Com trilho superior quase imperceptível, é discreto, complementando ambientes de forma discreta. É feito em tecidos naturais ou sintéticos e telas solares.

Onde e como usar as persianas?

As persianas podem ser usadas em todos os ambientes, escolhendo o modelo e material de acordo com o ângulo de entrada de luz e conceito geral do projeto.

Se você prefere um visual mais rústico, por exemplo, as de madeira são as mais indicadas. Já um escritório mais “clean”, as de alumínio harmonizam bem. Você ainda pode combiná-las com cortinas tradicionais, criando uma decoração interessante.

Antes de comprar, meça bem a área onde ela será instalada, para otimizar a vedação de luz e escolher uma persiana mais larga do que a janela ou porta.

Pense, também, nas características do cômodo. De acordo com matéria da revista Casa e Jardim, locais improváveis como banheiros e cozinha também ficam bem com persianas. Porém, alguns modelos são mais adequados de acordo com o ambiente.

Banheiros, por exemplo, são locais com mais umidade. Portanto, persianas de tecido devem ser evitadas. Já a instalação de persianas na cozinha deve levar em consideração a facilidade de remover gordura e sujeira que vai acumulando no dia a dia.

Dicas gerais: aprenda como limpar persianas

Agora que você já conhece a gama de produtos disponíveis no mercado, vamos apresentar algumas dicas de como limpar persianas e fazer a manutenção frequente, mantendo-as sempre bonitas e com cara de novas.

É muito importante manter uma rotina de limpeza pois, além de estar cuidando do produto em si, você evita o desenvolvimento de bactérias que causam alergias, preservando a saúde das pessoas que transitam no espaço onde a persiana está instalada.

1 – Não deixe o pó acumular

Quanto mais sujas ficam, mais difíceis serão de limpar. Por isso, evite o acúmulo de sujeira e resíduos. Uma vez por semana elimine o pó com um espanador ou pano seco. O procedimento pode ser feito em todos os modelos de persiana.

2 – Use o aspirador de pó

Uma vez a cada 15 dias faça a limpeza com o aspirador de pó, usando o bocal com escova. Feche a persiana para um lado, aspire, e repita o processo virando as lâminas no outro sentido. Lembre-se de não deixar o espanador entrar em contato direto com as paletas, para evitar possíveis danos ao material.

3 – Limpeza com água apenas em materiais que permitam isso

Persianas de PVC permitem o uso de água. Assim, se você preferir, use uma esponja úmida para fazer a limpeza. Outro truque é usar uma meia na mão, como se fosse uma luva, e passar em todas as paletas, limpando ambos os lados ao mesmo tempo.

4 – Cuidado com os produtos de limpeza

Evite produto com componentes abrasivos, como álcool e cloro. Prefira apenas água e sabão ou receitas caseiras com ingredientes da sua cozinha, por exemplo, vinagre. Basta criar uma solução de água e vinagre branco, em iguais proporções, e borrifar sobre a persiana.

O vinagre é desinfetante e desengordurante, por isso, é um excelente ingrediente na limpeza de toda a casa.

Manutenção específica: como limpar cada tipo de persiana?

Mesmo sabendo como limpar persianas de uma forma mais geral é um procedimento simples, é bom saber quais cuidados tomar em relação a cada tipo. Conheça alguns truques que podem te ajudar:

Como limpar persiana horizontal

Com o auxílio de uma esponja embebida em solução de água e sabão neutro, esfregue delicadamente a persiana fechada, dos dois lados – lembrando de verificar se o material é resistente à umidade. O procedimento pode ser feito a cada 20 dias.

Se preferir, utiliza a solução com vinagre, indicada anteriormente.

Como limpar persiana de madeira

Use as mesmas recomendações descritas para as horizontai. A diferença é que, após a limpeza, orienta-se a utilização de lustra-móveis, para a persiana de madeira preserve o brilho e beleza com o passar do tempo.

Como limpar persiana vertical

No caso das persianas verticais, é necessário retirar todas as lâminas e fazer a limpeza individual. Deixe-as de molho em uma mistura de água e sabão e esfregue uma a uma.  Segue com um tecido e pendure no trilho para deixar secar.

É ótimo para retirar gorduras, mas deve ser feita com menos frequências: uma vez por mês na persiana para cozinha e semestralmente na persiana para quarto, escritório e outros cômodos com menos possibilidade de engordurar o material.

Como limpar persiana Double vision

Limpe com espanadores, aspirador de pó ou pano úmido. Lavagem a vapor ou na máquina de lavar são proibidas e causam muito estrago ao produto.

Persianas de tecido são as que mais provocam alergias

As persianas de tecido são as que mais facilmente acumulam resíduos e viram o local perfeito para a proliferação de ácaros causadores de alergia. Para evitar problemas, limpe pelo menos uma vez por semana com aspirador de pó.

Se surgir alguma mancha, esfregue uma esponja com água e sabão neutro somente no local e deixe secar com as janelas abertas. Não encharque a persiana.

Persianas romanas e de rolo exigem mais atenção

Nos dois tipos de persiana recomenda-se apenas o uso de aspiradores de pó. A limpeza mais pesada deve ser feita por empresas especializadas. O material dessas persianas é muito delicado e a lavagem caseira pode danificá-las.

Limpador de persianas é opção para realizar a tarefa

como-limpar-persianas-limpador

Quem procura métodos fáceis de como limpar persianas, pode buscar ajuda no mercado de utilidades domésticas.

Em lojas desse tipo de artigo é possível encontrar o limpador de persiana. Basicamente, a ferramenta é composta de três hastes plásticas cobertas de tecido em microfibra.

As hastes se encaixam às paletas da persiana, limpando mais de uma ao mesmo tempo – de acordo com o modelo escolhido. É ideal para persianas de alumínio e PVC, limpam facilmente e não causa qualquer estrago, se for utilizado corretamente.

Limpeza profissional: garantia de qualidade na realização do serviço

A limpeza mais simples pode e deve ser feita em casa, de acordo com orientações descritas nos tópicos anteriores. Porém, se você está se perguntando como limpar persianas em casos de sujeiras mais intensas e difíceis a solução é contar com serviços profissionais.

A limpeza especializada é indicada para todos os modelos e a frequência varia de um tipo de persiana para o outro. As horizontais e verticais de alumínio e PVC, por exemplo, podem aguardar de 2 a 3 anos para repetir o procedimento. Já as romanas e de rolo, devem ser enviadas para lavagem uma vez a cada seis meses, já que acumulam mais poeira e ácaros.

Na Dr. Lava Tudo, contamos com equipe altamente treinada e produtos específicos para o material de suas persianas. A limpeza é feita no endereço do cliente, em casa, escritórios, sítios clubes, etc.

Solicite um orçamento e conheça mais sobre a limpeza de persianas da Dr.Lava Tudo e surpreenda-se com os resultados!