Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Resumo
A sua família acabou de adotar um cachorro. Além de escolher o nome, levá-lo ao veterinário e dividir responsabilidades com os outros moradores da casa, é nesse momento que deve-se começar a educá-lo, evitando problemas com desobediência e indisciplina no futuro. Um ensinamento importante é mostrar os locais onde ele pode ficar e também onde fazer necessidades. Se ele ficar muito no seu sofá, por exemplo, pode ser necessário fazer a limpeza de estofado com mais frequência.
Limpeza de estofado: educar o cachorro facilita o processo de higienização
Seu pet já fez xixi em local inadequado e você teve um trabalhão para eliminar o cheiro? Existem várias soluções caseiras e profissionais para acabar com o odor da urina do cachorro, mas, como tudo na vida, evitar o problema é sempre mais fácil.
A impermeabilização, por exemplo, impede que o líquido entre no material do estofado, aumentando o tempo útil dos seus móveis. Entretanto, se seu cachorro não subir no sofá, todo o processo de manutenção será mais tranquilo.
1. Mostre que subir no sofá é errado
Muitos tutores costumam mimar os filhotes quando eles chegam em casa. É realmente difícil resistir àquela carinha e ao choro desses bichinhos, mas se ele for mal-acostumado nessa fase, depois fica muito mais complicado domá-lo e mudar seus hábitos.
Como os cachorros gostam de reproduzir bons momentos, também é aconselhável que carinhos e brincadeiras sejam feitos em outro local. Se ele associar o sofá a sensações de afeto, vai querer estar ali sempre que possível.Mostre que o sofá não é o local apropriado para ele.
2. Reserve um espaço aconchegante para o cachorro
Você troca a noite de sono em uma cama confortável pelo sofá da sala? Com certeza não! O cachorro também vai fazer essa comparação na hora de escolher o melhor local para ficar.
Se o tutor preparar uma cama agradável e limpa, o animal de estimação não vai se sentir mal tratado ao ser “expulso” do sofá. Se a adaptação à caminha for difícil, mantenha-o perto de você, fazendo carinhos, dando alguns petiscos e associando esse local à uma imagem de conforto e segurança.
3. Seja firme
Quando seu cãozinho se comportar bem e permanecer na cama, saiba recompensá-lo com carinhos e petiscos até que ele aprende que aquele é o lugar dele.
Agora, se o bichinho insiste em continuar dando uma “escapadinha” para o sofá, o tutor deve ser bastante firme. Sempre que ele estiver no lugar errado, mande-o descer. Jamais pegue o cachorro no colo para tirá-lo do sofá. Ele deve sair sozinho.
4. Transforme o sofá em um local incômodo
Quando você chama o nome de seu cachorro ele ainda não obedece e continua subindo no sofá? Transforme o sofá em um lugar desagradável para que ele mesmo não queira ir para lá.
Uma boa dica é aproveitar do olfato extremamente apurado do seu amigo peludo.
Dica:
Coloque uma manta banhada em colônia ou outro produto aromatizado no móvel. Os cães não gostam desse tipo de cheiro e vão conseguir farejar que há algo diferente de longe. Eles não vão querer nem chegar perto!
5. Meu cachorro já tem esse hábito. O que fazer?
Você já tentou tudo e ainda assim não funcionou? Existem outros métodos. Mesmo se seu animal de estimação for mais velho e acostumado a subir no sofá, é possível ensinar para ele novos hábitos.
O tutor deve ter uma dose extra de dedicação e paciência, afinal, na mente do cachorro está tudo bem fazer isso.
É possível contratar um especialista ,que conheça diversos caminhos para que a aprendizagem canina aconteça de forma concreta. Você também pode usar ferramentas como: spray de água ou chocalho de lata, que fazem bastante barulho, sempre que ele apresentar o comportamento indesejado.
Lembre-se de combinar as regras com todas as pessoas da casa, para que a família siga as mesmas orientações. Se o cachorro subir uma única vez no sofá sem levar bronca ou ser ordenado a ir para outro local, todo o processo de aprendizagem será prejudicado.
Enquanto o cachorro está aprendendo a não subir nos locais inapropriados ou se o seusofá foi sujo por ele, conte com serviços profissionais para limpar seu estofado. Quando feita por empresas especializadas, a limpeza elimina odores indesejados, manchas, sujeiras e resíduos de animais, entre outros, sem danificar os móveis da sua casa.