Como manter a limpeza do estofado mesmo com cachorro?

Última modificação em: 17 de outubro de 2017 limpeza de estofado_cachorro

A sua família acabou de adotar um cachorro. Além de escolher o nome, levá-lo ao veterinário e dividir responsabilidades com os outros moradores da casa, é nesse momento que deve-se começar a educá-lo, evitando problemas com desobediência e indisciplina no futuro.

Um ensinamento importante é mostrar os locais onde ele pode ficar e também onde fazer necessidades.

Se ele ficar muito no seu sofá, por exemplo, pode ser necessário fazer a limpeza de estofado com mais frequência.

Limpeza do estofado mesmo com cachorro

limpeza de estofado_cachorro2

Seu pet já fez xixi em local inadequado e você teve um trabalhão para eliminar o cheiro? Existem várias soluções caseiras e profissionais para acabar com o odor da urina do cachorro, mas, como tudo na vida, evitar o problema é sempre mais fácil.

A impermeabilização, por exemplo, impede que o líquido entre no material do estofado, aumentando o tempo útil dos seus móveis. Entretanto, se seu cachorro não subir no sofá, todo o processo de manutenção será mais tranquilo.

1.      Mostre que subir no sofá é errado

Muitos tutores costumam mimar os filhotes quando eles chegam em casa. É realmente difícil resistir àquela carinha e ao choro desses bichinhos, mas se ele for mal-acostumado nessa fase, depois fica muito mais complicado domá-lo e mudar seus hábitos.

Como os cachorros gostam de reproduzir bons momentos, também é aconselhável que carinhos e brincadeiras sejam feitos em outro local. Se ele associar o sofá a sensações de afeto, vai querer estar ali sempre que possível.Mostre que o sofá não é o local apropriado para ele.

2.      Reserve um espaço aconchegante para o cachorro

Você troca a noite de sono em uma cama confortável pelo sofá da sala? Com certeza não! O cachorro também vai fazer essa comparação na hora de escolher o melhor local para ficar.

Se o tutor preparar uma cama agradável e limpa, o animal de estimação não vai se sentir mal tratado ao ser “expulso” do sofá. Se a adaptação à caminha for difícil, mantenha-o perto de você, fazendo carinhos, dando alguns petiscos e associando esse local à uma imagem de conforto e segurança.

3.      Seja firme

Quando seu cãozinho se comportar bem e permanecer na cama, saiba recompensá-lo com carinhos e petiscos até que ele aprende que aquele é o lugar dele.

Agora, se o bichinho insiste em continuar dando uma “escapadinha” para o sofá, o tutor deve ser bastante firme. Sempre que ele estiver no lugar errado, mande-o descer. Jamais pegue o cachorro no colo para tirá-lo do sofá. Ele deve sair sozinho.

4.      Transforme o sofá em um local incômodo

Quando você chama o nome de seu cachorro ele ainda não obedece e continua subindo no sofá? Transforme o sofá em um lugar desagradável para que ele mesmo não queira ir para lá.

Uma boa dica é aproveitar do olfato extremamente apurado do seu amigo peludo.

Dica:

Coloque uma manta banhada em colônia ou outro produto aromatizado no móvel. Os cães não gostam desse tipo de cheiro e vão conseguir farejar que há algo diferente de longe. Eles não vão querer nem chegar perto!

5.      Meu cachorro já tem esse hábito. O que fazer?

Você já tentou tudo e ainda assim não funcionou? Existem outros métodos. Mesmo se seu animal de estimação for mais velho e acostumado a subir no sofá, é possível ensinar para ele novos hábitos.

O tutor deve ter uma dose extra de dedicação e paciência, afinal, na mente do cachorro está tudo bem fazer isso.

É possível contratar um especialista ,que conheça diversos caminhos para que a aprendizagem canina aconteça de forma concreta. Você também pode usar ferramentas como: spray de água ou chocalho de lata, que fazem bastante barulho, sempre que ele apresentar o comportamento indesejado.

Lembre-se de combinar as regras com todas as pessoas da casa, para que a família siga as mesmas orientações. Se o cachorro subir uma única vez no sofá sem levar bronca ou ser ordenado a ir para outro local, todo o processo de aprendizagem será prejudicado.

Enquanto o cachorro está aprendendo a não subir nos locais inapropriados ou se o seu sofá foi sujo por ele, conte com serviços profissionais para limpar seu estofado.

Quando feita por empresas especializadas, a limpeza elimina odores indesejados, manchas, sujeiras e resíduos de animais, entre outros, sem danificar os móveis da sua casa.

Só quem é especialista em limpeza, tem as melhores dicas e conteúdos que vão facilitar o seu dia a dia. Receba agora mesmo!


Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Mais dicas de limpeza e decoração: