Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

12 dicas sobre quarto de hotel: é possível confiar na limpeza?

Publicado em: segunda-feira, outubro 30, 2017quarto de hotel limpeza

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


A limpeza do quarto de hotel pode ser o cartão de visita do seu negócio. Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença, fidelizando um cliente ou criando uma imagem tão negativa que ele nunca mais vai querer voltar ao seu hotel.

Claro que o que você quer é conquistar as pessoas, então, nada melhor do que cuidar cada vez melhor dos ambientes e colocar em prática as dicas que reunimos nesse artigo.

 

Como deixar a limpeza do quarto de hotel impecável?

 

Assim como a qualidade dos móveis e da internet, a limpeza ajuda a proporcionar uma experiência agradável para os hóspedes. É de extrema importância que os gestores e equipes de limpeza trabalhem de forma alinhada, buscando sempre um objetivo comum: atender a demanda dos clientes e criar um ambiente diferenciado.

É imprescindível conhecer toda a regulamentação sanitária, verificar se os produtos utilizados no processo estão de acordo com normas sanitárias vigentes e, claro, saber como manuseá-los.

Lembre-se: se uma decoração especial, por exemplo, cria uma experiência sensorial que fideliza o cliente, a limpeza é item essencial e a falta dela faz com o hóspede tire, definitivamente, o seu hotel das listas de opções na próxima vez que ele precisar do serviço.

Veja, a seguir, 12 dicas para manter a limpeza impecável!

 

1. Planeje como será feita a limpeza

 

Desenvolva um plano de limpeza para cada parte do hotel. Determine, por exemplo, se as roupas de cama devem ser retiradas antes de começar a limpar todo o quarto e quais outros passos devem ser seguidos para otimizar o processo, ganhar tempo e garantir eficiência.

A equipe de limpeza deve participar desse planejamento. Embora o gestor seja responsável pela distribuição e acompanhamento das tarefas, as camareiras e faxineiras e que realizam o trabalho na prática, diariamente. Portanto, o conhecimento delas vai contribuir de forma positiva para esse planejamento.

 

2. Crie um ambiente acolhedor para os hóspedes

 

Ao planejar a limpeza, lembre-se que o hóspede precisa se sentir em casa. Utiliza produtos que causem o menor risco possível à saúde e procure cheiros que criem uma sensação de acolhimento.

O cliente pode estar hospedado pode diferentes razões, por isso, deve se sentir acolhido e estar em um quarto de hotel com patamares cada vez mais elevados de limpeza e conforto.

 

3. Comece a limpeza pelo fundo

 

O procedimento geral de limpeza de quarto de hotel é sempre começar pelo fundo e terminar na porta. Assim você evita que o pó vá para lugares que já foram limpos e evita retrabalho. Lembre-se sempre que o ideal é criar um tempo máximo para a limpeza de cada quarto, por isso, trabalho dobrado deve ser mitigado ao máximo.

 

4. Seja cuidadoso com a roupa de cama

 

quarto de hotel limpeza2

Lençóis e fronhas devem ser lavados e substituídos diariamente. Itens mais pesados como edredons e cobertores podem ser lavados de forma mais espaçadas, mas crie um padrão de limpeza para manter a higiene e conforto.

Durante a limpeza procure usar protetores nos colchões e almofadas, para que eles não sejam danificados e durem mais tempos. Eles também devem ser limpos e tomar sol de tempos em tempos.

 

5. Banheiro deve receber ainda mais atenção

 

A limpeza do banheiro deve ser executada com total cuidado e muita atenção. Use vários panos para evitar contaminação. Jamais utilize o pano do vaso sanitário na pia, por exemplo. Faça a troca das cortinas de forma regular e mantenha as paredes do chuveiro limpas com desinfetante.

Pulverize o mesmo produto na banheira e limpe tudo com um pano, enxaguando com água – se for uma das exigências informadas no método de uso.

O vaso sanitário também recebe uma boa dose de desinfetante. Já a pia pode sem limpa com algum outro produto de limpeza e receber um bom acabamento com um tecido mais seco, para evitar manchas.

Use limpador de vidros nos espelhos e substitua diariamente sacos de lixo, papel higiênico, toalhas, shampoos, toucas de banho e demais itens de higiene pessoal.

 

6. Atente-se para os detalhes

 

Se na nossa própria casa alguns detalhes passam desapercebidos, imagine em um local grande e com tantos cômodos quanto um hotel? Mas isso não pode acontecer, afinal, é a imagem da hotelaria que está em jogo.

Oriente os limpadores a não esquecerem as TVs, espelhos, abajures e lâmpadas – que devem ser desligadas e esfriadas antes de passarem pela limpeza. Lâmpadas limpas contribuem para um ambiente mais claro e melhor iluminado.

Carpetes também devem receber atenção. Retire as manchas, aspire e limpe com produtos específicos para esse tipo de material. A limpeza profissional de carpete também é um bom caminho para manter o quarto de hotel sempre limpo. Essa solução elimina toda a sujeira do carpete, inclusive com recuperação do material – se ele tiver ido danificado, deixando-o com cara de novo!

 

7. Limpe toda a mobília do quarto de hotel

 

A preocupação deve ir além do chão e superfícies mais rígidas, como madeiras. Sofás e estofados precisam ser aspirados, removendo pó, restos de sujeira e demais detritos.

Além da limpeza diária, seu hotel pode contar com serviços profissionais. A impermeabilização de estofados cria uma camada de proteção contra umidade e líquidos que caem nos seus móveis e prejudicam a qualidade e vida útil. Também é uma excelente proteção contra bactérias e outros agentes que provocam alergias e doenças respiratórias.

 

8. Substitua os mimos do hotel todos os dias

 

Sua hotelaria oferece mimos como chocolates, guia turísticos, cestos de roupa suja, plaquinhas de não perturbe e canos para a lavanderia? Isso já é uma forma de cativar seus hóspedes. Mas, para deixá-los ainda mais felizes, não se esqueça de trocar isso todos os dias, criando sempre a sensação de coisas novas e ambiente fresco e bem cuidado.

 

9. Abra as janelas

 

Enquanto a limpeza estiver sendo realizada, recomenda-se que as janelas sejam abertas. Isso impede que o cheiro dos produtos químicos fique muito concentrado no ambiente e permite que o quarto seja ventilado e receba um pouco de luz do sol todos os dias.

 

10. Não deixe vestígios de limpeza

 

Seu hóspede precisa de um quarto de hotel extremamente limpo, mas ele não quer saber ou ver como ela está sendo feita. Portando, nada de deixar rastros!

Ao finalizar o processo, verifique se todos os produtos e material (como panos e vassouras) foram retirados do quarto. Isso é muito importante para a imagem positiva da sua marca.

 

11. Evite atrapalhar os hóspedes

 

A limpeza é um item fundamental no cuidado com seu hotel, mas o tratamento dispensado aos clientes sempre deve vir em primeiro lugar. Assim, o processo não pode atrapalhar a vivência e acesso dos hóspedes às diferentes áreas da hotelaria.

Se ele estiver passando por um dos locais que estão recebendo limpeza, interrompa o processo, cumprimente-o e espere ele passar antes de retornar às atividades.

A lavagem de roupas e limpeza de ambientes de convivência podem ser feitas durante a noite. Dessa forma, seu hóspede não tem nenhum tipo de incômodo e, ao acordar, vai se deparar com um hotel limpinho.

 

12. Cuide para que todos utilizem EPIs

 

Dependendo do processo de limpeza a ser executado, o funcionário da limpeza pode precisar de Equipamento de Proteção Individual (EPI), como máscaras ou luvas que evitam o contato direto com produtos químicos.

Certifique-se de qual EPI cada funcionário necessita e monitore se estão sendo utilizados da maneira correta. O uso desses equipamentos garante que as atividades sejam realizadas de forma segura, apropriada, e sem riscos à saúde do funcionário. A falta deles pode gerar multas e processos. Fique atento!

 

Dica extra: escute o que seu público tem a dizer

 

Separamos mais uma dica super importante para manter o nível de confiança sobre a limpeza do quarto de hotel da sua rede: escute seus clientes!

Nesse mundo hiper conectado, cada vez mais as pessoas têm algo a dizer sobre as empresas e serviços que utilizam. Tanto nas redes sociais quanto em aplicativos próprios para hotel e hospedagem, os clientes deixam comentários sobre a sua experiência nesses locais.

Monitore esses comentários e avaliações. Agradeça quando o depoimento foi positivo e, em casos de reclamação e/ou sugestão procure sempre aprender e tirar algo de bom daí. Muitas vezes, a reclamação de um hóspede pode virar uma oportunidade de melhoria e agregar muito valor ao seu empreendimento. É para eles que você oferece o serviço, então nada melhor do que escutar e atender suas demandas!

Além das redes sociais, você pode manter uma caixa de comentários e sugestões na recepção do hotel e acompanhar esse feedback de forma ativa. De nada adiante disponibilizar essa opção e não fazer nada a respeito. Transforme isso em uma das etapas do planejamento e otimize cada vez mais o sistema de limpeza dos quartos e demais áreas do hotel.

 

Quer garantir ainda mais eficiência, qualidade e profissionalismo ao processo de limpeza da sua hotelaria? Conheça os serviços da Dr. Lava Tudo. Contamos com uma equipe de especialistas que vão ajudar a cuidar do seu negócio e manter tudo limpo e com cara de novo, sem danificar os móveis e outros objetos.