Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Resumo
A produção de resíduos sólidos cresce em ritmo mais acelerado que o aumento da população. Estima-se que até 2050 o mundo produza 4 bilhões de toneladas de lixo por ano, sendo que metade desse total é produzido por apenas 30 países.
Com uma série de impactos ambientais e financeiros, o acúmulo de lixo tem afetado todas as camadas populacionais – especialmente as mais pobres – e necessita urgentemente de uma solução.
E todo mundo pode fazer a sua parte. Em casa, separar o lixo orgânico e inorgânico é o primeiro passo para o descarte adequado desses resíduos. Neste post você entende por que e como fazer a separação.
O que é lixo orgânico?
O lixo orgânico é caracterizado como qualquer resíduo de origem biológica. Para ficar mais claro, é aquele lixo proveniente de algo vivo, como sementes, restos de comidas, cascas de ossos, borra de café e até ossos.
Geralmente é o tipo que as pessoas têm mais dificuldade em descartar, e acabam simplesmente destinando a lixões e à coleta que passa de casa em casa.
No Brasil, 52% de todo o lixo produzido é orgânico, mas somente 2% dos resíduos vai para a compostagem – uma das formas de reaproveitar o material orgânico.
O que é lixo inorgânico?
O lixo inorgânico, como o próprio nome diz, é aquele que não tem origem biológica. Normalmente é algum resíduo de um produto industrial, criado com a intervenção da mão humana.
É o tipo de lixo que causa mais danos ao planeta, a decomposição leva bastante tempo e nem todas as cidades possuem iniciativas voltadas para a reciclagem desses materiais.
São exemplos de lixo inorgânico:
- Papel;
- Vidro;
- Isopor;
- Sacolas plásticas;
- Embalagem de alimentos;
- Garrafas de refrigerante;
- Aparelhos domésticos descartados;
- Pilhas e baterias.
Por que separar o lixo orgânico e inorgânico?
Separar o lixo orgânico e inorgânico é uma atitude simples e que pode fazer toda a diferença nos resíduos produzidos na sua casa.
Ao separar o lixo, você contribui para a coleta seletiva e, consequentemente, para a reciclagem, dando um destino diferente aos materiais descartados no dia a dia.
Veja 5 motivos para separar o lixo orgânico e inorgânico:
1. Ajuda a diminuir o fluxo de resíduos em lixões e aterros sanitários
Quando você separa o lixo, é mais fácil identificar quais resíduos devem ser encaminhados para cada lugar. Isso diminui a quantidade de descartes direcionadas diretamente a lixões e aterros sanitários.
Vale lembrar os principais problemas causados pelo acúmulo de lixos nesses locais:
- Formação de gases: a decomposição da matéria orgânica forma gases inflamáveis e de odor muito forte.
- Formação de chorume: a decomposição desses resíduos também produz um líquido de cor escura, cheiro forte e altamente tóxico – o chorume. Uma das consequências mais graves é que o chorume penetra o solo, podendo chegar aos lençóis freáticos e contaminar a água.
- Diminuição da vegetação nativa: para construir o aterro sanitário é necessário remover uma grande área de vegetação natural, o que também tem impactos ambientais a curto e longo prazo.
2. Facilita o processo de reciclagem de materiais descartados
A separação do lixo facilita o processo de reciclagem: você diferencia os resíduos orgânicos e aqueles que são recicláveis.
Você pode, inclusive, entregar esses materiais diretamente a pessoas e associações que trabalham com reciclagem, contribuindo para todo um novo ciclo produtivo.
3. Contribui para a geração de renda de várias famílias
Com o lixo orgânico e inorgânico adequadamente separado, muita gente consegue produzir novas peças a partir de material reciclável.
Muitas famílias vivem disso e fazem da reciclagem a sua fonte de renda – com um impacto importante na economia nacional.
No caso dos catadores, entre 60% e 70% da classe é composta de mulheres, que conseguem obter uma renda importante com esse trabalho e garantir a sobrevivência de suas famílias.
4. Economiza recursos naturais
A reciclagem proveniente da separação do lixo que produzimos em casa se transformou em um novo tipo de indústria, reaproveitando material que seria descartado para criar novos produtos.
Como a matéria-prima é um material já existente, não é necessário extrair outros recursos naturais, poupando o meio ambiente e diminuindo os impactos negativos da produção.
Ou seja, além de ajudar a gerar renda para outras pessoas, você ainda contribui para a preservação ambiental.
5. Fortalece o senso de coletividade
A preocupação com o destino do lixo orgânico e inorgânico é uma atitude que vai além do que fazemos em nossa casa: abrange impactos ambientais que acometem todo o mundo.
Por isso, quem separa os resíduos desenvolve um importante senso de responsabilidade para com a sua comunidade.
E, a partir daí, passa a olhar para o mundo ao seu redor de forma mais coletiva, sempre pensando em como uma ação individual pode ter impactos globais.
Como separar lixo orgânico e inorgânico?
Para separar o lixo doméstico de maneira adequada, siga as dicas abaixo:
- Se informe sobre a coleta seletiva no seu bairro: ela acontece? Em quais dias da semana cada tipo de lixo é recolhido?
- Tenha uma lixeira para o lixo orgânico e outro para o que pode ser reciclado. Coloque para fora nos dias corretos em que cada tipo é recolhido.
- Lave as embalagens de vidro, plástico e latas antes de colocar no lixo. Não se esqueça de esperar secar.
- Vidros planos ficam separados de embalagens.
- Materiais cortantes devem ser embrulhados em jornais ou colocados em uma caixa de papelão para evitar acidentes.
Reciclagem de lixo
Fazer a reciclagem de lixo é mais fácil do que você imagina. O lixo inorgânico pode ser usado na compostagem doméstica, formando adubo para hortas. O processo é feito em caixas plásticas e dá para fazer até em apartamentos.
O lixo reciclável pode ser destinado a associações voltadas para isso ou ser reaproveitado em casa: garrafas de vidro podem ser utilizados na decoração, roupas velhas podem virar capas de almofadas ou bolsas e caixas de sapato podem ser reaproveitadas para guardar outros objetos.
Confira como utilizar esses materiais na decoração da sua casa com instruções passo a passo.
Agora que já aprendeu a separar o lixo, que tal contar com um apoio profissional na organização da sua casa?
Na Dr. Lava Tudo temos um portfólio completo de soluções em limpeza, que vão deixar o seu lar higienizado e livre de bactérias, com muita praticidade e excelente custo-benefício.
Conheça nossos serviços e leve para a sua casa!