Inscreva-se em nosso canal no YouTube
A limpeza do lar é fundamental para manter a ordem, conforto e bem-estar. Mas, já reparou se faz isso com muita frequência? Se é mania de limpeza ou se já virou TOC?
Mania de limpeza
A mania de limpeza, é mais comum em mulheres e pode estar ligada à fuga ou à necessidade de descarregar alguma energia acumulada. É normal ver, principalmente quem cuida da limpeza de casa, a preocupação, e incômodo com a sujeira.
Porém, a preocupação excessiva de conferir, a todo momento, se a casa está limpa, organizada e viver em função disso, pode ser chamar de mania de limpeza ou em casos mais graves de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).
Mania, é quando há um comportamento repetitivo, motivado por rituais, crenças ou superstição. A pessoa sente que precisa limpar repetidamente um lugar que já havia limpado, por pensar que ele ainda não está limpo o suficiente.
Para saber se você tem mania de limpeza é preciso avaliar quanto tempo gasta com a “mania”, se perder 1 ou mais hora por dia já é um indicativo.
Pode ocorrer isolamento social, por gastar muito tempo com certa tarefa, ou até mesmo lesões de pele causadas pela lavagem repetitiva das mãos e o contato exagerado com produtos de limpeza.
A mania de limpeza não é perceptível para quem a possui, já que sua ação é feita de forma inconsciente. Ocorre que, na verdade, a mania não passa de uma forma da pessoa esconder seu verdadeiro tormento, apontando para a limpeza sua única tarefa, fugindo das dificuldades cotidianas.
Muitas vezes a mania de limpeza é algo que afeta o relacionamento familiar, porque a pessoa acaba gastando muito tempo tentando deixar tudo impecável. Então, acaba perdendo o o controle da sua vida e os vínculos sociais.
A família tem um papel fundamental nesse momento e deve ter muita paciência!
A irritação é comum, já que a pessoa que tiver a mania de limpeza irá reclamar da sujeira, de não poder andar porque vai sujar o local e etc. Isso pode acabar gerando conflitos, já que a família se sentirá limitada em seu próprio espaço.
É importante lembrar que a portadora da mania não conseguirá resolver o problema sozinha, precisa de apoio e acompanhamento médico para se livrar desse círculo vicioso.
TOC
A mania de limpeza pode se transformar em TOC quando os sintomas são agravados. Pode passar a ser considerado um transtorno de ansiedade caracterizado por obsessões, impulsos ou compulsões recorrentes.
Tudo isso f az com que com que a pessoa ocupe o pensamento por muito tempo, proporcionando um desconforto no dia-a-dia.
É um transtorno comum e permanente, tem como características a obsessão, que são pensamentos, impulsos e imagens que sempre aparecem de forma indesejada. Ou a compulsão, comportamentos repetitivos ou atos mentais em que um indivíduo se sente obrigado a realizar .
Está entre as dez maiores causas de incapacitação, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Estima-se que cerca de 4 milhões de brasileiros sofram com a doença.
Quando o TOC não é tratado, a tendência é que agrave, por isso uma criança pode crescer e ser um adulto com TOC em estágio avançado. Além de poder desencadear outros problemas: depressão, abuso de álcool, transtornos de ansiedade e tiques.
Sintomas
- Alteração do comportamento;
- Preocupação excessiva;
- Dúvidas;
- Obsessão;
- Alteração das emoções (Medo, desconforto, aflição, culpa e depressão)
Diagnóstico
O diagnóstico é feito pelo psicólogo que irá encaminhar o paciente para o psiquiatra para avaliar o grau do transtorno.

Cuidado, você está morando com estranhos!
Seres estranhos podem invadir sua intimidade, violar a privacidade, prejudicando a saúde de todos. Os ácaros causam doenças respiratórias e alergias e vivem entre as fibras dos seus estofados, tapetes e carpetes, que devem estar encardidos ou com mau cheiro.
Agora, imagine viver em um ambiente limpo, com estofados EXTREMAMENTE perfumados, como novos, e livre de doenças. Parece ideal, não é mesmo? Pois é muito simples cuidar disso!
O primeiro passo é conhecer o seu inimigo. Calcule de forma gratuita quantos ácaros habitam sua casa e veja se está na hora de contratar uma limpeza profissional com quem já garantiu a satisfação de mais de 300 mil clientes!
Tem tratamento?
Apesar do TOC ser uma doença crônica, é possível controlá-lo com o acompanhamento de psicólogo e psiquiatra. É fundamental para ajudar a melhorar consideravelmente a qualidade de vida, controlando o transtorno.
O tratamento é feito com a combinação de medicamentos antidepressivos e psicoterapia.
Começa a fazer efeito entre um e três meses e pode durar por anos, dependendo da gravidade do caso. Para alguns pacientes, com obsessões e compulsões mais graves, as medidas devem ser administradas por toda a vida.
Dica
Talvez nós da Dr. Lava Tudo, possamos ajudar a melhorar essa mania de limpeza!
Limpamos de forma profunda seus estofados, piso, carpete e tapetes. Além de impermeabilizarmos, para acabar com sua preocupação caso caia algum líquido ou comida em seu sofá, por exemplo.
Para contratar nossos serviços entre em contato através do telefone: 0800 944 9999 ou pela nossa loja online.