Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Resumo
- 1 Por que manter o colchão novo é tão importante?
- 2 10 dicas práticas e infalíveis para deixar seu colchão novo
- 2.1 1 – Escolha o colchão ideal para a sua estrutura de corpo
- 2.2 2 – Coloque capa protetora no colchão novo
- 2.3 3 – Areje a cama diariamente
- 2.4 4 – Mude os lençóis periodicamente
- 2.5 5 – Limpe o colchão com frequência
- 2.6 6 – Lave somente com empresas especializadas
- 2.7 7 – Previna o aparecimento de mofo
- 2.8 8 – Mude a posição do colchão
- 2.9 9 – Evite sentar no colchão
- 2.10 10 – Não deixe o colchão no sol por muito tempo
Sabemos que uma boa noite de sono é fundamental para que o nosso dia renda mais. E o bom estado do colchão faz toda diferença! Por isso, trouxemos 10 dicas para manter seu colchão novo, te ajudando a descansar e ainda prevenindo doenças e alergias.
Por que manter o colchão novo é tão importante?
Os adultos devem dormir de sete a oito horas por noite para conseguir renovar as energias completamente. A necessidade de sono é diferente em cada etapa da vida e, em alguns casos, chega a 17 horas por dia – como é o caso dos recém-nascidos.
Se passamos tanto tempo assim dormindo, claramente é importante que o colchão seja confortável e esteja limpo, caso contrário, corremos o risco de desenvolver uma série de problemas.
Confira as principais consequências de um colchão ruim:
Insônia e outros distúrbios do sono
Mesmo estando muito cansado, você não consegue relaxar e passa a noite toda acordado. Ou até dorme, mas acorda várias vezes durante a noite e de manhã não conseguiu descansar nada.
Com um colchão ruim, nosso corpo não encontra o espaço ideal para dormir, ficando “impedido” de descansar. E se não dormimos direito, temos dificuldade de racionar e até perda de memória – se o problema não for resolvido.
Ansiedade
Durante o sono, o corpo regula uma série de funções do nosso organismo, incluindo os hormônios responsáveis pela nossa imunidade e os sistemas cardiovascular e cerebral.
Se o colchão está ruim e a gente não dorme direito, todo nosso funcionamento fica prejudicado e ficamos propensos a desenvolver quadros de ansiedade, que começam com sintomas mais simples, como a dificuldade de concentração.
Doenças cardiovasculares
Como foi dito no tópico anterior, o sono nos ajuda a regular todo o sistema cardiovascular, por meio de hormônios que atuam na circulação e no próprio coração.
Se não dormimos bem, a estrutura cardiovascular é prejudicada e temos mais chances de desenvolver alguma doença do coração.
Recentemente, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, por exemplo, mostrou que pessoas que dormem menos de seis horas por dia e tem fator de risco cardíaco têm o dobro de chances de morrer de doenças como infarto ou AVC do que o resto da população.

Sabe aquelas tosses que nunca acabam?
Você já passou por médicos, tomou remédios e isso não passa? Talvez seu problema é outro..
Diariamente nos deitamos no sofá para relaxar. É revigorante não é? Mas, esse mesmo estofado pode te prejudicar pois, ao longo do tempo, poeira, restos de pele e suor ficam sobre sua superfície. Adicione vários ácaros que se alimentam desses resíduos. Só 1g de poeira pode abrigar milhões deles! Essa pode ser a verdadeira causa das tosses. Mas a guerra não está perdida!
Saiba GRATUITAMENTE quantos ácaros que rondam sua casa. Nós desenvolvemos uma calculadora para usar sempre que quiser. Calcule e dê os primeiros passos para viver em um ambiente mais saudável!
Alergias
Nosso corpo passa horas em contato com o colchão – que absorve umidade e restos de pele. Assim, forma-se o ambiente ideal para o desenvolvimento de ácaros e bactérias, que precisam de um local úmido e quente para se multiplicarem.
Se o quarto não tiver ventilação e luz suficiente, o colchão ainda pode desenvolver mofo, que é causado por fungos.
Tudo isso provoca e agrava quadro de alergias respiratórias e de pele, e um colchão novo e limpo e a forma mais eficiente de evitar esses problemas.
Dores na coluna
Se você já passou uma noite em um colchão ruim, sabe o quanto acorda cansado e cheio de dores. Com o passar do tempo, o produto vai ficando deformado e aí o nosso corpo já não se ajusta mais tão bem à sua estrutura, o que causa muito incômodo e dor, especialmente na coluna.
Para evitar dores nas costas, o colchão deve ser trocado a cada cinco ou dez anos, de acordo com o modelo escolhido.
Um colchão novo e adequado a estrutura corporal de cada pessoa é o mais recomendado para uma noite de sono tranquila, sem dores e sem problemas respiratórios.
10 dicas práticas e infalíveis para deixar seu colchão novo
Já deu para entender que um colchão novo é item fundamental para mais qualidade de vida, correto? Mas o que fazer para deixar o colchão sempre novo?
Confira nossas 10 dicas infalíveis. Elas são muito fáceis de serem aplicadas no dia a dia e com certeza o colchão novo será uma realidade em sua casa por muitos anos.
1 – Escolha o colchão ideal para a sua estrutura de corpo
Comprar um colchão novo não é uma tarefa rápida e o produto deve ser analisado de maneira bastante criteriosa. A máxima de que “você passa 1/3 da sua vida sobre ele” é verdadeira e deve ser levada em consideração na hora da compra.
Por isso, a escolha deve ser feita de acordo com a sua estrutura de corpo, para que a altura e o peso sejam bem distribuídos pelo colchão.
Primeiro, defina se será um modelo ortopédico, de molas ou de espuma (que devem ser comprados de acordo com a densidade do material).
Para escolher a densidade correta do colchão de espumas leve em consideração as seguintes medidas (relação densidade X peso corporal):
– D28: Até 80 kg;
– D33: Até 100 kg;
– D45: Até 120 Kg;
– D60: ideal para quem mais de 140 kg;
– D90: suporta até 200 kg.
As medidas referem-se a colchões de solteiro. Para casal, pode-se considerar o dobro de peso em cada uma.
O mais importante é experimentar o colchão. Deite, teste as estruturas e sinta o nível de conforto do produto. Se divide a cama com outra pessoa, leve seu parceiro para fazer o teste também.
2 – Coloque capa protetora no colchão novo

Ao comprar um colchão novo, adquira, também, uma capa protetora. Ela ajuda a proteger o colchão contra sujeira e acúmulo de suor e é bem fácil de ser lavada.
Se possível, compre suas, assim, o colchão fica protegido mesmo quando uma das capas estiver sendo higienizada.
3 – Areje a cama diariamente
Durante a arrumação da casa um procedimento simples ajuda a deixar o colchão como novo por mais tempo: arejar o produto todos os dias.
Puxe os lençóis e cobertores e deixe o colchão “respirar” por meia hora antes de estender a roupa de cama. É um gesto muito simples que aumenta a vida útil do produto e deixa seu organismo mais saudável.
4 – Mude os lençóis periodicamente
A troca de lençóis deve ser frequente na rotina de limpeza e cuidados com a cama. O ideal é que a roupa de cama seja substituída por uma limpa pelo menos uma vez por semana.
Além de ser mais higiênico, garante que os ácaros, fungos e bactérias fiquem longe da sua cama.
5 – Limpe o colchão com frequência

Não apenas a roupa de cama deve ser mantida limpa, como o colchão também deve ser higienizado regularmente.
Pelo menos uma vez por mês passe um aspirador de pó no colchão. Isso retira a poeira que consegue passar pela capa, bem como a pele que vai se acumulando nas estruturas do produto – e são o alimento preferido dos ácaros.
Se surgir alguma manchinha, use uma solução de água fria com sabão neutro e esfregue suavemente somente sobre o local afetado, retirando a mistura com um pano seco e limpo e deixando secar completamente antes de voltar com o colchão para a cama.
Aprenda outras dicas de limpeza em nosso post especial sobre higienização de colchão.
6 – Lave somente com empresas especializadas
A gente sabe que a ideia de lavar tudo com água e sabão é uma tentação e parece uma solução excelente para deixar o produto limpinho. Mas se você quer manter o colchão novo, melhor esquecer esse plano.
Além de não conseguir limpar o colchão da forma adequada, será muito complexo realizar a secagem das estruturas internas e, em vez de um produto limpo e pronto para um sono reconfortante, o resultado será um colchão mofado, estragado e com um único destino: o lixo.
Se está na hora de uma higienização profunda no colchão, contrate uma empresa especializada em limpeza de colchão. Somente profissionais conseguem realizar o procedimento de forma eficiente e sem danos para o produto.
7 – Previna o aparecimento de mofo
O mofo se desenvolve em locais úmidos e escuros. Para evitar esse problema, mantenha o quarto sempre arejado e ventilado. Deixe as janelas abertas, sempre que possível, e siga toda uma rotina de limpeza.
Caso o mofo já tenha aparecido e esteja apenas na camada superficial, faça a limpeza esfregando a área com uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio e depois deixe o colchão ventilando em uma área ventilada e protegida.
8 – Mude a posição do colchão
Para conservar o colchão novo por mais tempo, mude a sua posição com frequência. Além de colocar o lado de baixo para cima, faça o giro de 180º.
Dessa forma, você evita que a desgaste aconteça de forma desigual, criando buracos na estrutura – responsáveis por um sono desconfortável e muitas dores no corpo.
Quando o colchão é novo, faça isso uma vez a cada 20 dias. Depois de seis meses, o procedimento pode ser realizado quatro vezes por ano.
9 – Evite sentar no colchão

O colchão foi feito para que a gente se deite e durma, portanto nada de utilizá-lo de outra forma.
Evite sentar no colchão, pois isso também ajuda a criar os buracos e deformidades em sua estrutura. E se a sua casa tem crianças, ensine que a cama não pode ser feita de trampolim.
Somente quando estamos deitados, nosso peso é distribuído de forma proporcional pelo colchão, garantindo sua total durabilidade.
10 – Não deixe o colchão no sol por muito tempo
Embora o colchão precise ser ventilado com alguma frequência, o excesso de sol pode danificar sua estrutura. Se precisar deixá-lo sob o calor do sol, não deixe que o período seja superior a 10 minutos.
A incidência dos raios rolares estraga a espuma e se ela fica exposta por muito tempo, suas propriedades são danificadas e não retornam mais à posição original.
Nada melhor para manter um colchão novo do que contar com cuidados de quem entende tudo sobre o assunto.
A Dr. Lava Tudo oferece o serviço de limpeza de colchão para você ficar tranquilo com as saúde e bem-estar da sua família.
Todo o procedimento é realizado com produtos adequados e bactericidas. Seu colchão fica novo, limpo e sem o risco de estragar.