Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Manutenção de ar condicionado: como deixar o ar condicionado sempre limpo e funcionando

Publicado em: terça-feira, março 13, 2018manutencao-de-ar-condicionado 1

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


A manutenção de ar condicionado é fundamental para conseguir a temperatura ideal e deixar todos que utilizam o espaço livres de mal-estares como calor excessivo, queda de pressão e irritabilidade.

O conforto térmico é desejado por muita gente e você sabia que em ambientes profissionais não é apenas uma opção, mas uma obrigação regulamentada por lei? Recomenda-se que a temperatura fique entre 20 e 24 graus no verão para o bem-estar de todos os funcionários.

Confira como fazer a manutenção de ar condicionado para ficar sempre fresquinho e saudável!

Manutenção de ar condicionado: por que é tão importante?

A gente tem por hábito lembrar de fazer a manutenção de algum eletrodoméstico somente quando ele começa a apresentar falhas e com o ar condicionado não é diferente.

Entretanto, deixar a manutenção de ar condicionado em dia e fazê-la de maneira preventiva é o ideal. Se identificarmos as falhas antes de começarem a nos trazer problemas, fica mais fácil encontrar soluções e manter o ambiente na temperatura que você deseja.

A manutenção de ar condicionado garante, entre outras coisas:

  • Maior vida útil do aparelho;
  • Economia na conta de luz – quando o ar condicionado está sujo ou defeituoso, demanda mais energia para resfriar os ambientes;
  • Mais saúde às pessoas que frequentam o ambiente. Afinal, a poeira e outras sujidades não vão ficar acumuladas no aparelho e causar alergias e doenças respiratórias.

Como fazer manutenção de ar condicionado?

manutenção de ar condicionado

A manutenção preventiva do ar condicionado pode ser feita de duas formas:

  • em casa, com métodos caseiros,
  • ou com o suporte de uma empresa especializada – a melhor opção para evitar problemas.

A manutenção de ar condicionado consiste em limpar regularmente os filtros e o painel frontal do aparelho para tirar o pó acumulado em locais que não alcançamos na limpeza de casa no dia a dia.

A limpeza da bobina também contribui para manter o ar condicionado funcionando bem e alcançar as temperaturas mais frias com bom desempenho e menor gasto de energia elétrica.

Limpeza de ar condicionado: como fazer a manutenção em casa?

Antes de começar a limpeza do ar condicionado, desligue-o da tomada para não tomar choques durante o processo.

Compre, com antecedência, produtos de limpeza próprios para o aparelho. Eles costumam ser encontrados em lojas especializadas ou casas de ferragem. Agora vamos às instruções:

  1. Retire a tampa e o filtro do ar condicionado. Isso é necessário para expor as serpentinas e bobinas de arrefecimento do aparelho.
  2. Passe um aspirador de pó para retirar o excesso de resíduos.
  3. Pulverize o spray de limpeza nas bobinas para remover sujeiras como pó, bolor, e, consequentemente, os odores impregnados que acabam deixando o ambiente desconfortável.
  4. Limpe o filtro com água corrente ou providencie a substituição, caso esteja desgastado.
  5. Reposicione os filtros e a tampa e aguarde cerca de 15 minutos antes de ligar o seu aparelho.

Confira um guia completo de como limpar o ar condicionado.

Qual deve ser o intervalo entre as limpezas de manutenção de ar condicionado?

Para garantir uma boa manutenção de ar condicionado, faça a limpeza regularmente. Para os aparelhos residenciais, recomenda-se que a higienização seja feita uma vez por mês.

Em ambientes profissionais, com uso mais intenso, o período deve ser menor, de 7 a 15 dias entre uma limpeza e outra.

Manter essa regularidade é importante para prevenir danos ao seu aparelho. Além disso, você garante a qualidade do ar que circula no ambiente.


Sabe aquelas tosses que nunca acabam?

Você já passou por médicos, tomou remédios e isso não passa? Talvez seu problema é outro..

Diariamente nos deitamos no sofá para relaxar. É revigorante não é? Mas, esse mesmo estofado pode te prejudicar pois, ao longo do tempo, poeira, restos de pele e suor ficam sobre sua superfície. Adicione vários ácaros que se alimentam desses resíduos. Só 1g de poeira pode abrigar milhões deles! Essa pode ser a verdadeira causa das tosses. Mas a guerra não está perdida!

Saiba GRATUITAMENTE quantos ácaros que rondam sua casa. Nós desenvolvemos uma calculadora para usar sempre que quiser. Calcule e dê os primeiros passos para viver em um ambiente mais saudável!


Obrigatoriedade na limpeza de ar condicionado

A Lei 13.589 de janeiro de 2018 regulamente a obrigatoriedade da limpeza de ar condicionado em prédios públicos e coletivos. O objetivo é diminuir a contaminação por bactérias, fungos, vírus e outros agentes infecciosos que encontram no ar condicionado sujo o ambiente ideal para se multiplicarem.

A manutenção dos sistemas de climatização devem seguir um Plano de Manutenção, Operação e Controle. Deve obedecer os parâmetros da Resolução 9/2003 da Anvisa e as normas da ABNT.

O cumprimento desses requisitos deve ser efetivado em até 180 dias após a lei ter começado a vigorar (05/01/2018).

Empresa profissional de limpeza de ar condicionado

manutenção de ar condicionado profissional

Somente uma empresa especializada pode fazer a limpeza profissional e garantir a manutenção de ar condicionado mais efetiva e de alta qualidade.

O profissional, qualificado e treinado para lidar com esse tipo de aparelho, vai desmontar todo o ar condicionado para limpar cada parte dele. Isso só pode ser feito por quem tem conhecimentos técnicos. Desmontar o ar condicionado em casa pode danificá-lo e causar muitos prejuízos.

Na limpeza profissional, o ar condicionado é higienizado por completo, com os melhores produtos e total praticidade para você.

Esse tipo de manutenção deve ser feito a cada seis meses em escritórios e outros ambientes coletivos. Já nas residências, recomenda-se fazer uma vez por ano.

Na Dr. Lava Tudo, a higienização do ar condicionado é feita pelos melhores profissionais do mercado, no conforto do seu endereço e com produtos antialérgicos, antifúngicos e antibacterianos. Entre em contato e solicite um orçamento!