Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Manutenção: 6 itens da sua casa que precisam de manutenção urgente

Publicado em: quinta-feira, março 22, 2018manutencao

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quem vive já há algum tempo em um mesmo local, sabe que a manutenção e consertos de móveis ou equipamentos de casa são frequentes. Hora ou outra, acidentalmente ou não, seus itens vão estragar.

Por isso, selecionamos seis itens que precisam de atenção para você garantir que sua casa esteja sempre em perfeitas condições.

Por que fazer manutenção preventiva?

Sabe aquele ditado: melhor prevenir do que remediar? Ele se encaixa perfeitamente quando falamos em utensílios, móveis e aparelhos domésticos.

Isso porque não tem nada pior do que quando algo estraga bem na hora que mais precisamos. Daí é correr atrás de um serviço profissional para realizar o conserto urgente. Confira porque manter sempre seus objetos:

Manutenção preventiva é mais barata

Quando fazemos uma manutenção periódica, o serviço será apenas uma investigação e possível troca de peças.

Ao contrário, quando você deixa para fazer a manutenção corretiva, é preciso descobrir qual o motivo da quebra ou estrago, solucionar o problema, trocar muitas peças, entre outras necessidades, o que fica obviamente mais caro.

E é bem possível que o prestador de serviço cobre mais caro, uma vez que sabe da urgência e do seu (provável) desespero.


Cuidado, você está morando com estranhos!

Seres estranhos podem invadir sua intimidade, violar a privacidade, prejudicando a saúde de todos. Os ácaros causam doenças respiratórias e alergias e vivem entre as fibras dos seus estofados, tapetes e carpetes, que devem estar encardidos ou com mau cheiro.

Agora, imagine viver em um ambiente limpo, com estofados EXTREMAMENTE perfumados, como novos, e livre de doenças. Parece ideal, não é mesmo? Pois é muito simples cuidar disso!

O primeiro passo é conhecer o seu inimigo. Calcule de forma gratuita quantos ácaros habitam sua casa e veja se está na hora de contratar uma limpeza profissional com quem já garantiu a satisfação de mais de 300 mil clientes!


Os itens duram por muito mais tempo

Fazer a manutenção garante que o produto dure mais, já que será conservado durante o serviço. Não é certeza que não haverá quebra ou dano futuro, mas os riscos são minimizados e você aumenta a vida útil do produto.

Para saber todas as orientações sobre manutenção, confira a Norma ABNT NBR 5462 — Mantenabilidade e Confiabilidade.

6 itens da sua casa que precisam de manutenção preventiva

Agora que você já sabe que vale muito mais a pena fazer uma manutenção periódica do que consertar os aparelhos danificados, veja itens que merecem uma atenção em relação à manutenção:

1.      Ar condicionado

manutenção - ar condicionado

Muitas pessoas se esquecem de fazer a manutenção do ar condicionado durante o ano e só vão se lembrar quando chega o verão e as alergias começam.

Os filtros do ar acumulam muita poeira. Por isso, é importante fazer a limpeza em casa quinzenalmente ou, ao menos, uma vez por mês. A limpeza é simples e pode ser feita por você em minutos!

Esse cuidado ainda pode ajudar a economizar na conta de energia. Isso porque o ar condicionado em mau funcionamento precisa “trabalhar mais” para chegar à temperatura desejada.

Saiba tudo sobre como manter seu ar condicionado funcionando por muito mais tempo!

2.      Sofá

manutenção sofa

Sabemos que os sofás, em geral, são produtos caros. Por isso, queremos que o nosso fique sempre conservado, certo?

Por isso, é importante saber como limpar corretamente os diferentes tipos de estofado, já que a sujeira acaba danificando o sofá depois de certo tempo. Inclua a limpeza do sofá nas tarefas domésticas e isso facilitará a manutenção.

Uma boa dica é  impermeabilizar o seu sofá com uma empresa especializada, para garantir que os líquidos não penetrem no tecido e ele dure por muito mais tempo.

3.      Purificador de água

manutenção purificador

Esse talvez seja um dos principais itens de atenção quando se trata de manutenção em casa. A manutenção preventiva consiste na troca do filtro interno, que garante a melhor qualidade da água que você bebe, sem impurezas.

Ele precisa ser trocado a cada seis meses ou depois que passarem 4 mil litros de água pelo filtro, o que vier primeiro.

Em geral, as empresas fornecedoras já oferecem o serviço de manutenção periódica, uma vez que é essencial para a saúde.

4.      Colchão

manutencao colchao

Você sabia que o colchão pode dobrar de peso com o acúmulo de ácaros e fungos ao longo dos anos?

Sim, por isso é indicado que você solicite uma limpeza profissional a cada 6 meses para minimizar os riscos de doenças respiratórias e conservá-lo por mais tempo.

Se possível, exponha o colchão ao sol por 10 minutos toda semana. Isso o manterá livre dos ácaros por muito mais tempo!

Saiba como limpar e conservar seu colchão da melhor maneira. E lembre-se que a recomendação dos fabricantes é de trocar seu colchão a cada sete anos. Assim, você também cuida da sua saúde corporal.

5.      Piso

manutenção - piso

Com grande fluxo de pessoas entrando e saindo dos cômodos, os pisos se danificam com o tempo ou mancham com a sujeira.

O modo como é feita a limpeza com diferentes tipos de produtos também pode alterar o estado do piso. Afinal, substâncias químicas reagem de formas distintas aos materiais.

Confira como limpar piso branco para deixa-lo branquinho por muito mais tempo com os produtos certos! Ou como limpar piso de madeira da maneira correta.

6.      Tapete

manutenção - tapete

Por fim, vamos falar de um item geralmente esquecido na rotina de limpeza de casa. Os tapetes podem ser conservados por muito mais tempo se forem limpos da forma certa.

Tapetes felpudos, de pelos, escuros e claros precisam ser lavados de formas diferentes. Veja como conservar seu tapete fazendo a limpeza da maneira correta!

Como você pôde ver, a melhor opção para garantir a durabilidade dos itens da sua casa é contar com a ajuda de uma empresa especializada.

A Dr. Lava Tudo conta com profissionais capacitados e os melhores produtos para fazer a manutenção do seu sofá, colchão, tapetes e muitos outros produtos. Faça uma simulação de preços agora!