Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Máquina extratora: como escolher a opção mais adequada?

Publicado em: quinta-feira, novembro 16, 2017maquina extratora_estofado

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


 

A limpeza de cadeiras, estofados e carpetes é fundamental para garantir o cuidado e higiene do seu hotel. Além de criar padrões de limpeza e manter a equipe treinada e profissionalizada, alguns equipamentos pode auxiliar nesse processo, a exemplo da máquina extratora.

 

Você sabe como ela funciona e como escolher a mais indicada para a sua demanda de serviço? Como utilizar? E qual o detergente deve ser utilizado? Continue a leitura e confira dicas essenciais na hora de adquirir seu equipamento.

 

O que é uma máquina extratora?

 

maquina extratora-hotelaria

 

A máquina extratora é um equipamento próprio para a limpeza de carpetes, estofados e pisos frios. Para utilizá-la, deve-se adicionar um detergente específico à água limpa e, em seguida, a máquina lança essa solução sobre a superfície que precisa de limpeza que, ao fim do processo, fica praticamente seca.

 

Como escolher a máquina extratora?

 

Existem diferentes modelos de máquina extratora no mercado. Para comprar a que mais vai atender o seu tipo de necessidade, é preciso analisar o tipo e frequência de uso. Veja algumas orientações:

 

Uso doméstico

 

O equipamento é menor e serve para auxiliar a limpeza caseira. O produto é mais leve e não é indicado para prestação de serviços. Também pode ser utilizada como aspirador de sólidos.

 

Semi-profissional

 

Com bom custo-benefício e motor de alto desempenho, esses equipamentos já são indicados para prestação de serviços e são facilmente transportadas em veículos. É ideal para a limpeza de carpetes, estofados e pisos frios e também pode ser utilizada na aspiração de sólidos e líquidos. A sua equipe pode usar esse equipamento tranquilamente, em áreas menores.

 

Uso profissional

 

Quem vai utilizar a máquina extratora de forma intensa e com foco totalmente profissional vai precisar de um equipamento mais robusto. As máquinas profissionais são maiores, com capacidade maior de reserva e oferecem grande produtividade, podendo também ser utilizadas como aspiradores.

 

Geralmente possibilitam o uso de uma série de acessórios, como o rodo motorizado, e possuem sistema anti-espuma, garantindo melhor funcionamento. Esses modelos são indicados para limpeza mais pesada, lavagem de automóveis, estofados e grandes áreas de carpetes. A limpeza profissional normalmente pode ser combinada com a impermeabilização do estofado.

 

Como utilizar o equipamento?

 

maquina extratora_estofado

 

Quer deixar o estofado do hotel super limpo? Repasse as orientações abaixo para a sua equipe de limpeza, para garantir de a máquina extratora será utilizada da forma correta.

 

1º passo:

 

Aspirar a superfície suja com a função aspirador do equipamento.

 

2º passo:

 

Colocar água limpa no recipiente próprio e diluir o detergente indicado. Molhar a superfície com essa solução, mas sem encharcar.

 

3º passo:

 

Lavar e secar simultaneamente.

 

4º passo:

 

Secar a superfície.

 

Para uma lavagem mais completa, pode-se repetir todos os passos, mas somente com água limpa – sem detergente.

 

Qual detergente deve ser utilizado nesse equipamento?

 

As máquinas extratoras demandam a utilização de detergentes com baixa ou nenhuma espumação. O alto teor de espuma danifica a proteção do motor prejudicando o funcionamento do equipamento.

 

Para superfícies muito sujas, a dica são os detergentes mais alcalinos. Eles são potentes e removem a sujidade com mais facilidade.

 

Para as superfícies mais delicadas, é recomendado o uso de detergentes a base de peróxido de hidrogênio, que limpa sem danificar, mantém a cor do estofado mais vida e ainda possui ação bactericida.

 

Quais os benefícios da máquina?

 

A limpeza é feita de forma mais rápida e eficiente, com economia de água e produtos de limpeza. Com o uso racionais desses materiais, o impacto ambiental também é menor.

 

Por terem diferentes modelos, sua hotelaria pode escolher o modelo mais adequado para necessidades específicas e garantir resultados melhores na limpeza.

 

Para a hotelaria que busca um resultado ainda mais profissional, as empresas especializadas são uma excelente alternativa, já que vão até o seu endereço, com equipamentos de última geração, e entregam resultados surpreendentes, mantendo a vida útil de seus estofados e carpetes e entregando uma limpeza de alta qualidade.

 

Essas informações foram úteis para a gestão da limpeza do seu hotel? Que tal conferir algumas dicas sobre como aprimorar o processo de higienização dos quartos? Acesse nosso artigo sobre o tema e veja como pequenos detalhes podem fazer toda a diferença na hora de limpar o cômodo, promovendo mais satisfação e credibilidade com os clientes.