Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Resumo
Você sabe o que é marketing olfativo? Essa é uma técnica que pretende associar uma marca e seus valores a determinado aroma, criando uma identificação imediata ao se sentir aquele cheiro.
A ferramenta, voltada para otimização da venda de produtos e serviços, ainda é pouco conhecida e utilizada no Brasil, mas pode trazer bons resultados quando aliada a um bom planejamento estratégico.
Um dos cinco sentidos, o olfato é essencial para a sobrevivência humana desde os tempos mais remotos. Estudos científicos comprovam: o olfato registra sensações marcantes que podem evocar muitas sensações, evocando memórias que duram por até toda a vida.
E que tal usar a memória olfativa como um método de criar vínculos entre os clientes e sua rede de hotelaria?
Como funciona o marketing olfativo?
Apesar de ainda ser pouco usado no Brasil, o marketing olfativo começou a ser aplicado em campanhas e estratégias comerciais nos anos 1970, lá nos Estados Unidos. Cassinos de Las Vegas usavam aromas que ajudavam a “seduzir” jogadores para que permanecessem nas casas de aposta por mais tempo.
Por aqui, o marketing olfativo chegou nos anos 1990, em supermercados, atraindo consumidores para setores de pouco movimento e até mesmo novos produtos. Foi só a partir do ano 2000 que a técnica começou a ganhar mais força e até hoje é pouco conhecida.
Uma composição olfativa de qualidade – que pode ser produzida artificialmente – tem a capacidade de chamar a atenção de novos clientes, aumentar o tempo de permanência no local, e despertar, inclusive, sensações instintivas como fome e a libido. Incrível, não é mesmo?
A aromatização cria um ambiente agradável e de bem-estar para seu consumidor. Logo, essas características também estarão associadas ao seu estabelecimento.
Como o marketing olfativo pode fomentar negócios no meu hotel?
Já lembrou das férias de verão ao usar protetor solar? Ou da casa dos avós ao passar em frente a uma confeitaria e sentir o cheiro de bolo saindo do forno? Você também pode criar sensações e despertar lembranças a partir de aromas aplicados nos ambientes do seu hotel.
É possível fixar cheiros dentro dos quartos e ambientes de convivência – com diferentes tipos de aromatizadores e velas – além das peças de enxoval. Seus clientes vão ficar muito satisfeitos ao receberem toalhas cheirosas ou dormirem em uma cama de fragrância agradável.
Se a lavagem é feita em lavanderia própria, o processo é bem mais fácil. Casos seja terceirizado, a equipe pode usar a aromatização na hora de finalizar os serviços de limpeza e arrumação.
O hotel também pode optar por criar uma fragrância exclusiva, criando uma experiência única e de bem-estar para os hóspedes. Não seria fantástico o cliente lembrar apenas do seu hotel ao sentir um cheiro específico?
Várias redes de hotelaria já apostam na técnica, fidelizando clientes e construindo ambientes conceituados e memoráveis.
Dicas para colocar o marketing olfativo em prática
Se você ficou interessado pela ferramenta e quer implementar o marketing olfativo na sua hotelaria, é bom seguir algumas dicas:
1. Seja estratégico
Qual o objetivo do seu negócio? Fidelizar seu cliente? Maior prospecção? Realização de mais eventos no hotel? Tenha em mente onde quer chegar e use o marketing olfativo como uma das ações do seu planejamento estratégico. Assim como outras atitudes tomadas dentro de uma empresa, a aromatização deve sem bem pensada e aliada a um conjunto de estratégias. Ações isoladas e praticadas sem base de dados e argumentos que as justifiquem, costumam dar pouco ou nenhum resultado.
2. Faça do aroma um item da decoração
Um quarto com decoração clean e móveis metalizados dificilmente combinará vai ter cheiro de madeira, não é verdade? Os registros olfativos desse tipo de marketing causam um impacto melhor quando estão associados à decoração de cada lugar. Ou seja: use cheiros que combinem com as cores e o conceito geral dos ambientes.
3. Contrate serviços profissionais
Se você busca um empreendimento de sucesso já deve saber a importância de contar sempre com serviços profissionalizados. Isso vale também para o marketing olfativo. A criação de aromas artificiais deve ser feita por especialistas. Eles é que vão conseguir identificar o perfil olfativo mais adequado para seu hotel, combinando esse cheiro com sua estratégia de negócios.
Quer manter seu hotel ainda mais bonito e organizado, proporcionando ambientes agradáveis para os hóspedes? Veja 7 dias de decoração e cuidados com hotelaria.