Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Mercado de limpeza: crescimento até na crise!

Publicado em: quarta-feira, agosto 1, 2018mercado de limpeza

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


O mercado de limpeza é um dos que mais crescem no Brasil, atualmente. Segundo dados divulgados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o setor conta com 13 mil empresas em todo o país, empregando mais de 1,6 milhões de trabalhadores.

Outras estatísticas mostram que 66% das empresas contam com até 20 funcionários e cerca de 5% possuem quadro funcional com mais de 500 funcionários – números muito positivos em tempos de retração econômica.

Embora sempre tenham existido prestadores de serviços de limpeza, somente nos últimos anos o setor ganhou força de mercado. Transformou-se em um segmento econômico, com regulamentação, técnicas e equipamentos profissionais para a execução das tarefas.

Nos próximos tópicos, você vai saber mais sobre o crescimento do mercado de limpeza, que tem apresentado bons resultados mesmo em períodos de crise. A Dr. Lava Tudo ainda te ensina como investir no setor. Continue a leitura!

O que é o mercado de limpeza no Brasil?

O mercado de limpeza no Brasil é composto, majoritariamente, por micro, pequenas e médias empresas – que correspondem a 95% das unidades desse segmento.

Somente em 2017, o setor faturou mais de R$ 32 bilhões. Esse montante tem ajudado a aquecer a economia nacional e a gerar renda para os milhares de trabalhadores empregados pelas empresas de limpeza em todo o país.

Atualmente, o mercado de limpeza contempla, entre outros serviços:

  • Faxina doméstica;
  • Faxina empresarial;
  • Limpeza de vidros, pisos, piscinas e outras áreas que demandam manutenção especializada;
  • Lavagens de tapetes, carpetes, cortinas e persianas;
  • Limpeza de ar-condicionado;
  • Limpeza e impermeabilização de sofás, colchões e outros estofados.

Alguns dados desse poderoso mercado

O mercado de limpeza brasileiro está atraindo a atenção de muitos investidores. O setor tem apresentado crescimento contínuo, mesmo em meio à crise econômica enfrentada pelos brasileiros, já alguns anos.

Enquanto outros nichos passam por retração, com fechamento de empresas e dispensas de funcionários, o setor de conservação e limpeza cresce em escala ascendente. O mercado garante negócios lucrativos e oportunidades de emprego em todas as regiões brasileiras.

No Brasil, o mercado de limpeza é formado por três diferentes segmentos:

  1. Empregados diaristas;
  2. Empregados mensalistas;
  3. Empresas profissionais de limpezas.

Juntos, os três faturam cerca de R$ 106 bilhões por ano. E para quem pensa em investir em franquias de conservação e limpeza os números também são bastante animadores.

O mercado de franquias cresceu 8% em 2017, indo na contramão da crise. As empresas de limpeza foram as que mais se destacaram, oferecendo desde os serviços mais essenciais até os mais exclusivos.

Somente no primeiro trimestre de 2018, o setor aumentou 6,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse índice mostra seu alto potencial de desenvolvimento.

Descubra 11 curiosidades sobre o universo das franquias e veja por que vale a pena investir nesse modelo de negócio.

Vantagens da limpeza profissional

mercado de limpeza

Um dos motivos que justificam o crescimento do mercado de limpeza no Brasil é o aumento da terceirização desse tipo de serviço.

Com a regulamentação dos serviços dos profissionais de limpeza, nem todo mundo consegue arcar com os custos de um funcionário próprio. Assim, encontram na terceirização o caminho mais interessante para continuar usufruindo dos benefícios da manutenção especializada.

As vantagens para quem contrata são muitas:

Garantia de serviço especializado e com técnicas adequadas

Os serviços de limpeza profissional estão cada vez mais especializados. Os técnicos seguem uma ordem de processos e regulamentações, visando total satisfação dos clientes.

Isso é importante para garantir uma limpeza 100% eficaz e sem risco de danificar o local ou produto que está passando pela manutenção.

Redução de custos

Manter um profissional de limpeza pode sair mais caro do que o esperado. E ter uma área específica para limpeza dentro da sua empresa é ainda mais.

Ao terceirizar esse tipo de serviço, o contratante reduz custos, garantindo que a limpeza seja feita sempre que necessário. Por outro lado, não tem a obrigatoriedade de arcar com os altos valores de um profissional contratado em regime de CLT.

Mais saúde para os ambientes

Ambientes limpos e bem conservados mantém afastados uma série de agentes infecciosos e alergênicos, como os ácaros, os fungos e as bactérias.

Como as empresas profissionais usam produtos com características próprias para a proteção contra esses microrganismos, a eficiência da limpeza é ainda maior.

Bem-estar da casa ao trabalho

Um ambiente limpo é essencial para proporcionar conforto e bem-estar. Isso vale para a nossa casa e, especialmente, para o trabalho.

Locais limpos nos motivam a realizar nossas tarefas com mais energia, sendo um requisito fundamental para a saúde física e mental.

Oportunidades do mercado de limpeza

mercado de limpeza

A reforma trabalhista contempla mudanças no que tange à terceirização de trabalho nas empresas brasileiras.

As novas regras ampliam as possibilidades de realização de atividades por meio desse tipo de contratação, o que deve aquecer ainda mais as empresas do mercado de limpeza no país.

Além disso, a tendência de equipes mais enxutas em negócios de todos os setores demanda que várias atividades sejam realizadas por empresas contratadas. Tudo isso para que os empregados mantenham o foco no projeto principal e aumentem os resultados.

As transformações da sociedade como um todo, que impactam diretamente os mecanismos de produção e a relação com os consumidores, mais as novas leis do país, fazem com que o mercado de limpeza tenha um potencial cada vez mais forte.

Vale a pena ficar de olho e prestar atenção nas oportunidades do setor.

Dr. Lava Tudo: parcerias de sucesso!

A Dr. Lava Tudo é uma empresa profissional de limpeza, com franquias em todo o Brasil.

Se você tem espírito empreendedor, veste a camisa do seu local de trabalho e gosta de encantar as pessoas a nossa marca tem tudo a ver com o seu perfil.

Nosso objetivo principal é fazer a diferença na vida das pessoas, proporcionando bem-estar, conforto e mais saúde através dos nossos serviços.

Ao se tornar um franqueado, você leva para a sua cidade toda a tecnologia da Dr. Lava Tudo, que conta com técnicas exclusivas de limpeza, além dos melhores e mais modernos produtos e equipamentos.

Também é possível se tornar um parceiro da Dr. Lava Tudo e garantir renda recorrente todos os meses. Você terá o apoio de uma empresa líder do mercado de limpeza e higienização de estofados no Brasil, além de receber treinamentos operacionais para garantir a qualidade do serviço prestado.

Outra possibilidade de trabalhar conosco é se tornando um consultor da Dr. Lava Tudo! Dessa maneira, você poderá ganhar comissões a cada venda fechada. Não exigimos investimento inicial, apenas um treinamento de vendas realizado pela nossa equipe. Além disso, existe a facilidade de trabalhar nos horários que desejar, tendo assim maior flexibilidade.