Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Modelos de estofados: o GUIA COMPLETO para tirar dúvidas!

Publicado em: sexta-feira, dezembro 27, 2019Modelos de estofados

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



Existem tantas opções e modelos de estofados diferentes, que você pode acabar se perdendo ao tentar realizar um orçamento online no site da Dr. Lava Tudo. Por isso, preparamos esse guia completo para te ajudar na hora de fazer o seu orçamento em nossa Loja Online!


Porque, com o serviço agendado corretamente, você evita diversos imprevistos, como o risco de alteração no valor ou descobrir apenas na hora do procedimento que o seu estofado não pode ser higienizado, devido a um erro na seleção do revestimento: tecido ao invés de couro, por exemplo.


Você sabe quais são as principais diferenças entre cada um dos modelos de estofados? Descubra todas elas neste guia especial!


Quais são os tipos de sofá?


Os sofás são os principais itens em que realizamos os serviços de limpeza, por isso, preste atenção para solicitar o seu orçamento sem erros. Primeiro, você precisa ter em mente as seguintes informações: tamanho do sofá, modelo e tipo de revestimento: tecido ou couro e seus derivados. 


Quanto ao tamanho, a metragem não é necessária, basta saber quantos lugares o seu sofá possui. Mas atenção: o lugar não é medido pela costura do seu sofá, consideramos como 1(um) lugar uma área de até 60 centímetros de largura. O sofá modular é uma exceção, já que seu assento pode ser maior que 1 lugar ou 60 cm. Você pode medir também quantas pessoas cabem sentadas confortavelmente no estofado.

Pessoas sentadas sobre um dos modelos de estofados


Agora vamos conhecer alguns tipos:


1. Conjunto de sofás


Os conjuntos são caracterizados por dois sofás iguais em modelo, porém, podem ou não ter tamanhos diferentes.

Modelos de estofados: conjunto de sofás


Observação: fique atento às características dos seus estofados e não se esqueça de selecionar qual é modelo do seu conjunto: comum, retrátil ou com chaise. Veja as dicas abaixo, elas vão te ajudar a fazer a escolha certa!


2. Sofá comum


Um sofá pode ser considerado comum quando é um móvel único, sem partes retráteis ou chaise (assento maior fixo alongado).

Sofá comum


3. Sofá com chaise


O sofá com chaise é aquele que possui um prolongamento fixo em um ou mais assentos, permitindo que uma pessoa estique as pernas ou até se deite, proporcionando conforto semelhante a uma cama, porém, sem possibilidade de inclinação dos encostos.

Modelos de estofados: sofá com chaise


4. Sofá retrátil


O sofá retrátil se difere do modelo anterior pela capacidade de inclinação. Neste, apenas os assentos podem ser ampliados, porém, o encosto do sofá retrátil não se altera totalmente como no sofá-cama.

Sofá retrátil


5. Sofá-cama


O sofá-cama é o modelo em que o sofá tem a possibilidade de ser esticado e ganha proporções semelhantes a de um colchão. Seu encosto abaixa totalmente, ficando igualzinho ao de uma cama comum.

Modelos de estofados: sofá camas


6. Sofá modular


Consideramos um sofá como modular, quando ele é constituído de várias partes que se encaixam e podem alongá-lo ou dividi-lo.

Sofá modular


Dica: Se você possui um sofá modular, na hora do orçamento, selecione a opção Sofá Comum ou de Canto, caso ele não seja retrátil ou com chaise, e considere quantas pessoas cabem sentadas confortavelmente no seu estofado.


7. Sofá com módulos retráteis e chaise


Este é um dos modelos de estofados que reúne duas características citadas anteriormente. Um sofá modular possui várias partes que podem ser separadas, porém neste caso, uma das partes é fixa e alongada onde é possível que uma pessoa mantenha as pernas esticadas ao sentar.

Sofá com módulos retráteis e chaise


Dicas: Se você possui um sofá com módulos retráteis e chaise, na hora de fazer seu orçamento, selecione uma das opções: Retrátil ou Chaise, e considere quantas pessoas cabem sentadas confortavelmente no seu estofado. Lembre-se: consideramos 1(um) lugar uma área de até 60 centímetros de largura.


8. Sofá de canto fixo


Um sofá de canto possui formato em L e geralmente tem 5 lugares ou mais, em que apenas duas partes são separáveis.

Sofá de canto fixo


9. Sofá de canto com chaise (possui estrutura em L)


Baseado no termo francês chaise longue, que significa “cadeira longa”, a chaise é um modelo de estofado para uma pessoa conseguir ficar em uma posição com as pernas esticadas ou até deitada, apenas com uma leve elevação na parte da cabeça. Este modelo de sofá se diferencia do anterior por possuir uma parte fixa alongada onde é possível que uma pessoa mantenha as pernas esticadas ao se assentar.

Modelos de estofados: Sofá de canto com chaise


Dica: Se você possui um sofá de canto com chaise, na hora do orçamento selecione a opção Chaise e considere quantas pessoas cabem sentadas confortavelmente no seu estofado.


10. Sofá de canto retrátil


Este tipo de sofá possui características semelhantes ao anterior, porém, seus assentos podem ser esticados ampliando o espaço inferior do sofá.

Sofá de canto retrátil


Dica bônus: Na hora de fazer seu orçamento, selecione a opção Retrátil e considere quantas pessoas cabem sentadas confortavelmente no seu estofado. Agora que você já conhece os principais tipos de sofás, veja como utilizá-los em cada ambiente da sua casa.


Diferenças entre chaise longue, récamier e divã


1. Chaise longue


A chaise longue pode ter um ou dois braços nas extremidades, sendo que, ao menos um deles, será mais alto para garantir o mesmo conforto de uma poltrona. A chaise longue também pode ter encosto, mas não é uma regra. Sua característica marcante é ter o assento alongado para proporcionar mais conforto aos pés.

Chaise longue


2. Récamier


O récamier, por exemplo, pode possuir braços baixos nas extremidades e se caracteriza, sobretudo, por ser um tipo de banco baixo e profundo normalmente utilizado na beirada da cama.

Modelos de estofados: récamier


3. Divã


O divã, por sua vez, possui uma estrutura curvada onde a cabeça é sempre mantida mais alta do que os pés. Basta lembrar das típicas poltronas usadas nos consultórios terapêuticos.

Divã


Tipos de poltronas


Uma poltrona, de acordo com o próprio dicionário, é uma cadeira de braços, larga e estofada. Porém, algumas características permitem diferenciá-la de uma cadeira, como o assento mais alto, braços longos e desenho marcante, além de proporcionar mais conforto para quem se assenta nela.


Muitas vezes confundida como sofá de um lugar, as poltronas são um estofado individual, se comporta mais de uma pessoa é caracterizado como sofá.


Vamos conhecer agora todos os estilos de poltrona!


1. Poltrona fixa

Modelos de estofados: poltrona fixa


A poltrona fixa é um tipo de estofado individual, que não possui almofadas soltas e também nenhuma parte móvel.


2. Poltrona Luis XIV, XV e XVI


Esse famoso estilo que ainda hoje é muito utilizado na decoração de interior, que imita as cadeiras da frança renascentista em forma de réplica.

Modelos de poltrona Luiz XVI, XV e XIV


3. Poltrona giratória



Este tipo de poltrona pode conter em sua parte superior estilos já citados acima, porém esta consegue rotacionar 360°.

Poltrona giratória


4. Poltrona tulipa


Este modelo de poltrona recebe esse nome por ter o design inspirado na flor Tulipa.

Poltrona tulipa


5. Poltrona egg


A Poltrona Egg possui um design diferenciado que se assemelha a uma casca de ovo e se adapta facilmente ao corpo humano. Elas costumam ser bastante utilizadas em escritórios e também em salas de estar.

Modelos de estofado: poltrona de egg


6. Poltrona de vime


Estas poltronas são comuns em ambientes externos como jardins e piscina. Seu principal material é composto por trançados de vime, unidas ao conforto de um estofado.

Poltrona de vime


7. Poltrona de amamentação simples


A poltrona de amamentação é feita para as mães, pois como costumam ficar muito tempo sentadas nelas, precisam conter apoio para os braços e encosto para a cabeça. Para ficar ainda mais confortável, você pode comprar o modelo que acompanha um puff para apoio dos pés.

Poltrona de amamentação simples


8. Poltrona de Amamentação Balanço


Este modelo de poltrona possui os pés achatados que permitem o movimento de vai e vem para quem a utiliza.

Poltrona de amamentação de balanço


9. Poltrona bolha


Esse modelo de poltrona lembra um balanço, porém conta com o conforto de uma almofada para ampliar o seu conforto.

Modelos de estofados: poltrona bolha


10. Poltrona reclinável com apoio para os pés


Existe ainda a poltrona cama, que não apenas tem o apoio para os pés, mas também reclina a parte do encosto, que acaba ficando totalmente na posição horizontal.

Poltrona reclinável


11. Poltrona de massagem


Esta poltrona é frequentemente encontrada em spas e shopping centers onde tem a opção de receber uma massagem.

Poltrona de massagem


Dica: Para que você não tenha dúvidas na hora de fazer seu orçamento, é necessário selecionar apenas uma característica marcante da sua poltrona. Por isso, preparamos as seguintes regrinhas para te ajudar:

  1. Sua poltrona é retrátil ou reclinável? Se sim, selecione a opção Papai, caso não seja, veja a próxima regra;
  2. Ela possui almofada solta? Se sim, selecione a opção Almofadas Soltas, caso não seja, a opção correta é Fixa. Agora, é só selecionar o tipo de material (tecido ou couro), quantidade e serviço desejado.


Quais os tipos de cadeira?


As cadeiras são muito confundidas com poltronas, mas agora que você saberá a diferença concreta entre as duas. Utilizamos o termo “cadeira” para se referir a um item individual que faz conjunto com a mesa, seja na cozinha ou sala de jantar, a exceção é a cadeira de escritório ou gamer.


1. Cadeira estofada no assento


Este modelo é bem comum em conjuntos de jantar, porém, neste caso, há apenas estofado acolchoado em seu assento e seu encosto segue o mesmo material do restante da cadeira.

Cadeira com assento estofado


2. Cadeira estofada no assento e encosto


Este modelo é também está presente em conjuntos de jantar, mas neste caso, o estofado acolchoado está presente em seu assento e encosto.

Cadeira estofada


3. Cadeira de escritório


Importante para garantir produtividade no trabalho, a cadeira de escritório possui estofados acolchoados em seu assento e em algumas versões, para maior conforto, é possível encontrá-la com acolchoado presente também em seu encosto.

Cadeira de escritório


4. Itens de cozinha


Banqueta


A queridinha dos designers de interiores e muito comuns em apartamentos pequenos ou áreas gourmet, alguns modelos de banquetas possuem seu assento composto por estofados. Mas atenção: na hora de fazer um orçamento na loja online da Dr. Lava Tudo, você deve ir à sessão cadeiras e selecionar a opção Estofado no Assento.

Modelos de estofados de banquetas


Canto alemão


Cuidado para não confundi-lo com um sofá! Se você tem um canto alemão em sua casa, na hora de fazer um orçamento na loja online da Dr. Lava Tudo, você deve ir à sessão cadeiras. Isso porque a espessura do estofado deste móvel é semelhante a de uma cadeira simples de jantar. Para fazer a proporção na hora do orçamento, considere que cada 60 cm dele equivalente a 1 cadeira.

Canto alemão


Tamanhos e tipos de colchões


No Brasil, existem medidas padrões de tamanho para colchões e cama box. Está em dúvida sobre qual seria o modelo do seu colchão? Então pegue a fita métrica e vamos descobrir!


1. Solteiro antigo


Os colchões antigamente comercializados como solteiro, possuem as seguintes dimensões: 0,78 centímetros de largura e 1,88 metros de comprimento.


2. Solteiro atual


Os colchões atualmente comercializados como solteiro, possuem as seguintes dimensões: 0,88 centímetros de largura e 1,88 metros de comprimento.

Colchão solteiro atual


3. Viúvo


Segundo o sistema de medidas brasileiro, os colchões popularmente chamados de colchão de viúvo, possuem as seguintes dimensões: 1,10 metro de largura e 2,00 metros de comprimento.


4. Casal


Os colchões atualmente comercializados como de casal, possuem aproximadamente as seguintes dimensões: 1,28 metros de largura e 1,88 metros de comprimento.


5. Queen Size


Os colchões estilo Queen Size, possuem aproximadamente as dimensões de 1,58 metros de largura e 1,98 metros de comprimento.

Modelos de estofados: colchão queen size


6. King size


Segundo o sistema de medidas brasileiro, os colchões popularmente chamados de King size, possuem as seguintes dimensões: 1,86 metros de largura e 1,98 metros de comprimento.


7. Super King Size


Os colchões comercializados como de Super King Size, possuem aproximadamente as dimensões de 1,93 metros de largura e 2,03 metros de comprimento.

Colchão super king size


Os diferentes tipos de futon


1. Kakibushi


Este futon é fino e muitas vezes é usado aberto como um colchão, mas também pode ser utilizado dobrado. Também é conhecido como futon-puff, pois, geralmente, substitui o puff tradicional que é utilizado em muitas casas.

Tipos de futon: Kakibushi


2. Kakebuton


É uma cobertura acolchoada mais grossa que a anterior, mas ainda é flexível o suficiente para serem dobrados e guardados durante o dia.

Tipo de futon: kakebuton


3. Futon turco


Este futon se diferencia dos demais apenas pela borda, que é chamada de turca ou marroquina.

Futon turco


4. Zakubuton


Os Zakubutons são bastante indicados para colocar sobre cadeiras, bancos ou mesmo no chão, como assento. Apresentam formato quadrado e dão um aspecto bem despojado ao ambiente.

Tipos de futon: zakubuton


5. Zafu


Muito usado para auxiliar na meditação e yoga, o futon Zafu é uma almofada confortável com boa altura de apoio para os exercícios. Todo redondo e com recheio de algodão.

Zafu


6. Sofá-cama casal futon

Sofá-cama casal futon


O sofá-cama casal futon é o modelo ideal para quem dispõe de pouco espaço e precisa de uma cama à noite, já que ele pode ser dobrado e guardado durante o dia.


7. Almofada futon


A almofada futon é um modelo versátil que pode ser utilizado em diversos ambientes para proporcionar mais conforto.

Almofada futon


Conseguiu identificar o modelo do seu estofado? Deixe seu comentário e agende uma limpeza agora. Entre em contato conosco pelo 0800 944 9999 ou pela loja on-line!



Receba descontos e conteúdos exclusivos assinando nossa Newsletter!



ebooks gratuitos de limpeza

descobriu no colchão