Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Serviços de limpeza empresarial: roteiro, normas e benefícios

Publicado em: segunda-feira, janeiro 22, 2018serviços-de-limpeza-empresarial

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


A organização e a boa higiene da sua empresa interferem de maneira significativa na sua imagem diante do público. Em tempos de tanta competitividade, estar atento a cada detalhe é fundamental para a saúde do seu negócio. Definir e seguir normas para os serviços de limpeza empresarial devem ser ações prioritárias no planejamento de todo gestor. Além de atender algumas exigências legislativas, a rotina de higienização mantém o ambiente mais agradável, proporcionando bem-estar para equipes e clientes.

Saiba tudo sobre as normas e cuidados que você deve ter com os serviços de limpeza da sua empresa!

Como são as normas para serviços de limpeza empresarial?

serviços-de-limpeza-empresa

As normas para serviços de limpeza empresarial são as determinações de higienização para as organizações, diferenciadas de acordo com o segmento de mercado e vão desde as regras de utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) até à manutenção do ar-condicionado.

Para criar uma rotina de organização e higiene, sistematizando o processo, a orientação geral é que as empresas desenvolvam o POP (Procedimento Operacional Padrão) de limpeza, um guia que vai detalhar responsabilidades, procedimentos e boas práticas na hora de definir os métodos para manter as áreas sempre limpas.

As normas de limpeza empresarial são importantes, principalmente, em dois sentidos: garantir um ambiente mais agradável para o público e atender as regulamentações de segurança do trabalho, evitando colocar à saúde dos trabalhadores em risco com possível acidentes e, consequentemente, otimização a realização das atividades.

O que a Anvisa diz sobre os serviços de limpeza empresarial?

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não possui um compêndio geral de normas sobre serviços de limpeza empresarial. Cada ramo de atuação possui regras específicas, que devem ser seguidas pelos empresários de forma a preservar a saúde das equipes e clientes e evitar notificações e multas.

A agência é responsável por regulamentar, monitorar e fiscalizar as condutas de higiene praticadas em empresas e entidades de todo o país, tendo como intuito a proteção à saúde de toda a população.

Em seu site, a Anvisa disponibiliza várias informações, cartilhas e manuais de boas práticas para vários ramos de negócio, orientando sobre a conduta mais adequada à legislação vigente.

Quais cuidados devo manter na rotina de limpeza do meu negócio?

Organização e limpeza são fundamentais em qualquer ambiente. No caso das empresas, criam um relacionamento melhor com o cliente, melhoram a produtividade e mitigam o risco de doenças infecciosas.

Mas você sabe quais itens são fundamentais para os serviços de limpeza empresarial? Reunimos aqui algumas dicas que funcionam em todo tipo de negócio, além de orientações para alguns tipos específicos de empresas.

Normas comuns de serviços de limpeza

Algumas orientações sobre boas práticas podem e devem ser executadas rotineiramente nos serviços de limpeza de todas as empresas:

  • Reservar um espaço adequado para que os trabalhadores façam as refeições;
  • Manter o local de trabalho sempre organizado, seja ele uma mesa, um balcão de atendimento ou uma esteira de produção industrial;
  • Usar os EPIs indicados para cada função. No caso dos funcionários de limpeza, o uniforme e equipamentos apropriados incluem avental, luvas de borracha e sapatos fechados;
  • Higienizar postos de trabalho com álcool 70%;
  • Separar as latas de lixo de acordo com seu tipo e retirar o orgânico com frequência. Se possível, todos os dias;
  • Incentivar a higienização das mãos, especialmente durante períodos de epidemia de doenças contagiosas;
  • Educar as equipes sobre a importância de cada um cuidar da limpeza do seu espaço e redobrara a atenção quando usar espaços coletivos;
  • Usar produtos de limpeza certificados pela Anvisa.

Você pode seguir todas as normas recomendadas sem onerar tanto a sua empresa. Confira como economizar com sistemas de limpeza.


Sabe aquelas tosses que nunca acabam?

Você já passou por médicos, tomou remédios e isso não passa? Talvez seu problema é outro..

Diariamente nos deitamos no sofá para relaxar. É revigorante não é? Mas, esse mesmo estofado pode te prejudicar pois, ao longo do tempo, poeira, restos de pele e suor ficam sobre sua superfície. Adicione vários ácaros que se alimentam desses resíduos. Só 1g de poeira pode abrigar milhões deles! Essa pode ser a verdadeira causa das tosses. Mas a guerra não está perdida!

Saiba GRATUITAMENTE quantos ácaros que rondam sua casa. Nós desenvolvemos uma calculadora para usar sempre que quiser. Calcule e dê os primeiros passos para viver em um ambiente mais saudável!


Cuidados específicos para empresas da área de beleza

serviços-de-limpeza-salao

Centros de estética e salões de beleza devem ter funcionamento regulamentado pela Anvisa. Alguns detalhes devem ser observados ao executar os serviços de limpeza nesses locais:

  • Materiais de manicure, pedicure e podologia devem ser esterilizados em autoclave e serem mantidos em embalagem separada, informando a data da esterilização;
  • Serviços de podologia devem ser realizados em ambiente exclusivo e profissional deve usar luvas e jaleco;
  • Deve haver um local específico para a lavagem dos materiais;
  • Cadeiras e colchões precisam ser revestidos com material impermeável em bom estado de conservação;
  • Todo o material, como escovas de cabelo, tesouras e toalhas, devem ser higienizadas após o uso de cada cliente.

Cuidados com empresas de hotelaria e outros serviços de hospedagem

serviços-de-limpeza-hotel

Hotéis e outras empresas que recebem hóspedes, como hostels e motéis, devem ter atenção especial aos serviços de limpeza. Afinal, o cliente deve passar pelo menos uma noite na sua empresa e a falta de organização pode compromete, e muito, a sua imagem.  Entre outras coisas, é necessário:

  • Fornecer EPIs para os funcionários que realizam o serviço de limpeza;
  • Limpar os pisos com água e sabão a cada troca de hóspedes;
  • Trocar as roupas de cama sempre que houverem novos hóspedes;
  • Limpar o banheiro todos os dias, começando pelo teto e finalizando no piso;
  • Panos e esponjas devem ser separados por área de limpeza e jamais devem ser misturados;
  • Limpar e desinfetar a caixa d’água a cada seis meses;
  • Manter carpetes e tapetes higienizados e livre de ácaros;
  • Trocar o colchão regularmente e fazer limpeza e impermeabilização com empresas especializadas;
  • Fazer a manutenção periódica do ar-condicionado.

Quer mais dicas para manter o hotel sempre limpo? Confira nosso artigo com dicas para cuidar da sua rede de hotelaria.

Cuidados com empresas de alimentação

serviços-de-limpezaindustria-alimenticia

Empresas do ramo alimentício são uma grande preocupação das pessoas, em função dos riscos direto que podem oferecer, caso não sigam as normas estabelecidas. Veja alguns cuidados a serem tomados:

  • Materiais utilizados em cozinhas e restaurantes devem ser de fácil limpeza e que não interfiram no gosto ou cheiro da comida;
  • A limpeza dos materiais deve ser de alta qualidade, já que a sujeira pode contaminar outros alimentos;
  • Pisos e paredes devem ser claros e limpos, sem rachaduras e goteiras;
  • Identificar e controlar pragas, como formigas e baratas;
  • Funcionários devem usar uniforme adequado, com roupas de cor clara, touca/rendinha para os cabelos e avental;
  • Orientar funcionários sobre os cuidados com a higiene pessoal antes de preparar algum alimento.

Como montar um manual de orientações para os serviços de limpeza empresarial?

Uma forma de criar uma rotina e sistematizar o processo de limpeza reduzindo a ocorrência de falhas é a criação de um POP (Procedimento Operacional Padrão) para a sua empresa.

Nesse guia, devem estar documentados os princípios básicos de limpeza do seu negócio, como, por exemplo, a proibição de cigarro durante a execução das atividades, a obrigatoriedade do uniforme ou mesmo a proibição de adornos pessoais enquanto o funcionário estiver fazendo a limpeza.

Todo o método de limpeza deve ser informado, incluindo:

  • Cronograma de limpeza;
  • Funcionário responsável por cada atividade;
  • Instruções de manuseio e equipamentos e produtos químicos;
  • Ordem de limpeza de cada cômodo;
  • Definição dos tipos de limpeza demandados pela empresa;
  • Objetivo de cada procedimento;
  • Orientações detalhadas sobre como a limpeza deve ser executada.

Se preferir, consulte os materiais disponibilizados pela Anvisa para definir os procedimentos com mais critérios e de forma mais correta.

Serviços de limpeza e produtos químicos: atenção especial com a composição

Um bom serviço de limpeza demanda a utilização de produtos de qualidade. Na hora de comprar os materiais que serão utilizados na sua empresa, tome cuidado com a composição e reação com outros componentes.

É importante que o responsável pela aquisição conheça a função de cada produto, para não comprar itens similares que ofereçam o mesmo efeito e conseguir um bom custo-benefício. Identifique também quais são solúveis em água, para otimizar o uso e o processo de limpeza.

Detergente e sabão neutros são fundamentais, bem como desinfetante e álcool. Produtos com formaldeído, alcatrão e chumbo devem ser evitados.

Tenha atenção, ainda, com o rótulo. Leia a composição e formas de uso e siga à risca para evitar problemas.

Terceirização dos serviços de limpeza é boa opção para diferentes tipos de negócio

Uma forma de garantir mais qualidade nos serviços de limpeza é contratar equipes terceirizadas para realizar os procedimentos. Além de ser uma forma menos burocrática de ter profissionais desse ramo na sua empresa, você assegura que a higienização será feita de forma adequada.

Muitas são as normas e cuidados que devem ser levados em consideração ao planejar os serviços de limpeza. E a vantagem de uma empresa especialista no assunto, é que ela conhece toda a regulamentação e produtos mais indicados para manter o seu negócio livre de resíduos e sujeiras.

Os profissionais são treinados e sabem qual o método mais indicado para lavar e higienizar cada móvel, cômodo e área da empresa, sem causar danos à estrutura física da empresa ou à saúde das equipes internas, bem como os produtos menos agressivos.

Que tal receber um suporte ao realizar os serviços de limpeza e manutenção do seu negócio? Na Dr. Lava Tudo você pode contratar a limpeza empresarial completa ou solicitar serviços mais específicos, como higienização de cortinas e cadeiras ou impermeabilização de estofados.

Faça contato com um dos nossos consultores e descubra como a Dr. Lava Tudo pode te ajudar!