Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

O inverno chegou: previna-se contra alergias respiratórias!

Publicado em: sábado, junho 23, 2018o inverno chegou

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


O inverno chegou, como bem sabem os fãs de “Game of Thrones”! Não só para os fanáticos, para muitos isso é sinônimo de aproveitar para se deliciar com as comidas e bebidas quentes, tomar um bom vinho e passar horas debaixo da coberta vendo filmes e séries na TV. Tem quem afirme, inclusive, preferir essa estação pela elegância das roupas.

No entanto, para outras pessoas, dizer que o inverno chegou significa também que começou a época de enfrentar muitas alergias respiratórias, acompanhadas de tosses, coriza, mal-estar, dor no corpo e indisposição.

Será possível evitar esses malefícios e aproveitar apenas a parte boa do inverno? A Dr. Lava Tudo te dá algumas dicas sobre como se prevenir de alergias nessa temporada. Confira!

Bem-vindo, inverno

o inverno chegou

Enquanto o hemisfério norte do planeta enfrenta altas temperaturas, chegou a vez de o sul vivenciar o inverno. Embora o frio possa chegar antes, o inverno chegou oficialmente dia 21 de junho e permanece até a chegada da primavera, no dia 22 de setembro.

No Brasil, o inverno pode variar muito em cada região, devido à amplitude geográfica do país. Enquanto alguns estados sofrem quedas bruscas no termômetro, outros têm temperaturas mais amenas.

No sudeste e centro-oeste, a estação é marcada pelo frio e tempo seco. No norte, há variação em volume de chuvas, recorrente das condições amazônicas. Já no nordeste, as temperaturas são um pouco acima da média do restante do Brasil, enquanto no sul podem chegar ao 0º.

As características que acompanham o inverno fazem com que as pessoas tenham mais alergias nesse período, proporcionando mal-estar para boa parte da população. Mas, você sabe por quê?


Interrompemos esse post para te alertar sobre algo muito sério!

Imagine chegar em casa após um dia de trabalho cansativo. Tudo o que mais deseja é assistir uma série com pipoca e relaxar no sofá.

Seria perfeito se o seu estofado não estivesse encardido e com mau cheiro. Você não merece esse desconforto! Pior ainda é a sujeira invisível, que traz alergias e doenças respiratórias. Apenas 1g de poeira pode conter 10 milhões de ácaros!

Mas isso é fácil de resolver e podemos te ajudar!

Calcule AGORA quantos ácaros estão vivendo com você e descubra se é hora de chamar a Dr. Lava Tudo em sua casa!

Por que as alergias pioram com a chegada do inverno?

o inverno chegou

Há quem sofra de alergias o ano inteiro, mas é inegável que se o inverno chegou, essas alergias vão aumentar. Isso acontece principalmente porque nessa estação o ar fica mais seco e o clima está mais frio.

Devido a essas duas características que marcam a estação, a mucosa nasal tem a tendência de ficar mais irritada e o organismo pode sofrer baixas na imunidade com maior facilidade. Isso acarreta em crises alérgicas mais intensas e constantes.

Somado a esses fatores, a maioria das pessoas buscam ficar mais tempo dentro de casa. Afinal, se lá fora está tão frio, nada melhor ficar no conforto do seu lar, onde está quente, agradável e aconchegante!

Mas, isso significa também que você vai ficar mais tempo com a janela fechada, sem ventilação corrente em seus cômodos e provavelmente vai ter que retirar do armário edredons, cobertores e agasalhos que estão há muito tempo guardados, acumulando poeira.

Permanecer em ambientes fechados também facilita que doenças sejam transmitidas de uma pessoa para outra pelo ar. É comum que quando uma pessoa na escola ou no trabalho fique gripado, por exemplo, logo depois outras pessoas manifestarem a mesma doença.

Tudo isso contribui para que pessoas com tendências alérgicas tenham crises de rinite, sinusite, asma e bronquite. Quem não se cuidar, pode até mesmo desenvolver pneumonias e outras doenças mais graves.

Para que os três meses de inverno não seja o período mais longo do ano, o melhor é se prevenir!

Prevenção no início do inverno: quanto mais cedo melhor!

Antes mesmo de o inverno ter início, começam as campanhas do sistema de saúde avisando às pessoas o quanto é importante se atentar para as formas de prevenção de doenças respiratórias. Se menos pessoas estiverem gripadas, menor é o risco de contaminação, não é mesmo?

Com alergias é o mesmo raciocínio. São doenças relacionadas ao ambiente, aos locais onde se passam mais tempo em seu cotidiano. Por exemplo, se o seu ambiente de trabalho está climatizado de maneira correta e limpo, todas as pessoas que convivem ali ao longo do dia terão menos contato com fatores alérgicos. O mesmo vale para sua casa e carro.

O importante é não esperar o inverno chegar para tomar providências, prepare sua casa antes de sua chegada e evite tomar a iniciativa apenas quando o frio já chegou e o ar está mais seco.

O inverno chegou: como se prevenir?

o inverno chegou

No dia a dia, a prevenção de alergias respiratórias começa dentro de sua própria casa. Para isso, a limpeza deve ser redobrada e alguns cuidados fazem a diferença para proteger você e toda a sua família.

Se o inverno chegou, é importante tomar medidas para se prevenir de alergias. Veja, abaixo, algumas dicas!

1. Deixe os ambientes arejados

Mesmo que esteja frio, abra um pouco as janelas de sua casa ao longo do dia. Deixe que o ar entre e que haja ventilação em seus cômodos. Isso fará com aconteça a circulação no ambiente, além de permitir que entre um pouco de sol, ajudando a combater os ácaros e a umidade!

2. Mantenha sua casa longe de poeira

Poeira em casa não traz consigo apenas espirros. Elas são responsáveis por diversas alergias respiratórias. Por isso, diminua a quantidade de objetos pequenos e difíceis de limpar e passe aspirador de pó ou um pano úmido no chão, móveis e demais superfícies da sua casa. Evite vassouras e espanadores.

Além disso, bichos de pelúcia, cortinas e tapetes costumam acumular poeira por mais tempo. Aspire sempre que possível e periodicamente faça uma lavagem mais profunda, preferencialmente de dois em dois meses.

3. Tudo deve estar limpo!

Mesmo que você tenha lavado suas roupas antes de guardá-las, se elas ficaram muito tempo guardadas em seu armário, isso significa que elas estão com cheiro forte e provavelmente com poeiras.

O inverno chegou e você vai precisar de suas roupas de cama, edredons e casacos mais pesados? Lave-os antes de usar.

4. Impermeabilize travesseiros, colchões e sofás

Travesseiros, sofás e colchões são os lugares favoritos de ácaros.  Esses minúsculos animais tomam conta das fibras e passam a fazer parte do cotidiano. O problema é que eles desencadeiam boa parte das alergias e, por isso, é importante diminuir sua presença ao máximo no ambiente doméstico.

Para isso, uma boa dica é impermeabilizar seus travesseiros, colchões, sofás e estofados, após uma higienização profunda. Isso reduzirá drasticamente a quantidade de ácaros em sua casa.

5. Faça manutenção frequente do ar-condicionado e da calefação

Tanto o ar-condicionado quanto o sistema de calefação (aquecimento) proliferam vírus e poeiras. Isso porque seus formatos propiciam o acúmulo de poeira.

No Brasil, o inverno pode ser muito frio ou até calor, em algumas regiões. Por isso, certifique-se que os dois sistemas estejam devidamente higienizados e com a manutenção em dia.

Veja aqui um guia de como fazer a limpeza de ar condicionado.

Ou seja, o inverno chegou e com ele mais trabalho para deixar sua casa limpa de verdade. Para que seus tapetes, cortinas, colchões e estofados fiquem limpos de verdade, sem ácaros e acúmulo de poeira, conte com a ajuda profissional da Dr. Lava Tudo! Conheça os serviços de limpeza oferecidos e fique longe de alergias por mais tempo!