Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Passar roupa sem ferro: passe bem com 6 dicas incríveis!

Publicado em: segunda-feira, setembro 10, 2018passar roupa

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Muitas pessoas têm dificuldade de passar roupa bem, daquele jeito que tudo fica impecável. Convenhamos, não é a tarefa mais divertida do mundo e não é tão simples assim.

E se você é daqueles que ainda não têm um ferro de passar em casa ou que têm, mas estragou, a tarefa parece ser impossível. Por isso, vamos te ensinar como passar roupa sem ferro em seis dicas que você nem imaginava!

Passar roupa: o mal necessário!

Quem cuida de casa geralmente concorda que passar roupa é uma das tarefas domésticas mais chatas e odiadas de todas.

É uma atividade relativamente difícil e ainda nos exige ficar em pé para executá-la. Sem contar o tempo que gastamos para passar cada peça. Nem todos têm tempo suficiente para passar roupa bem.

Mas, passar roupas é um mal necessário. Ninguém quer sair de casa ou ir trabalhar aparentando desleixo, com as roupas amassadas e malcuidadas, não é mesmo?

Se você está sem tempo para passar roupas e fazer as outras atividades de casa, aprenda a organizar suas tarefas domésticas para ganhar tempo e agilidade. Ou confira as dicas que vamos te dar abaixo.

Passar roupa sem ferro: dá para fazer?

passar roupa

E agora você está se perguntando: eu me encaixo nesse perfil que não tem tempo ou paciência para passar roupa, o que é possível fazer para que eu tenha minhas roupas desamassadas sem muito trabalho?

Existem alguns métodos alternativos para desamassar as roupas, sem gastar muito tempo e sem utilizar o ferro.

Essas técnicas também são úteis para aqueles que estão com o ferro estragado em casa e precisam se virar.

Antes de adotar os métodos abaixo, confira se seu ferro de passar roupa realmente está estragado ou se ele está apenas sujo. Nesse caso, aprenda como limpar ferro a vapor.

Veja essas dicas para desamassar roupa sem ferro!

Para aprender como passar roupa sem ferro, o primeiro passo é saber que o princípio de todo método é o calor. É ele que irá “amolecer” as fibras dos tecidos de suas roupas para desamassá-las.

1.      Como passar roupa com panela

Você sabia que dá para passar suas roupas usando uma panela?

Basta enchê-la de água e colocar para esquentar no fogão. Depois, é só passá-la sobre a roupa como se fosse um ferro.

Essa técnica funciona bem para quem está com o ferro estragado. Mas se seu problema é tempo, que tal aproveitar a chaleira que você usou para preparar o café da manhã para passar suas roupas?

Algumas pessoas não gostam de ferver água na panela ou na chaleira porque o alumínio fica com um tom escurecido que parece nunca mais sair. Aprenda como limpar alumínio e a evitar que suas panelas fiquem escuras com dicas super fáceis.

2.      Aproveite o vapor do banho!

passar roupa

Nada melhor que matar duas tarefas em uma. Enquanto estiver tomando banho, pendure suas camisas e outras peças de roupa secas no banheiro, com a ajuda de um cabide. É importante que a roupa fique próxima à saída do vapor d’água, porém sem molhar.

O vapor vai desamassar a roupa durante o período do seu banho. É importante lembrar que essa técnica funciona mais em tecidos leves e não muito grossos.

3.      Desamassar roupa com secador de cabelo

Também é possível desamassar as roupas usando o secador de cabelo. Também é uma ótima forma de economizar tempo, se você secar os cabelos e já aproveitar para passar roupa.

Umedeça um pouco a peça de roupa, pendure-a em um armário, porta ou qualquer outra superfície plana e vertical. Seque a roupa com o secador por cerca de 3 minutos e pronto: sua roupa estará desamassada.

Uma ótima opção é unir as dicas 2 e 3 para ter o resultado perfeito. Deixe a roupa pendurada durante o seu banho, depois seque-a com o secador. O tecido fica retinho e sem marcas de amassada.

4.      E se eu colocar minhas roupas no micro-ondas?

Parece loucura, mas funciona. Lave suas roupas normalmente. Se sua máquina de lavar não tiver um centrifugador, torça a roupa para tirar o excesso de água.

Com a peça ainda úmida, dobre-a como se fosse guardá-la no armário e coloque-a no micro-ondas por 5 a 7 minutos.

Atenção: não faça esse passo caso a sua roupa tenha botões ou outros itens de metal. Eles podem superaquecer e explodir ou, ainda, danificar o aparelho micro-ondas.

5.      Desamarrote as roupas usando sua chapinha de cabelo

passar roupa

Outro item que muitas pessoas têm no banheiro é a chapinha e ela também pode ser usada para passar roupa.

Como ela não é muito extensa e funciona como uma pinça, só será possível passar as extremidades das roupas. Ou seja, a chapinha apenas desamassará mangas, colarinhos, golas e barras das roupas. Mas já ajuda bastante, já que são essas as partes que mais ficam amassadas.

Coloque a chapinha para esquentar. Depois, é só passar como se fosse o seu cabelo, pressionando o tecido com a chapinha até desamassar.

6.      Desamassar roupa usando spray de vinagre

O vinagre também é um ótimo aliado para manter as roupas desamassadas. Misture 1/3 de vinagre, com 1/3 de água e 1/3 de amaciante de roupas.

Pulverize a solução com a ajuda de um spray e coloque numa superfície plana para secar. Pode ser na mesa, uma estante, bancada, o que for mais fácil para você.

E então, ajudamos a tornar a sua rotina mais prática com essas dicas? A Dr. Lava Tudo é especialista em fazer da limpeza de casa uma atividade fácil, rápida e mais divertida. Conheça nossos serviços de higienização e saiba como podemos ajudar a cuidar da sua casa.