Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Persiana para sala: saiba quais são as vantagens

Publicado em: quarta-feira, janeiro 31, 2018persiana para sala

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Se você está em processo de decoração da sua casa, sabe o quanto pode ser difícil definir os detalhes. Além de pensar no orçamento, deve encontrar peças que combinem com seu gosto e ainda sejam práticas para o dia a dia. A persiana para sala, por exemplo, ainda é um artigo que gera dúvidas, especialmente quando comparada às cortinas tradicionais.

Entre as questões, estão as exigências para a instalação, a manutenção e como deve ser feita a limpeza.

Tem interesse na persiana para sala ou outro cômodo da casa, mas ainda não tem certeza se é a melhor escolha? Vamos tentar responder todas as suas perguntas.

Persiana para sala: praticidade e versatilidade com muito estilo para a sua casa

persiana para sala 2

As persianas são uma atualização das cortinas. Mais práticas e versáteis, têm a função de controlar a entrada de luz e dar mais privacidade ao ambiente. Por esse motivo, podem ser utilizadas tanto nas janelas quanto nas portas.

Normalmente, são escolhidas na última etapa de decoração de um cômodo. Afinal, devem estar alinhadas a todo o conceito do projeto, harmonizando todo o espaço.

A persiana para sala é um artigo importante para proteger os móveis da luz solar, mas sem deixar o lugar completamente escuro. Ela ainda permite a circulação de ar para manter o ambiente fresco, agradável e com muito estilo.


Interrompemos esse post para te alertar sobre algo muito sério!

Imagine chegar em casa após um dia de trabalho cansativo. Tudo o que mais deseja é assistir uma série com pipoca e relaxar no sofá.

Seria perfeito se o seu estofado não estivesse encardido e com mau cheiro. Você não merece esse desconforto! Pior ainda é a sujeira invisível, que traz alergias e doenças respiratórias. Apenas 1g de poeira pode conter 10 milhões de ácaros!

Mas isso é fácil de resolver e podemos te ajudar!

Calcule AGORA quantos ácaros estão vivendo com você e descubra se é hora de chamar a Dr. Lava Tudo em sua casa!

Conheça os tipos de persiana antes de definir o modelo ideal para a sua casa

Você até pode ter uma imagem clássica de persiana na sua cabeça, mas saiba que ela pode ser confeccionada em diferentes modelos e a partir de uma série de materiais.

É importante conhecer as versões disponíveis no mercado para fazer a escolha mais acertada de persiana para sala.

As mais comuns são as horizontais e as verticais:

  • Horizontais: a primeira é uma das mais tradicionais e costuma ser fabricada com lâminas de metal, PVC ou madeira. Depois de instaladas, não vedam o ambiente 100%. Por isso, são ideais para quem gosta de cômodos com circulação de ar.
  • Verticais: As verticais são fabricadas em tecido ou PVC e são ótimas para janelas altas, com sua abertura para os lados.
  • Rolo: O decorador ainda pode optar pelas persianas de rolo, que ficam enroladas quando são recolhidas e cobrem grandes áreas, como fachadas totalmente em vidro;
  • Romanas: as romanas são aquelas que permanecem dobradas quando abertas para a entrada de luz;
  • Painéis: os painéis, indicados para janelas com dimensões maiores.
  • Double vision: há também o modelo double vision, feito com tecidos sobrepostos, com algumas faixas transparentes para que a área externa ao cômodo fique mais visível.

A persiana para sala deve levar em consideração o gosto dos moradores pela entrada ou não de luz e qual o conceito principal da decoração.

Uma sala mais rústica pode ganhar persianas de madeira, mas se a proposta é criar um ar moderno, as de alumínio são as mais indicadas.

Avalie, ainda, a proximidade com outros cômodos: se o espaço fica próximo da cozinha, a persiana para sala não deve ser de tecido, pois a possibilidade de acumular gordura é maior.

Instalação das persianas

As persianas podem ser instaladas no vão da janela, com medida bem ajustada, ou por fora. Em ambos os casos é fundamental tirar as medidas com precisão, para garantir melhor utilização desse item na sua casa.

Para quem vai colocar dentro da janela, é importante tirar a medida de forma bem justa, vedando melhor o cômodo. Já no segundo caso, a medida da persiana deve ter 10 a cm a mais nas laterais do que o formato da janela.

Uma boa dica é instalar a persiana para sala no vão da janela, para deixar o ambiente menos iluminado. Assim os móveis ficam mais preservados com o passar dos anos, incluindo sofás, tapetes e até a TV.

O ideal é alinhar a instalação com todo o projeto e seu gosto pessoal. Se for necessário, peça ajuda a um profissional para definir melhor. Como a instalação é feita diretamente no local escolhido, é mais difícil mudar de ideia depois que furar a parede.

Cuidados gerais com a persiana

persiana para sala cuidados

Para garantir uma vida útil maior ao produto, recomenda-se que, ao recolher a persiana, as lâminas estejam totalmente abertas, evitando que elas entortem.

Você também pode optar pelas versões motorizadas, que abrem e fecham com o clique de um botão – porém, com custo mais elevado.

Na hora de abrir ou fechar, faça isso com cuidado e de forma suave, para não danificar a peça. Se as cordas embolarem, o que é comum ao longo do tempo, solicite o trabalho de um profissional para fazer a troca e manter a persiana sempre nova.

Aprenda a fazer a limpeza da persiana para sala

limpador de persiana para sala

A limpeza da persiana para sala não é nenhum bicho de sete cabeças. O ideal é que, uma vez a cada 15 dias, elas sejam limpas com um aspirador de pó com o bocal em formato de escova. Isso evita o acúmulo de sujeiras que resultam em alergias e outras doenças.

Em hipótese alguma utilize higienizadores a vapor. Eles estragam as lâminas da persiana, independente do material do qual ela feita. Produtos químicos abrasivos também são desaconselhados.

Use tecido úmido ou limpadores específicos com soluções caseiras de água e sabão ou vinagre, garantindo que a persiana para sala fique sempre limpa.

O excesso de umidade estraga seu produto, por isso cuidado com a quantidade de água na hora de limpar.

Confira um guia completo de como limpar persianas.

Faça limpeza especializada regularmente

Mesmo fazendo a limpeza uma vez por semana e tomando cuidado com a conservação geral, a persiana para sala pode apresentar desgaste natural. É possível que ela fique ainda com aparência amarelada com o passar do tempo.

Por isso, é ideal solicitar um serviço especializado para lavar o item e garantir que ele dure por muitos anos, com cara de novo.

A frequência de lavagem depende do modelo da persiana e no material com o qual é confeccionada, podendo variar de seis meses a dois anos.

Verifique as indicações de uso na hora da compra ou converse com um especialista para mais orientações.

Persiana para sala: é melhor do que a cortina tradicional?

Essa é uma escolha muito individual e não há uma resposta definitiva. Veja nosso quando comparativo e decida:

PersianaCortina tradicional
    Dá um toque de modernidade e sofisticação ao ambiente.    Ideal para ambientes mais clássicos.
    A limpeza pode ser feita em casa, mas demandam serviço profissional de forma regular.    Suja muito mais, mas pode ser lavada na máquina.
    Precisam de investimentos maiores.    Os modelos mais comuns costumam ser mais baratos.
    São menos volumosas e podem ser instaladas em ambientes pequenos.    Ocupa mais espaço.

Precisando de um suporte na higienização da persiana? Conheça o serviço de limpeza profissional da Dr. Lava Tudo. Contamos com uma equipe treinada e especializada que faz a limpeza usando produtos corretos e técnicas exclusivas. Tudo isso no conforto da sua casa!