Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Resumo
- 1 Piso cerâmico: conheça os tipos disponíveis no mercado
- 2 Conferir resistência do piso cerâmico é fundamental na hora da escolha
- 3 Aprenda a limpar o piso cerâmico
- 4 Produtos abrasivos desgastam o piso
- 5 Recupere o esmalte do piso cerâmico
- 6 Dê vida nova ao piso cerâmico com a limpeza profissional Dr. Lava Tudo
O piso cerâmico é a escolha de muita gente na hora de definir os acabamentos da casa ou apartamento. Com valor acessível e boa durabilidade (cerca de 20 anos ou mais, dependendo dos cuidados), a cerâmica ainda tem a vantagem de deixar o ambiente mais fresco e ser resistente a bactérias, sendo uma ótima opção para alérgicos.
A instalação rápida e barata e a variedade de modelos existentes no mercado, inclusive imitando a aparência de outros revestimentos, contribuem para a sua popularização.
Mas você sabe como limpar piso cerâmico? Conheça agora algumas técnicas que vão ajudar a manter a sua casa limpinha e livre das bactérias.
Piso cerâmico: conheça os tipos disponíveis no mercado
Antes de aprender como limpar o piso cerâmico, é importante aprender a diferenciar os tipos que são comercializados e quais são as suas principais características.
A cerâmica foi criada no período neolítico (25.000 a.C), na chamada era da Pedra Polida. Em formato de revestimento, o material passou a compor os projetos arquitetônicos nas primeiras civilizações asiáticas, especialmente pela sua praticidade e frescor.
Atualmente possuem vários modelos e podem ser instaladas em toda a casa. Você consegue encontrar, inclusive, pisos cerâmicos imitando madeira e outras texturas nobres, como o mármore, com a vantagem de ganhar menos e ter mais facilidade na limpeza.
Por ser escorregadia, a escolha do piso cerâmico para banheiros, varandas e áreas de piscina deve ser ainda mais cuidadosa, priorizando as versões antiderrapantes.
Há os tipos A, ou de primeira linha, sem defeitos aparentes, B e C, com poucas avarias, e D, chamada de refugo e sem garantia do fabricante.
Piso cerâmico antiderrapante
Ideal para locais que ficam em contato constante com umidade ou casas em que moram idosos, o piso cerâmico antiderrapante evita escorregões e quedas. Também diminui o barulho durante as pisadas.
Conta com diversos modelos, tamanhos e estampas para se adequar perfeitamente ao seu projeto de decoração.
Piso cerâmico esmaltado
A cerâmica é composta por uma mistura de argilas que passa por vários processos que prensagem e depois é queimada em altas temperaturas. A aplicação do esmalte é uma das últimas etapas da produção.
O componente é responsável pelo brilho e impermeabilização da cerâmica e esse tipo costuma ter a superfície mais lisa.
Piso cerâmico não esmaltado
Aqui o processo de produção é o mesmo, mas, no final, o produto não recebe aplicação de esmalte. Essa versão tem valor mais baixo, porém com desgaste mais rápido e durabilidade bem menor.
Porcelanato
Muito resistente e durável, o porcelanato é feito a partir massa de porcelana com a mistura de outros materiais mais nobres. O custo é maior, e até os anos 90 o produto tinha que ser importado. Mas o aspecto final é bem bonito. Embora seja parecido com a cerâmica, não é a mesma coisa.
Conferir resistência do piso cerâmico é fundamental na hora da escolha
PEI (Porcelain Enamel Institute) é a sigla do instituto que regulamentou as normas de resistência do piso cerâmico.
Ele vai de 0 a 5 e indica o quanto o piso pode resistir ao desgaste por atrito e onde pode ser instalada, de acordo com o tráfego na área. Isso é importante para saber o tipo de cuidado na manutenção ao longo dos anos.
Confira na tabela:
Classificação PEI | Resistência | Instalação |
0 – zero | Muito baixa | Paredes |
PEI 1 | Baixa | Residências em que se caminha descalço ou com sapatos macios. Pode ser usado em banheiros e dormitórios. |
PEI 2 | Média | Residências ou áreas que se caminha com sapatos (exceto cozinhas, escadas e áreas de entrada e saída). |
PEI 3 | Média/Alta | Todos os cômodos, inclusive terraços. |
PEI 4 | Alta | Locais de intenso tráfego, mas com público moderado, como lojas e bancos. |
PEI 5 | Muito Alta | Locais abertos e com muito trânsito, como rodoviárias e restaurantes. |
Aprenda a limpar o piso cerâmico
Uma casa limpa proporciona sensação de bem-estar e espaços muito mais agradáveis para os moradores. Também é uma forma de evitar doenças respiratórias e o acúmulo de germes e bactérias.
A higienização do chão é muito importante, já que o trafego de pessoas traz a sujeira da rua para dentro da sua casa. Confira algumas dicas para limpar o piso cerâmico de verdade e deixa a sua casa livre de agentes infecciosos. Você vai ver que é bem fácil!
1 – Elimine o pó todos os dias
O pó que se acumula no piso pode ser retirado todos os dias. Limpe com um aspirador de pó ou vassoura. Complemente a limpeza com passando um pano molhado. Em seguida, torça bem o tecido para secar o chão e evitar manchas.
Não é comum arranhar a cerâmica com a vassoura. Mas se o modelo de piaçava causar algum tipo de desgaste, opte pelos modelos de pelos ou por um esfregão.
2 – Use detergente para uma limpeza mais profunda
Regularmente será necessária uma limpeza mais pesada no piso de cerâmica. Use uma solução de detergente e água na proporção de uma colher de sopa a cada 5 litros. Esfregue bem com o auxílio de uma vassoura, especialmente nos rejuntes.
Retire a solução com um pano e seque em seguida. Isso vai manter seu piso brilhante e com aspecto sempre novo.
3 – Acabe com o rejunte encardido
O ideal é prevenir as manchas, fazendo a faxina semanal no seu piso. Mas caso o rejunte já esteja ficando encardido, uma solução simples vai resolver o problema. Aplique vinagre e álcool diretamente sobre a superfície e aguarde 20 minutos.
Depois é só esfregar o chão e retirar tudo com um pano úmido, secando logo em seguida.
4 – Água e detergente são suficientes até no banheiro
Lave o piso do banheiro pelo menos uma vez por semana com água e detergente. O uso de sabão em pó não é recomendado, pois pode deixar o chão embaçado. Nesse local, a água sanitária pode ser aplicada com moderação, para evitar mofo. E não se esqueça de secar imediatamente após terminar a limpeza.
Produtos abrasivos desgastam o piso
Além da limpeza diária é fundamental estar ao tempo ao tipo de produto que deve ser evitado. Use somente aqueles indicados para a cerâmica, sempre lendo o rótulo e os componentes.
Evite tudo o que tiver:
- Soda;
- Ácido;
- Produtos à base de cloro.
Além de desgastar o revestimento, provocam manchas amarelas com o uso contínuo.
Recupere o esmalte do piso cerâmico
Como passar dos anos, o excesso de atrito e o uso inadequado de produtos químicos, o esmalte do piso cerâmico pode ficar desgastado.
Existem algumas formas de recuperar sua aparência original:
Aplicação de cera
Esse é um tratamento que usa uma cera específica para pisos cerâmicos. Parece uma espécie de resina que recupera o brilho do piso, depois de três aplicações, em média. Mas é necessário cuidar bem do chão em todo o processo e depois da finalização. O resultado é razoável, considerando-se o baixo custo.
Revitalização de piso
Essa solução é feita por empresas especializadas. O esmalte da cerâmica é revitalizado com o uso de equipamentos especiais, trazendo de volta as características originais do piso.
Tinta para piso cerâmico
Uma boa opção para quem não quer trocar o piso ou demandar várias aplicações de resina é a tinta para piso cerâmico. É preciso usar um produto próprio para o chão e ganhar revestimento novo em um piscar de olhos.
Aprenda também como limpar piso de madeira.
Dê vida nova ao piso cerâmico com a limpeza profissional Dr. Lava Tudo
Se o seu piso cerâmico está precisando de uma limpeza mais profunda, você precisa conhecer os serviços da Dr. Lava Tudo.
Contamos com maquinário de última geração e usamos produtos específicos para cada tipo de revestimento, recuperando a beleza original do chão da sua casa ou empresa.
Vamos até o seu endereço e seguimos todas as normas de saúde e segurança para esse tipo de procedimento.
Saiba mais sobre a limpeza de piso Dr. Lava Tudo e entenda porque contratar. (Esse serviço está disponível apenas no estado de São Paulo.)