Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Como limpar piso cerâmico? Confira algumas dicas para usar na sua casa

Publicado em: sexta-feira, março 9, 2018piso ceramico

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


O piso cerâmico é a escolha de muita gente na hora de definir os acabamentos da casa ou apartamento. Com valor acessível e boa durabilidade (cerca de 20 anos ou mais, dependendo dos cuidados), a cerâmica ainda tem a vantagem de deixar o ambiente mais fresco e ser resistente a bactérias, sendo uma ótima opção para alérgicos.

A instalação rápida e barata e a variedade de modelos existentes no mercado, inclusive imitando a aparência de outros revestimentos, contribuem para a sua popularização.

Mas você sabe como limpar piso cerâmico? Conheça agora algumas técnicas que vão ajudar a manter a sua casa limpinha e livre das bactérias.

 

Piso cerâmico: conheça os tipos disponíveis no mercado

 

Antes de aprender como limpar o piso cerâmico, é importante aprender a diferenciar os tipos que são comercializados e quais são as suas principais características.

A cerâmica foi criada no período neolítico (25.000 a.C), na chamada era da Pedra Polida. Em formato de revestimento, o material passou a compor os projetos arquitetônicos nas primeiras civilizações asiáticas, especialmente pela sua praticidade e frescor.

Atualmente possuem vários modelos e podem ser instaladas em toda a casa. Você consegue encontrar, inclusive, pisos cerâmicos imitando madeira e outras texturas nobres, como o mármore, com a vantagem de ganhar menos e ter mais facilidade na limpeza.

Por ser escorregadia, a escolha do piso cerâmico para banheiros, varandas e áreas de piscina deve ser ainda mais cuidadosa, priorizando as versões antiderrapantes.

Há os tipos A, ou de primeira linha, sem defeitos aparentes, B e C, com poucas avarias, e D, chamada de refugo e sem garantia do fabricante.

 

Piso cerâmico antiderrapante

 

piso ceramico_antiderrapante

 

Ideal para locais que ficam em contato constante com umidade ou casas em que moram idosos, o piso cerâmico antiderrapante evita escorregões e quedas. Também diminui o barulho durante as pisadas.

Conta com diversos modelos, tamanhos e estampas para se adequar perfeitamente ao seu projeto de decoração.

 

Piso cerâmico esmaltado

 

piso ceramico_esmaltada

A cerâmica é composta por uma mistura de argilas que passa por vários processos que prensagem e depois é queimada em altas temperaturas. A aplicação do esmalte é uma das últimas etapas da produção.

O componente é responsável pelo brilho e impermeabilização da cerâmica e esse tipo costuma ter a superfície mais lisa.

 

Piso cerâmico não esmaltado

 

piso ceramico_não_esmaltada

 

Aqui o processo de produção é o mesmo, mas, no final, o produto não recebe aplicação de esmalte. Essa versão tem valor mais baixo, porém com desgaste mais rápido e durabilidade bem menor.

 

Porcelanato

 

Muito resistente e durável, o porcelanato é feito a partir massa de porcelana com a mistura de outros materiais mais nobres. O custo é maior, e até os anos 90 o produto tinha que ser importado. Mas o aspecto final é bem bonito. Embora seja parecido com a cerâmica, não é a mesma coisa.

 

Conferir resistência do piso cerâmico é fundamental na hora da escolha

 

PEI (Porcelain Enamel Institute) é a sigla do instituto que regulamentou as normas de resistência do piso cerâmico.

Ele vai de 0 a 5 e indica o quanto o piso pode resistir ao desgaste por atrito e onde pode ser instalada, de acordo com o tráfego na área. Isso é importante para saber o tipo de cuidado na manutenção ao longo dos anos.

 

Confira na tabela:

Classificação PEIResistênciaInstalação
0 – zeroMuito baixaParedes
PEI 1BaixaResidências em que se caminha descalço ou com sapatos macios. Pode ser usado em banheiros e dormitórios.
PEI 2MédiaResidências ou áreas que se caminha com sapatos (exceto cozinhas, escadas e áreas de entrada e saída).
PEI 3Média/AltaTodos os cômodos, inclusive terraços.
PEI 4AltaLocais de intenso tráfego, mas com público moderado, como lojas e bancos.
PEI 5Muito AltaLocais abertos e com muito trânsito, como rodoviárias e restaurantes.

 

Aprenda a limpar o piso cerâmico

 

Uma casa limpa proporciona sensação de bem-estar e espaços muito mais agradáveis para os moradores. Também é uma forma de evitar doenças respiratórias e o acúmulo de germes e bactérias.

A higienização do chão é muito importante, já que o trafego de pessoas traz a sujeira da rua para dentro da sua casa. Confira algumas dicas para limpar o piso cerâmico de verdade e deixa a sua casa livre de agentes infecciosos. Você vai ver que é bem fácil!

 

1 – Elimine o pó todos os dias

 

O pó que se acumula no piso pode ser retirado todos os dias. Limpe com um aspirador de pó ou vassoura. Complemente a limpeza com passando um pano molhado. Em seguida, torça bem o tecido para secar o chão e evitar manchas.

Não é comum arranhar a cerâmica com a vassoura. Mas se o modelo de piaçava causar algum tipo de desgaste, opte pelos modelos de pelos ou por um esfregão.

 

2 – Use detergente para uma limpeza mais profunda

 

Regularmente será necessária uma limpeza mais pesada no piso de cerâmica. Use uma solução de detergente e água na proporção de uma colher de sopa a cada 5 litros. Esfregue bem com o auxílio de uma vassoura, especialmente nos rejuntes.

Retire a solução com um pano e seque em seguida. Isso vai manter seu piso brilhante e com aspecto sempre novo.

 

3 – Acabe com o rejunte encardido

 

O ideal é prevenir as manchas, fazendo a faxina semanal no seu piso. Mas caso o rejunte já esteja ficando encardido, uma solução simples vai resolver o problema. Aplique vinagre e álcool diretamente sobre a superfície e aguarde 20 minutos.

Depois é só esfregar o chão e retirar tudo com um pano úmido, secando logo em seguida.

 

4 – Água e detergente são suficientes até no banheiro

 

Lave o piso do banheiro pelo menos uma vez por semana com água e detergente. O uso de sabão em pó não é recomendado, pois pode deixar o chão embaçado. Nesse local, a água sanitária pode ser aplicada com moderação, para evitar mofo. E não se esqueça de secar imediatamente após terminar a limpeza.

 

Produtos abrasivos desgastam o piso

 

Além da limpeza diária é fundamental estar ao tempo ao tipo de produto que deve ser evitado. Use somente aqueles indicados para a cerâmica, sempre lendo o rótulo e os componentes.

Evite tudo o que tiver:

  • Soda;
  • Ácido;
  • Produtos à base de cloro.

Além de desgastar o revestimento, provocam manchas amarelas com o uso contínuo.

 

Recupere o esmalte do piso cerâmico

 

Como passar dos anos, o excesso de atrito e o uso inadequado de produtos químicos, o esmalte do piso cerâmico pode ficar desgastado.

Existem algumas formas de recuperar sua aparência original:

 

Aplicação de cera

 

Esse é um tratamento que usa uma cera específica para pisos cerâmicos. Parece uma espécie de resina que recupera o brilho do piso, depois de três aplicações, em média. Mas é necessário cuidar bem do chão em todo o processo e depois da finalização. O resultado é razoável, considerando-se o baixo custo.

 

Revitalização de piso

 

Essa solução é feita por empresas especializadas. O esmalte da cerâmica é revitalizado com o uso de equipamentos especiais, trazendo de volta as características originais do piso.

 

Tinta para piso cerâmico

 

Uma boa opção para quem não quer trocar o piso ou demandar várias aplicações de resina é a tinta para piso cerâmico. É preciso usar um produto próprio para o chão e ganhar revestimento novo em um piscar de olhos.

Aprenda também como limpar piso de madeira.

 

Dê vida nova ao piso cerâmico com a limpeza profissional Dr. Lava Tudo

 

Se o seu piso cerâmico está precisando de uma limpeza mais profunda, você precisa conhecer os serviços da Dr. Lava Tudo.

Contamos com maquinário de última geração e usamos produtos específicos para cada tipo de revestimento, recuperando a beleza original do chão da sua casa ou empresa.

Vamos até o seu endereço e seguimos todas as normas de saúde e segurança para esse tipo de procedimento.

Saiba mais sobre a limpeza de piso Dr. Lava Tudo e entenda porque contratar. (Esse serviço está disponível apenas no estado de São Paulo.)