Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Aprenda como limpar piso de madeira

Publicado em: quinta-feira, fevereiro 1, 2018piso de madeira - taco

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Você tem piso de madeira na sua casa? Hoje vamos ensinar a forma adequada para fazer a limpeza, sem prejudicar o material. Assim, você pode manter seu lar sempre bonito e agradável!

Charmoso, o piso de madeira deixa o ambiente confortável e combina com vários cômodos, indo da decoração rústica até a mais sofisticada.

É um material nobre, e, justamente por isso, requer cuidados especiais para garantir a sua beleza, durabilidade e características originais.

 

Piso de madeira: versatilidade em vários formatos e estilos

 

A decoração da casa deve ter a cara de seus donos, proporcionando conforto e bem-estar. O piso de madeira é uma opção muito escolhida nos acabamentos, justamente pela sensação de aconchego gerado pelo material.

Muito versáteis, estão disponíveis em muitas versões no mercado de construção e a escolha pode depender do projeto de decoração, do orçamento e até mesmo da manutenção do piso. Conheça os principais modelos:

 

Piso de madeira maciça

 

piso de madeira - maciça

Esse é um dos mais tradicionais dos pisos de madeira. São ótimos para ambientes mais sofisticados e clássicos, trazendo uma sensação de ambiente aquecido e pode ser lixado e refinado muitas vezes, para que fique sempre com aparência nova.

Não é indicado para ambientes suscetíveis à umidade, já que pode apresentar frestas e empenar no contato constante com a água.

 

Piso de madeira de demolição

 

piso de madeira - demolicao

Feitos a partir de material obtido em antigas construções o piso de madeira proporciona uma aparência única e, se bem cuidado, tem alta durabilidade.

É preciso pesquisar bastante, já que o preço varia muito, e comprar apenas em lugares de confiança, verificando se o piso realmente é de demolição ou recebeu tratamento para ficar com aspecto semelhante.

 

Taco

 

piso de madeira - taco

Os tacos podem ser uma opção belíssima para o revestimento do piso. Nos projetos atuais ele, vem sendo esquecido, porque muita gente o associa a apartamentos antigos. Porém, quando são bem cuidados e envernizados, ganham aparência nova que combina com vários tipos de móveis.

A instalação é demorada e deve ser feita por um especialista. A vantagem é que esse tipo de piso de madeira dura anos e pode ter cores diferentes, de acordo com a decoração da sua casa.

 

Parquet

 

piso de madeira - parquet

 

O parquet é um tipo de piso de madeira confundido com o taco, pois é fabricado com as mesmas placas de madeira. Esse material é maciço e muito nobre, o que resulta e espaços sofisticados e com acabamento diferenciado.

Mantendo alguns cuidados ao longo dos anos e aplicando verniz o parquet se mantem brilhante e muito bonito. Uma ótima opção para casas cheias de estilo.

 

Piso laminado: não confunda com os pisos tradicionais de madeira

 

piso de madeira - laminado

 

Um dos modelos mais procurados atualmente, o piso laminado é instalado de forma fácil e rápida, já que funciona com encaixe de macho e fêmea. São resistentes e a limpeza é muito fácil. Porém, não são feitos de madeira natural.

Eles recebem uma camada de revestimento que imita madeira – de forma incrivelmente parecida, com a vantagem de serem mais baratos. Entretanto, duram menos tempo que os de madeira verdadeira.

 

Como limpar o piso de madeira?

 

O piso de madeira demanda uma limpeza delicada, com cuidados especiais para não arranhar as tábuas e prejudicar o aspecto geral ao longo do tempo. Veja algumas dicas para facilitar a rotina de higienização em sua casa:

  • Para a limpeza diária e mais simples, é indicado o uso de vassoura de cerdas macias. Varra toda a extensão, retirando o pó que fica por cima.
  • Se preferir, em vez da vassoura comum, use uma vassoura elétrica ou o aspirador de pó, que vão deixar o processo mais rápido e eficiente.
  • Com o piso varrido, é hora de passar um pano úmido. No dia a dia, você pode usar apenas água, mas, pelo menos uma vez por semana, recomenda-se o uso de um desinfetante (diluído de acordo com as orientações do produto), para que o local fique mais higienizado e livre de germes.
  • Lembre-se de usar dois panos diferentes: um é o que será aplicado úmido para remover a sujeira. O segundo deve estar limpo e ser de material macio, e vai ser passado por último, para garantir que o piso fique totalmente seco. A umidade estraga a madeira, então essa é uma etapa fundamental.

Como tirar manchas do piso de madeira?

 

O piso de madeira não pode ficar molhado, então, se ele está com algum tipo de mancha, surge a dúvida: como remover a sujeira sem estragar o revestimento? Seguem algumas dicas infalíveis:

  • Deixou cair esmalte no chão? Use o removedor de costume e aplique somente sobre a mancha, sem misturar ou dissolver em nada.
  • Se o problema é mancha de vinho ou de café, use uma solução de água morna e álcool em partes iguais e aplique com a ajuda de um pano.
  • No caso de tinta de caneta (se amancha for muito recente), água e detergente neutro resolvem o problema.
  • Já as manchas de gordura saem com detergente desengordurante aplicado puro sobre o local. Depois é só remover tudo com um pano úmido e secar.

 

Outros cuidados na conservação do piso de madeira

 

O piso de madeira é muito delicado, por isso, além de saber como limpar, é necessário ter atenção a outros aspectos para a sua manutenção.

  • Não use produtos à base de silicone, pois pode prejudicar o aspecto do piso com manchas e criar camadas difíceis de serem removidas.
  • Encere somente os pisos que aceitam esse tipo de cuidado e use apenas produtos indicados para madeira. Além de deixar o chão escorregadio, a cera cria uma camada que dificulta a limpeza depois de um tempo. Peça orientação a um especialista, se for necessário.
  • Se precisar arrastar algum móvel, faça isso com a ajuda de um feltro, evitando riscar o chão e deixar o piso com um aspecto mal cuidado.
    Evite itens como água sanitária, esponja de aço e saponáceos. Eles também são prejudiciais para o piso de madeira.
  • Com o passar do tempo, aplique verniz natural para recuperar a beleza original da madeira.

Mantenha seu piso de madeira sempre limpo, bem conservado e com cara de novo: solicite serviços profissionais de limpeza e manutenção e conte com o suporte de quem realmente entende do assunto.

A limpeza de piso da Dr. Lava Tudo leva em conta a estrutura e composição do revestimento, usando os produtos adequados e técnicas que não danificam o material, tudo feito por profissionais treinados.

Solicite agora mesmo um orçamento e veja como podemos de ajudar!