Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Planejamento financeiro: 10 melhores dicas

Publicado em: terça-feira, janeiro 9, 2018planejamento financeiro

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


A Dr. Lava Tudo sabe da importância que seu dinheiro tem, por isso trouxe para você dicas de especialistas de como fazer seu próprio planejamento financeiro.

 

Ter uma garantia de um futuro melhor é o sonho de todo mundo. Mas, para que isso aconteça é de extrema importante fazer um planejamento financeiro,  seja no começo, no meio ou no início do mês, o que importa é a sua iniciativa para começar um planejamento.

É muito comum ter dificuldade em começar uma tarefa nova, porém tudo que é feito com persistência e muita dedicação dá certo. Por isso, tenha a iniciativa de começar, saia da sua zona de conforto e esteja determinado a poupar dinheiro e seguir o seu planejamento financeiro.

Para fazer isso com muita praticidade e sem sofrer, confira as 10 melhores dicas dos especialistas para começar seu próprio planejamento financeiro

 

10 dicas de como fazer seu planejamento financeiro

 

1. Trace objetivos

 

planejamento financeiro

 

A melhor maneira para ter foco e persistência a fim de alcançar algo é traçando objetivos e metas.

 

Antes de fazer seu planejamento financeiro, trace seus objetivos, sonhos e metas de vida. Dessa forma você verá com clareza onde quer chegar poupando dinheiro.

Pense em tudo o que você quer conquistar e coloque em uma lista, depois filtre e priorize os seus sonhos e metas mais importantes. Faça uma outra lista com essa ordem de prioridades

Coloque no papel todos os objetivos e sonhos que você deseja alcançar. O seu planejamento financeiro precisa de um motivo e um “porquê” muito claro.

Dessa forma, essas metas serão o benefício que você irá receber ao conseguir acompanhar e concluir todo o planejamento.

Essa etapa é muito importante, pois ela que será sua maior motivação para parar, planejar e executar todos os seus planos financeiros e econômicos.

 

2. Tempo para cuidar da sua vida financeira

 

Assim como qualquer outra parte da sua vida, as suas finanças precisam, mais ainda, de um tempo, dedicação e cuidado.

Por isso, sempre que receber o seu dinheiro,  aconselhamos que você reserve um tempo para atualizar suas planilhas e investimentos. Dessa forma, poderá acompanhar seus progressos e regressos, além do controle maior que terá sobre sua vida financeira.

 

3. Nunca gaste a mais do que ganha

 

Parece meio bobo e clichê falar isso, mas uma grande porcentagem da população brasileira realiza gastos desenfreados, e na maioria das vezes ultrapassam seu orçamento mensal.

Ou seja, nunca gaste mais do que você ganha. A vantagem do planejamento financeiro, é que com o tempo  irá aprender a gastar menos, a gastar apenas com aquilo que realmente precisa.

A melhor parte do planejamento financeiro é que ele irá te ajudar a enxergar o futuro e suas progressões, prevendo acontecimentos e traçando novos objetivos.

 

4.Faça uma reserva para futuras emergências

 

Reserva financeira, é uma quantia que deve ser separada todo mês para possíveis gastos futuros de emergência.

É muito importante que cada um de nós possamos ter a consciência de não viver apenas no presente, o futuro está logo aí e pode nos reservar coisas que não imaginamos. Essa quantia de dinheiro que será poupada todo mês, lhe trará uma garantia melhor de viver.

Essa reserva é muito utilizada em caso de perda de emprego, possíveis emergências médicas, mecânica do carro, algum reparo na domiciliar.

A quantia que você irá separar para poupar para essa reserva todo mês deve ser definida a partir das suas despesas fixas do mês, poupando um montante que poderá cobrir os futuros gastos emergenciais.

 

5.Compre somente o que precisa

 

Quem nunca foi a uma loja comprar um item e saiu com inúmeros outros que nem precisava? Sim, isso é um péssimo hábito, que para uns é fácil deixar de fazer, porém para outros nem tanto.

Um bom exemplo de como isso acontece, é quando você vai ao supermercado com fome e acaba levando muito mais do que planejava.

Por esse motivo, uma boa dica para comprar somente o que necessita é sempre fazer uma lista das coisas. Se contente em comprar somente aquilo que está na sua lista.

 

6. Seja realista

 

Uma das ações que mais complicam as pessoas é elas quererem ter uma vida que não tem. Seja bem realista com seus orçamentos e gastos, e a partir disso trace seus objetivos.

Compreenda que o sucesso financeiro é como uma escada, não tente correr ou avançar vários degraus de uma só vez. Tenha calma, e suba um degrau de cada vez.

Trace primeiro objetivos alcançáveis e vai aumentando sua dificuldade ao longo do tempo.

E principalmente, tome muito cuidado em não ser realista com o que você pode gastar.

 

7. Determine prazos para os objetivos acima

 

Depois de listar seus objetivos, metas e sonhos e coloca-los em ordem de prioridade, estabeleça um prazo para cada um deles.

É claro que você não precisa estabelecer um prazo exato, mas coloque para cada item em quantos anos você quer realizá-lo.

 

8. Saiba criar um orçamento

 

Um bom passo para o controle de suas finanças é começar pela criação de um orçamento pessoal.

Comece listando todos os gastos, entrada e saída financeira da sua conta corrente. Assim, você enxergará em quais lugares você gasta seu dinheiro!

 

9.Revise seu planejamento financeiro

 

Feito o planejamento, é só colocar em prática. E para que ele continue dando retorno, marque uma data para revisar seu planejamento financeiro pelo menos uma vez ao ano. Dessa forma você fará o balanceamento dos objetivos que você conseguiu alcançar e até traçar novos.

 

10. Empresas especializadas

 

Procure sempre comprar e contratar empresas que além de lhe proporcionar economia, faz o serviço bem feito, a ponto de não precisar repeti-lo.

Conheça os serviços da Dr. Lava Tudo e saiba como nos te ajudamos a economizar em limpeza de estofados!