» Puff de garrafa PET: uma opção sustentável para sua casa

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

Puff de garrafa PET: uma opção sustentável para sua casa

Publicado em: quinta-feira, julho 5, 2018puff de garrafa pet

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Decorar sua casa utilizando materiais recicláveis é uma tendência. Quem acompanha sites e revistas de decoração, sabe que há todo um segmento voltado para a sustentabilidade. É prático, barato e bonito! Um puff diferente pode ser o que falta para você dar aquele toque especial em seu quarto, escritório ou na sala de visitas. Por que não fazer esse puff de garrafa PET?

O que poderia ser lixo, na verdade pode ser um material de qualidade e base para produção de novos artigos. Você pode fazer de tudo utilizando a criatividade e um bom guia com passo a passo.

Curtiu a ideia? Então você vai adorar as dicas da Dr. Lava tudo sobre como fazer um puff de garrafa PET. Continue a leitura e confira!

Por que fazer um puff de garrafa PET?

puff de garrafa pet

No último século, o ser humano descobriu o plástico como um recurso versátil e barato para embalagens. Até mesmo nos dias de hoje, grande parte da sua compra mensal de artigos industrializados são envolvidos com plástico, não é mesmo?

Garrafas de refrigerante, embalagens de comida congelada e de carne, garrafinhas de suco, molhos, bebidas infantis… a lista não tem fim.

Embora ele seja um material reutilizável, que pode ser transformado para ser utilizado novamente por meio de processos industriais, mais de 13 toneladas de plástico são despejadas no oceano a cada ano. A expectativa da Organização das Nações Unidas é que até 2050 haja mais plástico do que peixes no mar.

A solução para isso, além da redução do consumo de plástico – o famoso consumo consciente – é a reciclagem.

Coleta seletiva

Com a coleta seletiva, é possível fazer um destino sustentável ao plástico e a outros materiais. Para isso, basta que em seu dia a dia você separe seu lixo. O que é resíduo de alimentos fica em um recipiente e vai embora com o lixo diário, com o caminhão de lixo que atende seu bairro. Mas, latas de alumínio, vidro e plástico podem ser separados, cada um em um local diferente e destinado para reciclagem.

Algumas cidades, principalmente capitais, contam com a coleta seletiva de lixo. Mas se você não tem esse serviço disponível, pode contar com associações e cooperativas que cuidam para que o destino final desse tipo de material seja o processamento para criação de novos plásticos, vidros, etc.

No Brasil, esse material costuma ser utilizado por fábricas para a criação de carpetes de veículos, novas embalagens e fibra têxtil.

Reutilização de garrafas PET

Atualmente, no Brasil, apenas metade das garrafas PET utilizadas são recicladas. Por isso, é importante cada um fazer a sua parte. Além da coleta seletiva, você mesmo pode fazer uso de garrafas PET para criar objetos para sua casa.

Há quem as utilize para separar determinados alimentos (como arroz ou feijão), mas você pode colocar sua criatividade para funcionar e criar porta-lápis, vasinhos de plantas, organizador de brincos, etc. Sempre colocando um pouco do seu estilo para ficar bonito e funcional.

Pensando nisso, aqui vai o passo a passo para você aprender a fazer um puff de garrafa PET!

O que você vai precisar para fazer um puff de garrafa PET?

Você vai precisar de poucos materiais para criar seu puff de garrafa PET. Praticamente tudo você vai encontrar em sua própria casa e com um pouco de dedicação do seu tempo vai ter um puff de garrafa PET pronto para ser utilizado – e apreciado!

Esses são os itens necessários:

  • 32 garrafas PET de dois litros (comumente utilizadas como embalagens de refrigerantes) devidamente limpas e secas.
  • 1 faca, tesoura ou estilete.
  • 1 rolo de fita adesiva grossa e transparente;
  • Espuma (você pode aproveitar para reutilizar uma almofada ou travesseiro velho que esteja pensando em descartar)
  • Cola
  • O material que desejar para envolver o pufe (você pode encapar com tecido, lona ou o que mais sua criatividade pedir).

Agora vamos ao passo a passo!

Como montar?

puff de garrafa pet

Após juntar todo o material necessário, chegou a hora de colocar a mão na massa para criar seu puff de garrafa PET. Todo o processo demora apenas uma manhã ou uma tarde, vai depender apenas do seu ritmo.

Cortando e juntando as garrafas

  1. Corte 16 garrafas no nível em que elas afunilam. Dessa maneira, você retira a parte superior da garrafa e cria uma abertura maior.
  2. Separe as garrafas PET em pares, uma cortada e a outra em seu formato original.
  3. Junte uma garrafa cortada com uma que não foi cortada, encaixando-as de modo que o fundo de cada garrafa fique nos extremos.

Montando seu puff de garrafa PET

  1. Considerando que agora você tem 16 estruturas de garrafa PET, separe-as em quatro fileiras de quatro garrafas.
  2. Prenda cada uma dessas fileiras de quatro garrafas com a fita adesiva.
  3. Quando cada fileira estiver pronta e unida, junte todas as fileiras com a mesma fita, formando um quadrado.
  4. Pegue a espuma (ou o travesseiro ou a almofada que você separou) e prenda-a com a fita na parte superior da estrutura de garrafas que você montou. Essa parte ficará macia e deve ser onde você irá sentar em seu puff de garrafa PET.

Acabamento

  1. Com o tecido, lona ou material que você separou, encape a estrutura de garrafas e a espuma que você montou.
  2. Para isso você pode utilizar a cola.
  3. Se quiser, faça enfeites na lateral!

Deixe sua criatividade falar mais alto para criar seu puff de garrafa PET

O passo a passo ensinado é para fazer um puff de garrafa PET tradicional. Mas, você pode variar nas formas do seu puff, basta ordenar as garrafas do modo como desejar. Ele pode ser triangular, retangular, em formato de flor, etc.

Dessa maneira, além de criar uma peça de decoração funcional e ecologicamente correta, você acrescenta um estilo bem original e característico para o ambiente!

Não se esqueça de sempre cuidar do seu puff para que ele fique sempre com aspecto de novo. Não é porque vem do lixo que não deve ser bem cuidado, não é?

A Dr. Lava Tudo tem soluções para todo tipo de limpeza, inclusive para que seu puff fique limpo e em perfeito estado. Quer saber mais? Confira o serviço oferecido para limpeza de puff!

https://drlavatudo.com/blog/puff-de-garrafa-pet/
Dr. Lava Tudo
puff de garrafa pet

 

Receba descontos e conteúdos exclusivos assinando nossa Newsletter!


Confira nossos posts mais recentes:


  • Naiara Azevedo é cliente da Dr. Lava Tudo

  • Thaeme Mariôto conta com a ajuda da Dr. Lava Tudo

  • Como tirar mancha de molho barbecue de roupas, tecidos e estofados!


  • ebooks gratuitos de limpeza

    descobriu no colchão


    Você também pode gostar de: