Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Puff de pneu: decoração barata e sustentável!

Publicado em: segunda-feira, agosto 13, 2018puff de pneu

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Já pensou em fazer seu próprio puff de pneu?

Quem ama decoração quer sempre ter peças únicas, com aquele toque de personalidade. E é por isso que os chamados “Do It Yourself” ou DIY são tão amados. Fazer suas próprias peças de decoração é uma ótima forma de garantir a exclusividade e ainda economizar.

Fazer um puff de pneu é uma excelente forma de colocar o DIY em prática e ainda é uma solução benéfica para o meio ambiente.

Continue a leitura e aprenda a fazer o seu!

Está preocupado com o meio ambiente? Veja como fazer seu detergente caseiro e reduza a poluição das águas.

Por que fazer um puff de pneu?

puff de pneu

Além da questão estética, fazer um puff de pneu é uma solução econômica, já que você irá reaproveitar o pneu e utilizar materiais baratos na produção.

Mas a maior importância dessa peça é o quanto ela é sustentável. Ao reutilizar pneus descartados para fazer seu puff, você evita que ele fique no meio ambiente, prejudicando a natureza.

Você sabia que o tempo estimado de decomposição de um pneu é de 600 anos? Durante esse período, quando em contato com o Sol e a chuva, ele elimina toxinas que contaminam o solo, o lençol freático e a atmosfera.

Ainda precisamos ressaltar a questão da saúde pública. Afinal, pneus mal descartados podem acumular água, o que contribui para a proliferação de organismos causadores de doenças – como a dengue, malária e febre amarela.

Ou seja, ao fazer um puff de pneu, você estará evitando essa poluição e ainda pode repassá-lo ou revendê-lo para outras pessoas enfeitarem suas casas.

Você sabia que existe um dia inteiro destinado à conscientização pelo meio ambiente? Confira tudo aqui.

O que vou precisar para fazer meu puff?

Mas então vamos às questões práticas para você aprender a fazer o seu puff de pneu.

Você vai precisar de:

  • 2 pneus (ou três, caso você prefira um assento mais alto. Nesse caso ele funcionará mais como banco);
  • 2 parafusos;
  • 1 arame;
  • 1 chapa de MDF cortada na forma circular, no mesmo diâmetro dos pneus;
  • Cola de sapateiro;
  • Espuma;
  • Materiais para encapar os pneus. Aqui vale tudo, o que importa é usar a imaginação para deixar o puff de pneu com o seu gosto. Podem ser tecidos, cordas trançadas, sisal, crochê, couro, etc.

Observações:

Caso você não tenha os pneus sobrando em casa, é só passar em uma borracharia e pedir duas unidades. Os pneus em desuso terão preço superbaixo.

É importante verificar antes se os pneus possuem o mesmo tamanho e mesmo aro, para que fiquem equilibrados quando forem empilhados.

Como fazer?

  1. O primeiro passo é lavar os pneus com água e detergente/sabão ou com um pano com álcool. Retire qualquer objeto que esteja eventualmente preso na borracha, como pregos, gomas de mascar, entre outros;
  2. Agora, é hora de unir um pneu ao outro. Faça três furos em cada pneu, formando um triângulo – os furos serão na parte de cima do pneu que ficará embaixo e na parte de baixo do que ficará em cima;
  3. Una os pneus prendendo-os com o arame. Se preferir, pode colá-los também com a cola de sapateiro;
  4. Agora, faça dois furos na parte de cima do pneu que ficou por cima. Faça também dois furos no disco de MDF;
  5. Prenda as duas peças com os parafusos e cole o MDF na parte de cima com a ajuda da cola de sapateiro. É esse disco que tornará possível se assentar no pneu;
  6. Se você quiser, cole a espuma no formato no MDF para deixar o assento mais macio;
  7. Agora, é o momento de usar a criatividade e encapar o seu puff de pneu.

Aprenda também como fazer puff de garrafas pet.

Dicas de decoração com puff de pneu

Enrole sisal ou corda trançada

puff de pneu

Para dar um ar mais rústico ao puff, uma boa dica é fazer o acabamento externo enrolando sisal ou corda trançada.

Comece pelo centro do puff, na parte superior, prendendo a corda com um parafuso ou grampo. Depois, é só ir desenrolando-a no sentido horário, sempre para baixo. Ao chegar no fim, prenda a ponta no pneu.

O objeto fica despojado, mas ao mesmo tempo moderno e sofisticado.

Faça-o de mesinha central

puff de pneu

Além de assento, esse móvel multiuso pode ser usado de mesa central na sua sala de estar, na varanda ou terraço.

Como você instalou o MDF, a superfície fica plana e segura para apoiar copos, pratos, livros e vasos. Nesse caso, dispense a espuma para deixar a mesa mais firme.

Coloque pés palito

puff de pneu

Se você estiver empolgado no DIY, uma opção é instalar pés palito embaixo do puff de pneu. Assim, ele fica mais alto e mais estiloso.

Esse tipo de pé é uma forte tendência no mercado de design de interiores e você pode encontrá-los em lojas de materiais de construção.

Encha-o de flores

puff de pneu

Essa é uma forma inusitada. Seu puff deixa de ser assento para se tornar peça da decoração do jardim, que tal?

É só colocar flores no centro do puff e curtir as cores no jardim – nesse caso, elimine o passo que envolve o MDF. Lembre-se de tampar o pneu completamente para evitar que acumule água. Se possível, faça furos na parte de baixo para dar vazão à água.

Crie um ambiente de leitura no quarto do seu filho

puff de pneu

Para criar esse ambiente e estimular a leitura, faça o puff com apenas um pneu, para ficar mais baixo, na altura da criança.

Coloque os puffs no quarto do seu filho ou no local em que ele costuma brincar, próximos a prateleiras com livros ou revisteiras, e encha o espaço de almofadas coloridas.

Gostou da ideia de unir reciclagem e decoração? Confira as dicas da Dr. Lava Tudo e junte o melhor dos dois mundos para deixar sua casa linda e sustentável!