Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Rack de pallet: como fazer + 6 modelos para se inspirar!

Publicado em: quarta-feira, outubro 10, 2018rack de pallet

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


 

Você quer dar aquela renovada em sua sala, mas está sem ideias e sem muita grana para gastar? Uma solução prática e sustentável é você mesmo fazer um rack de pallet!

 

Gostou da ideia? Confira algumas dicas e passo a passo para criar seu próprio rack de pallet, do jeito que você quiser!

 

O pallet de madeira e suas utilidades

 

O pallet é um exemplo bem prático de que qualquer material pode ser reaproveitável. Utilizado para transporte de grandes mercadorias e até mesmo de frutas e legumes do sacolão próximo à sua casa, muitas vezes eles são jogados fora.

 

No entanto, ali se esconde um grande potencial para decorar a sua casa. Inclusive, vem sendo apontado com tendência de decoração.

 

Com ele você pode criar um móvel novo, como sofá, estantes, prateleiras, rack e o que mais sua criatividade permitir.

 

O melhor é que sai muito mais barato do que adquirir um móvel em uma loja e ainda contribuir para o meio ambiente. Sem contar que ter um artigo de decoração feito por você mesmo, é motivo para se orgulhar ainda mais do seu cantinho.

 

Aprenda também como fazer sofá de pallet!

 

Rack feito de pallet: entenda suas necessidades!

 

Na hora de construir o seu rack de pallet perfeito, antes de tudo, você precisa entender quais são as suas necessidades com relação ao móvel.

 

Do ponto de vista da utilidade dele, o que você quer colocar? Serão livros? Artigos de decoração? Precisa de uma prateleira maior que a outra? Quer ter uma parte fechada para guardar coisas longe dos olhos do visitante?

 

E com relação à mobilidade? Você vai precisar tirar seu rack do local várias vezes? Seja para fazer uma limpeza ou porque você gosta de mudar a decoração de tempo em tempo?

 

E o que mais combina com seu cômodo? Ele deve ser mais rústico? Você precisará tratar a madeira para dar um acabamento com a cor que você quer?

 

Essas são questões relevantes na hora de fazer seu rack de pallet. A partir das suas preferências é que você escolherá o modelo ideal para só então colocar a mão na massa!

 

Rack de pallet como fazer?

 

Se você já sabe a utilidade que seu rack de pallet deve ter, aqui vão seis modelos com seu modo de fazer. Siga o passo a passo e deixe sua casa ainda mais bonita!

 

  1. Rack de pallet simples

 

rack de pallet

 

Veja o que você vai precisar para fazer seu rack de pallet:

 

  • De dois a quatro pallets, dependendo do tamanho que você quer que seu rack tenha;
  • Lixa fina, nº 220;
  • Lixa fina, nº 80;
  • Serrote;
  • Pincel;
  • Verniz;
  • Pregos;
  • Martelos.

 

Veja como fazer:

 

  1. Serre seus pallets ao meio, para depois colocar um sobre o outro.
  2. Utilizando a lixa grossa, lixe toda a madeira até ficar por igual, retirando as imperfeições da superfície.
  3. Quando já estiver do jeito que você pretende, utilize a lixa fina apenas para dar o acabamento.
  4. Utilize um papel toalha ou um pano limpo para retirar o excesso de pó da madeira.
  5. Com o pincel, passe verniz na madeira.
  6. Uma os tablados de pallet de modo que fique do tamanho que você quer. Tanto de altura (colocando um sobre o outro e prendendo) quando de cumprimento, anexando com os pregos um ao lado do outro. Utilize quantos pregos julgar necessário para que seu móvel fique firme.

 

2. Rack de pallet com gavetas

 

rack de pallet

 

Embora seja um pouquinho mais complicado, também é possível colocar gavetas em seu rack de pallet. Leve em consideração o passo a passo do rack simples e acrescente essa etapa:

 

  1. Para que seu rack de pallet tenha gavetas, você deve ter as medidas exatas da divisória onde ela será instalada.
  2. Corte o pallet que você utilizará para a gaveta de acordo com esse tamanho, considerando que ele deve ficar com a parte de cima destampada.
  3. Se você teve que serrar alguns dos lados para diminuir o tamanho, utilize pregos para unir novamente as madeiras.
  4. Corte uma ripa da madeira para apoiar a gaveta e a coloque no rack, na divisória escolhida para ter a gaveta. Seu tamanho deve ser a diferença entre a altura da gaveta em si e o tamanho do local onde ela vai ficar localizada.
  5. Caso queira puxadores e deslizamento da gaveta com rodinhas, é necessário comprar os adereços numa casa de construção e instalar em sua gaveta.

 

Veja também: Aprenda a fazer um puff de pneu! Essa também é uma ótima forma de reutilizar o pneu e contribuir para o meio ambiente.

 

3. Rack com divisórias

 

rack de pallet divisorias

 

Os pallets contam com várias ripas de madeira na peça inteira. Isso permite que você possa serrar para obter tamanhos diferentes e divisórias. Esse modelo é prático para quem quer organizar coisas diferentes no rack e não é difícil de ser aplicado.

 

Veja só:

 

  1. Planeje quantas divisórias você quer em seu rack de pallet. Vamos supor que seja uma divisória e uma prateleira para exemplificar.
  2. Na hora de separar as peças de pallet, corte de modo que a parte lateral forme uma divisão. Como as peças são iguais, ao unir uma à outra, elas vão criar a divisória que você quer.
  3. Caso seja necessário, você pode desmontar um pallet inteiro e cortar as ripas do tamanho que você quer, utilizando um prego para colocar as ripas e criar a divisória.
  4. No caso de prateleiras, utilize os pallets sobrepostos.

 

4. Rack suspenso

 

rack de pallet

 

Um rack suspenso é o modelo que não encosta no chão, sendo anexado diretamente na parede. Para ter um desse tipo em sua casa, você pode fazer um dos modelos acima, de acordo com sua preferência e apenas instalá-lo.

 

Para a instalação, você pode utilizar mãos francesas, ligando o móvel à parede, ou parafusos internos de sustentação.

 

5. Rack de pallet com rodinhas

 

rack de pallet

 

Para que seu pallet tenha fácil mobilidade, você vai precisar colocar rodinhas nele. Dessa forma, você não precisará arrastar o móvel quando precisar tirá-lo do lugar, o que pode, inclusive, facilitar que ele estrague com o passar do tempo.

 

Para isso, você vai precisar comprar um conjunto de rodinhas. Algo que você encontra em qualquer casa de construção.

 

A quantidade de rodinhas vai de acordo com o tamanho do seu rack. Se ele for pequeno, quatro bastam. Se for um pouco mais cumprido, serão necessários três pares. Identifique corretamente a necessidade a partir do tamanho.

 

As rodinhas já vêm com um suporte para serem anexadas, basta acoplar ao rack de pallet que você montou utilizando parafusos e uma chave de fenda.

 

6. Painel e rack de pallet

 

rack de pallet

 

Agora você já sabe como fazer um rack de pallet, certo? Mas, e se quiser ter um painel para sua TV que combine perfeitamente com o rack que você fez?

 

Para isso, basta fazer também um painel de pallet. Nesse caso, é muito simples:

 

  1. Com uma peça de pallet do mesmo modelo da que você fez seu rack, retire a parte de cima, conhecida como estrado. Provavelmente você vai precisar de duas peças para acomodar a TV e deixar de um tamanho proporcional ao do rack.
  2. Dê o mesmo tratamento à madeira que você deu na execução do seu rack de pallet.
  3. Utilizando uma furadeira e parafusos, pregue na parede de modo que as duas peças fiquem lado a lado, centralizando onde o rack está localizado.
  4. Verifique o suporte de televisão apropriado para a sua e instale diretamente no pallet.

 

Pronto, você terá um painel combinando com seu rack de pallet!

 

Quer saber mais truques sobre reciclagem e decoração? A Dr. Lava Tudo tem várias dicas reunidas para você manter sua casa linda e sustentável!