Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Resumo
Você sabe o que é upcycle? Nada mais é do que reutilizar objetos que iriam para o lixo, transformá-los e adequá-los à uma nova função. Atitudes sustentáveis como essa são medidas positivas para diminuir o impacto da ação humana no meio ambiente. E neste post você confere quatro dicas de reciclagem e decoração para enfeitar sua casa e ambiente de trabalho.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente – (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), apontou que são coletados, diariamente, cerca de 14 milhões de quilos lixo na cidade de São Paulo. Número bastante assustador, não é mesmo?! Isso mostra o quão importante a reciclagem é na redução do impacto humano no meio ambiente.
Programas de reciclagem do governo são relevantes para conscientizar a população, mas a iniciativa também tem que partir de casa, sim, da nossa casa. Adotar medidas de reciclagem ou reutilização do lixo faz toda a diferença e ainda conseguimos criar objetos de decoração, e só precisamos mesmo de um empurrãozinho e criatividade!
Confira abaixo, quatro dicas de reciclagem e decoração, reutilizando o lixo para deixar nossa casa ou ambiente de trabalho totalmente renovados:
Reciclagem e decoração | Roupa velha
Sabe aquele seu jeans velho ou vestido que não te serve mais? Pois é, eles podem ser transformados em objetos de moda e decoração, como bolsas e tecidos para almofadas.
Reutilize também toalhas e cobertores: eles podem servir como cama de animais de estimação ou podem se tornar utensílios de limpeza.
Reciclagem e decoração | Vidro
O vidro é 100% reciclável, pois não se decompõe no meio ambiente, mas a boa notícia é que esse objeto é um dos mais fáceis para se reutilizar. Quem não tem potes de vidro amontoados no armário, não é mesmo?! Mão na massa agora: pode pegar aquele pote de azeitona esquecido, aquela garrafa de bebida alcoólica bonita mais vazia e decorar sua casa.
Reciclagem e decoração | Garrafas plásticas
A reutilização de garrafas plásticas é aconselhada apenas para artigos de decoração e utilidade. Sabe as garrafinhas de água? Então, elas foram produzidas para serem descartadas após o primeiro uso, pois podem abrigar grande quantidade de bactérias nocivas à saúde.
Reciclagem e decoração | Caixote
Passo a passo para reutilizar e decorar caixote
Para fazer a reciclagem e decoração de caixote, você vai precisar de:
Na preparação da madeira (antes de decorá-la) você vai precisar de alguns materiais e ferramentas nada caros:
- Lixa 60/80 para lixar as áreas maiores;
- Lixa 100 para áreas menores e de difícil acesso;
- Pano úmido;
- Pincel (qualquer tipo ou tamanho);
- Tinta (verniz, tinta PVA , acrílica, esmalte base água, esmalte sintético, entre outros);
- Recipiente (plástico ou vidro).
Primeiro passo
- Com a lixa 60 ou 80, lixe o caixote, as ripas de madeira, por dentro e por fora do caixote;
- Utilizando a lixa 100, passe nos cantos e nos encontros das ripas.
Segundo passo
- Com um pano úmido, tire o pó do caixote (e capriche).
Terceiro Passo
- Antes de aplicar a decoração, é importante pintar o caixote com tinta;
- Portanto, despeje a tinta em um recipiente e aplique-a por toda a superfície do caixote;
- Deixe a primeira demão secar por 2 horas e então aplique a segunda demão.
Dica extra: Caso queira obter uma cor mais viva, aplique primeiro tinta branca e depois aplique a tinta colorida desejada.
Quarto Passo
- Com o caixote já seco, aplique a decoração desejada;
- Você pode obter por fazer uma arte utilizando papel ou tecido, use a criatividade!
Obs.: Você pode utilizar cola colorida, flores, laços, poá, tecidos com estampas, etc.
Quinto Passo
- Pensando na maior durabilidade do caixote reutilizado, aplique uma camada de verniz (de sua preferência) para finalizar a arte.
Como reciclar em casa?
A coleta seletiva é feita a partir da divisão de três tipos de resíduos: o lixo orgânico, lixo material não reciclável e lixo material reciclável:
- Lixo orgânico: é todo resíduo de origem vegetal ou animal (comida, por exemplo);
- Lixo não reciclável: esse tipo de resíduo não pode ser descartado no lixo comum em função do alto nível de poluição e contaminação do meio ambiente (eletrônicos, pilhas, lâmpadas, óleo de veículo, etc);
Dica extra: Muitos estabelecimentos recolhem estes produtos e os encaminham à empresas especializadas no descarte apropriado.
- Lixo reciclável: todo material que, após seu uso original, pode ser reutilizado para fabricação de novos produtos.