Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

As 5 Reclamações mais comuns de hotéis e pousadas: entenda os problemas e saiba como evitá-los!

Publicado em: terça-feira, abril 10, 2018reclamações-hoteis-pousadas

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Você sabe quais as principais reclamações dos brasileiros em relação a hotéis e pousadas? Entender as queixas dos hóspedes é essencial para aprimorar os serviços e deixá-los satisfeitos!

E esse é o momento de investir nas melhorias. Afinal, após um período de crise, o mercado de turismo voltou a crescer. Em 2018, embora as viagens estejam mais curtas, o setor já apresenta um aumento em torno de 10%. Isso é resultado das facilidades no pagamento e das diferentes ofertas disponibilizadas para o consumidor.

As novas tecnologias também têm auxiliado os turistas a viajarem, além de serem um meio importante para encontrar avaliações de quem já passou pelo menos destino. As avaliações se tornam um filtro na hora de encontrar o lugar perfeito para se hospedar.

Por isso, listamos aqui as principais queixas reclamações mais comuns em hotéis e pousadas registradas em sites como o TripAdvisor, Reclame Aqui, e AirBnb.

Conheças as reclamações recorrentes em hotéis em pousadas

reclamações hotel

Seja a trabalho ou a lazer, todo turista gosta de ficar hospedado em um lugar confortável e compatível com a oferta anunciada.

Hotéis e pousadas que possuem quartos abafados, bagunçados ou muito diferentes das fotos divulgadas no site se tornam um problemão para o hóspede. Sem contar que tudo isso pode sujar a imagem da hotelaria.

1 – Propaganda enganosa

Nas fotos, o quarto parece ser espaçoso, iluminado e muito confortável. Quando a estadia começa, a realidade é outra: pouco espaço, quanto escuro e cama com colchão duro.

Essa é uma das reclamações mais comuns de hotéis e pousadas, que divulgam bem mais do que realmente têm a oferecer.


Interrompemos esse post para te alertar sobre algo muito sério!

Imagine chegar em casa após um dia de trabalho cansativo. Tudo o que mais deseja é assistir uma série com pipoca e relaxar no sofá.

Seria perfeito se o seu estofado não estivesse encardido e com mau cheiro. Você não merece esse desconforto! Pior ainda é a sujeira invisível, que traz alergias e doenças respiratórias. Apenas 1g de poeira pode conter 10 milhões de ácaros!

Mas isso é fácil de resolver e podemos te ajudar!

Calcule AGORA quantos ácaros estão vivendo com você e descubra se é hora de chamar a Dr. Lava Tudo em sua casa!

2 – Sujeira

Outra reclamação comum é sobre a sujeira. Em grandes hotéis, o mais comum são detalhes sobre organização ou cheiro de mofo em determinadas áreas da hotelaria.

Já em casas, pousadas e outros tipos de hospedagem, há reclamações mais graves, como falta de limpeza nos banheiros, infestação de ratos e baratas e até comida podre na geladeira.

3 – Falta de atenção e/ou dificuldade para falar com o responsável

Ao se deparar com uma situação de incômodo, o hóspede demanda a atenção de um gerente, anfitrião ou outra pessoa que se responsabilize pelo problema. A dificuldade, é que nem sempre há alguém disponível, agravando ainda mais a ocorrência.

4 – Itens que provocam alergia

alergia respiratoria

Essa é outra das reclamações mais comuns em hotéis pousadas: a alergia provocada por mofo colchão, travesseiro ou outros itens do quarto. O problema pode ser provocado por falta de ventilação, descuido com a manutenção do colchão e estofados ou excesso de umidade.

5 – Ar condicionado estragado

Em um país tropical como o Brasil, o controle da temperatura é fundamental para que a viagem seja agradável. Se hospedar em um hotel com quartos muito quentes e sem nenhum conforto térmico prejudica toda a estadia.

Aprenda a usar as reclamações a favor da empresa

Ter o nome da empresa envolvida em uma reclamação pode prejudicar a imagem e afastar futuros hóspedes. Para que isso não aconteça, use os canais de atendimento ao consumidor como aliados.

Monitore as plataformas de reclamação e não deixe nenhum cliente sem resposta. Verifique a procedência da situação e enxergue nos apontamentos uma chance de promover melhorias.

Alguns canais digitais solicitam avaliação do consumidor sobre a resolução do problema. Se o hotel ou pousada concluir a questão de forma positiva, o evento pode se transformar em uma oportunidade para novos negócios.

Aja preventivamente e evite reclamações no seu hotel ou pousada

Tratar as reclamações de forma positiva é fundamental para manter um bom relacionamento com o hospede.

Mas, mais do que resolver o problema, o ideal é evitar que ele aconteça. Confira nossas dicas para evitar as reclamações mais comuns em hotéis e pousadas no seu negócio.

Crie uma rotina de limpeza em todo o hotel

A limpeza do hotel é o cartão de visita para o hóspede. É a primeira coisa que ele nota e, se houver algum incômodo, vai impedir que ele volte a se hospedar com você.

Crie uma rotina de higienização, planeje como ele deve ser feita e estabeleça as melhores práticas, sistematizando todo o processo.

Faça manutenção da estrutura

Fique sempre de olho nas paredes, pisos e toda a estrutura da hotelaria. Esteja atento a pequenos reparos que podem se tornar grandes reformas, caso não sejam feitas no tempo certo.

Mantenha os colchões livres de ácaros

Imagine o cenário: o cliente chega no hotel, mas, em vez de relaxar, sofre com tosse, irritação na pele e outros sintomas de alergia. Isso pode acontecer facilmente se seus colchões não forem bem cuidados. A falta de limpeza permite a proliferação de ácaros e outros germes, que podem causar alergias.

Use protetores nos colchões, mantenha o quarto arejado e, limpe o colchão periodicamente mantendo-o limpo e protegido contra microrganismos alergênicos.

Conte com o apoio de uma empresa de limpeza

empresa de limpeza

Além de planejar a limpeza com os funcionários do hotel, o suporte de uma empresa terceirizada ajuda a garantir alta qualidade na higienização de todo o espaço.

Itens como carpetes, piscinas e colchões são limpos de maneira eficiente, afastando bactérias e deixando os hóspedes mais satisfeitos.

Se você quer evitar as reclamações no seu hotel, aproveite todos os benefícios da limpeza profissional. Conheça o portfólio da Dr. Lava Tudo e veja como podemos aprimorar o serviço que seu negócio oferece!