logotipo dr lava tudo

Case de sucesso: Como a Dr. Lava Tudo se tornou a maior empresa de limpeza em domicílio da América Latina


Com apenas 9 mil reais em mãos e a ideia de ajudar pessoas a elevarem o bem-estar através de limpezas de estofados em domicílio, os três jovens mineiros de 25 anos, Felipe Ataíde, Frederico Soares e Gianfrancisco Gandra, fundaram em 2012 a Dr. Lava Tudo. Hoje a empresa atua em 150 cidades e tem em seu portfólio o atendimento de mais de 300 mil clientes.

A ideia surgiu de um brainstorming entre os jovens, que são amigos de escola, sobre ideias de empreendedorismo de alto impacto. Eles perceberam que tinham habilidades complementares (um economista, um advogado e um administrador) e que poderiam trabalhar juntos para montar uma empresa de sucesso.

Após avaliarem mais de 100 ideias de negócios, os jovens selecionaram os mercados com o maior potencial de crescimento e depois de um ano de estudo, entenderam que o mercado bem-estar e limpeza em casa possuía grandes oportunidades de melhoria em termos de profissionalismo, técnica e procedimentos.

Para Gian, um dos sócios fundadores, o objetivo da empresa é levar mais qualidade de vida e conforto até a casa dos clientes. Segundo ele, a sujeira e a poeira cotidiana sempre foram grandes preocupações domésticas e, antes da Dr. Lava Tudo, as opções eram limitadas: trocar os móveis sujos por novos ou levá-los até uma lavanderia. Essas soluções além de muito caras, geram desconforto e despendem muito tempo.

Para resolver esse desafio e inovar no mercado de limpeza em domicílio, os jovens importaram equipamentos italianos, produtos japoneses e desenvolveram um procedimento revolucionário de limpeza à seco, 100% delivery, que deixa os estofados, tapetes e outros itens de casa limpos em até 1 hora.

O processo seletivo dos prestadores e o atendimento ao cliente foi inspirado na metodologia de grandes empresas como a Disney e a Zappos. Atualmente, o slogan da Dr. Lava Tudo é: “Doutores em conforto e bem-estar”, e a empresa tem como principal garantia: “Ou você ama nossos serviços ou voltamos e fazemos de graça”.

Em 2 anos, a empresa alcançou a liderança de mercado em Minas Gerais e começou seu projeto de expansão nacional. Hoje já atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Paraná e no Distrito Federal. Totalizando um campo de atuação que abrange mais de 150 municípios.

Os empreendedores reaplicam todo resultado gerado, ano a ano, na própria empresa e para facilitar a solicitação dos serviços, em 2018, investiram mais de um milhão de reais em tecnologia. Assim os clientes conseguem solicitar todos os serviços online, selecionando os móveis que desejam limpar e escolhendo o melhor dia e horário em poucos segundos pelo website da empresa. Dessa forma, o prestador especialista (doutor) chega no dia, horário e local combinado para executar o serviço.

“Apesar do pouco investimento inicial tínhamos muita força de vontade, disciplina e um conhecimento de gestão focado no cliente, que ano a ano fez o negócio crescer de forma acelerada”, comenta Gian.

Atualmente, a Dr. Lava Tudo conta com mais de 400 funcionários, colaboradores e prestadores de serviços.

Em 2018 a Dr. Lava Tudo foi campeã do prêmio Época, na categoria Higiene e Limpeza, que elege a empresa com o melhor atendimento ao consumidor, além de atender famosos como Ana Maria Braga, Danilo Gentili, Nayara Azevedo, Kelly Key, entre outras celebridades. As metas para 2019 são inaugurar mais 300 unidades, atingir um faturamento acima de 50 milhões de reais por ano e colocar em prática o projeto de Internacionalização da marca na América do Sul e América do Norte.