Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Resumo
Os mosquitos estão atacando nesse verão, e infelizmente trazem inúmeras doenças. A solução pode ser utilizar um repelente, mas você é importante que você saiba qualutilizar para realmente proteger seus filhos e família! A Dr. Lava Tudo traz um post esclarecendo todas as suas dúvidas sobre os repelentes!
O verão chegou e com ele muitos mosquitos e a preocupação das mamães, por isso aconselhamos comprar um bom repelente.
As famosas chuvas de verão aumentam ainda mais a probabilidade da proliferação desses mosquitos, pois há o acúmulo de água em lugares que é ótimo para o desenvolvimento de larvas de mosquitos.
O que podemos ver nos últimos noticiários brasileiros são os inúmeros surtos de doenças. Entre elas estão os surtos de dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya. Esses surtos tendem a aumentar em período de calor e épocas mais quentes, com isso, uma das formas de prevenir e manter a saúde de sua família é o uso de repelentes.
Qual a importância do repelente?
Como os inúmeros surtos de doenças que estamos enfrentando, transmitidas por picadas de mosquito, é muito importante ter a consciência de que usar repelente é fundamental.
O repelente tem a função de repelir, ou seja, manter afastado de sua pele o mosquito. Ele irá evitar a aproximação do mosquito, e consequentemente da picada e da transmissão de alguma doença.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o repelente não tem o poder nem a capacidade para matar algum mosquito. O único produto que pode matar os mosquitos e insetos, são aqueles “fumacês”, spray ou aqueles pós inseticidas que coloca-se nos ralos a fim de matar insetos.
O repelente não, e assim como já diz seu nome, apenas repele. Contudo, essa proteção já é o bastante quando se trata de prevenção de doenças e de picadas de mosquitos. Por isso é que é de suma importância o uso do repelente, dessa forma os mosquitos não picam e sua família fica protegida.
Como usar repelente
Para se proteger e proteger toda sua família, não basta apenas escolher um bom repelente que seja de qualidade. Você deve se atentar ao modo de passar e até ao horário.
O principal objetivo da aplicação do repelente é o fastamento do mosquito e de insetos. Essa aplicação é indicada com produto em forma de gel, creme ou loção. E o horário é indicado pela parte da manhã, e sua reaplicação deve ser feita de duas em duas horas, como explica os especialistas da área.
Para as pessoas que tem a pele mais oleosa e que transpiram com mais frequência, é indicado o uso de mais vezes ao dia.
Repelente para grávidas
Em épocas de calor, chuva e umidade, é muito comum acontecer surtos de doenças que são transmitidas com a picada de mosquito. Além do grande número de pernilongos e insetos que geram certo incômodo. E é claro, todos devem prevenir e se proteger, e uma das formas é o uso de repelente.
Porém, as grávidas devem tomar um cuidado redobrado quando o assunto é proteção contra mosquitos. Pois, uma simples picada pode trazer sérias complicações para a gravidez e até prejudicar a formação do feto.
Mas, é muito comum as grávidas terem dúvidas de qual repelente comprar, qual é o melhor e até se faz mal ao bebê.
É totalmente liberado o uso de qualquer tipo de repelente para as grávidas, porém o melhor é aquele que traz uma maior proteção para mulher e o feto. É de suma importância atentar se o repelente é testado e aprovado pela ANVISA, dessa forma pode-se ter certeza da segurança na hora do uso.
É muito importante ler as instruções de uso e segui-las, dessa forma o produto terá ainda mais poder de proteção.
Repelente para bebê e criança
Com tantos casos de doenças e os mosquitos a solta, é com toda certeza que as mães e pais querem proteger ao máximo seus bebês contra essas pequenas ameças.
A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que é o órgão responsável aqui no Brasil pela liberação de produtos como repelentes, atenta que para qualquer tipo de repelente o uso deve ser feito de acordo com as instruções na embalagem.
Diante disso, é importante que antes de aplicar qualquer produto na pele de seu filho(a), leia atentamente os rótulos com as instruções de uso e se preciso, consulte um especialista.
É muito importante alertar aos pais que, crianças com até 6 meses de idade não deve ter nenhum tipo de repelente aplicado em sua pele e nem ficarem em cômodos em que tenha algum tipo de repelente elétrico ou spray. Esse tipo de produto é recomendado para crianças acima de dois anos.
Repelente natural
Uma dúvida frequente para as pessoas é se os repelentes naturais são realmente eficazes. Sem dúvida, não da para comparar um repelente com compostos e agentes químicos com um totalmente natural. Sua durabilidade e nível de proteção tendem a ser menores e mais fracos, mas não é por esse motivo que eles não são eficazes.
Repelentes naturais funcionam e podem ser usados normalmente por qualquer pessoa. E a Dr. Lava Tudo traz uma receita muito prática e fácil de fazer de um repelente natural caseiro, e que é muito eficiente.
Você vai precisar de:
- 500 ml de álcool
- Um pacote de cravo da índia
- E um óleo corporal de sua preferência e gosto
O primeiro passo é colocar o cravo da índia dentro do litro de álcool. Após despejar todo o cravo da índia, deixe ele em repouso por quatro dias. E durante esse período, agite o frasco no mínimo umas duas vezes, dessa forma você estará garantindo que a essência do cravo esteja saindo e fixando ao álcool.
Com uma peneira, coe o cravo da índia despejando o álcool em um outro recipiente. Dessa forma você poderá utilizar o líquido sem nenhum resíduo.
Para finalizar seu repelente natural, despeje o álcool de volta ao seu recipiente juntamente com o óleo corporal. É importante adicionar o álcool, pois é ele que servirá de fixador do repelente em sua pele.