Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Revestimentos para facilitar a limpeza | 6 opções para deixar a rotina mais prática

Publicado em: segunda-feira, maio 14, 2018revestimentos

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


A pessoa responsável pela organização da casa costuma se dividir entre várias tarefas, como preparar as refeições, cuidar das crianças e manter as roupas limpas e passadas. Por isso, quando pensamos nos acabamentos da casa, não levamos em consideração somente a beleza, mas a praticidade que vai proporcionar no dia a dia. Você conhece os melhores revestimentos para facilitar a limpeza da sua casa?

Nesse post, vamos apresentar opções de pisos e acabamentos para a parede que são bonitos e práticos.

Continue a leitura e confira!

 

Revestimentos que facilitam a limpeza de todos os ambientes

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), as donas de casa gastam, em média, 20,9 horas por semana com tarefas doméstica e o cuidado com outras pessoas (filhos, pais ou avós, por exemplo).

Além de organizar a casa, muitas ainda trabalham fora, vivendo uma dupla jornada – todos os dias!  Como as tarefas de um lar não dão folga, nada melhor do que aprender truques que agilizem a hora da limpeza, não é mesmo?

Conheça, então, 6 revestimentos para pisos, paredes e outras áreas da casa, que são práticos e fáceis de limpar.

 

1.      Cerâmica

 

revestimentos ceramica

Ideal para o banheiro, a cozinha, a varada e a área de serviço, a cerâmica é um material resistente e com bom custo-benefício.

Uma boa limpeza com água e detergente funciona muito bem com esse revestimento, eliminando a sujidade e garantindo um ambiente mais saudável.

No dia a dia, varrer o cômodo onde a cerâmica foi instalada e eliminar o restante do pó com aspirador ou um pano úmido é suficiente.

Saiba tudo sobre limpeza da cerâmica e todos os detalhes de como escolher esse tipo de piso para a sua casa.

 

2.      Piso vinílico

 

revestimentos vinilico

Os pisos de vinil imitam a aparência da madeira, mas com um custo menor, instalação rápida e praticidade na limpeza.

Esses revestimentos são instalados por meio de encaixe das peças, podendo durar anos, quando recebem os cuidados adequados.

A limpeza é muito simples. Basta varrer todos os dias, já que o acúmulo de poeira pode arranhar o piso, e uma vez por esfregue um pano úmido com detergente, para retirar a sujeira mais profunda. Passe um pano seco em seguida, para reforçar seu brilho.

É ideal para o quarto das crianças, já que manchas de caneta saem facilmente com álcool. Também é bom para a sala e outros quartos, pois é resistente e proporciona conforto térmico.

 

3.      Porcelanato

 

revestimentos porcelanato

O porcelanato é um pouco mais caro que a cerâmica, mas dá um efeito visual mais bonito, podendo ser instalado na cozinha, no banheiro e até mesma na sala ou nos quartos.

A higienização é bem simples, demandado somente o uso de detergente neutro. Para manchas mais difíceis de eliminar, use uma solução de água, detergente e limpa-vidros e passe por toda a superfície do revestimento usando um pano limpo e úmido. Depois é só deixar secar.

Confira outros cuidados com o porcelanato que vão deixar o processo de higienização da casa mais fácil.

 

4.      Mármore

 

revestimentos marmore

Esse é um dos revestimentos que mais vai bem seja nas paredes de vários cômodos, pisos ou nas bancadas dos banheiros e da cozinha.

Por ser um material mais sensível, devido à sua porosidade, é preciso que seja limpo imediatamente, caso algum alimento ou líquido gorduroso ou pigmentado caia em sua superfície.

No dia a dia, o uso de sabão neutro e um pano úmido é o bastante, dispensando produtos de limpeza mais agressivos.

 

5.      Granito

 

revestimentos granito

Muito comum nas bancadas da cozinha, o granito é mais resistente que o mármore, mas também requer poucos cuidados no dia a dia.

No dia a dia, use água e sabão para limpar o revestimento e passe álcool com um pano macio, para manter a área livre de bactérias.

Para manter o material conservado e com o brilho original, aplique selador sobre a superfície uma vez por ano, impermeabilizando o granito. Evite o uso de produtos abrasivos, que podem causar danos.

 

6.      Pedra Hijau

 

revestimentos hijau

Para quem está pensando em fazer uma piscina em casa ou no sítio, os azulejos tradicionais podem ser substituídos pela pedra hijau, um material que vem da Indonésia e proporciona um aspecto rústico e muito bonito.

Ela não acumula lodo e a sujeira sai com escova de náilon e sabão, o que agiliza o processo de manutenção.

Veja nosso manual prático de como limpar piscinas e aumentar sua vida útil.

 

Outras dicas para facilitar a manutenção da casa

 

Escolher o revestimento adequado para cada cômodo já diminui o trabalho de limpeza consideravelmente.

Mas você pode seguir outras dicas para higienizar seu lar sem gastar horas e horas para isso.

 

Vinagre, limão e bicarbonato são os heróis da limpeza

 

Esqueça aquele monte de produtos químicos que você compra todos os meses. Receitas caseiras usando ingredientes que existem em toda dispensa deixam a casa limpa e protegida de bactérias. E a melhor parte: gastando pouco e sem prejudicar a saúde.

Leia nosso post com receitas de produtos de limpeza e aprenda a economizar.

 

Deixe tudo no lugar

 

Essa é uma regrinha que vale para a família toda. Sempre que alguém tirar alguma coisa do lugar – roupa, talheres, sapatos, etc. – é importante colocar de volta quando acabar o uso. Pode parecer uma coisa boba, mas a gente passa um tempão recolhendo objetos espalhados pela casa.

 

Crie uma rotina de organização

 

Faça um plano de como limpar a casa. Por exemplo: primeiro varrer o chão e depois tirar poeira. Começar a limpeza pelos quartos e terminar na cozinha ou separar um dia para cada cômodo.

O importante é saber o que funciona na sua casa e tentar otimizar ao máximo o seu tempo.

 

A faxina também pode ser prática e divertida

 

Além da limpeza diária, toda casa precisa de uma boa faxina, de tempos em tempos. Mas como é um processo mais demorado e trabalhoso, é difícil encontrar meios de facilitar essa tarefa.

A gente te ajuda! Veja nossos truques para facilitar a faxina e até mesmo deixa-la divertida.

 

Mantenha a casa e os armários arejados

 

Essa não é uma dica para a faxina propriamente dita, mas que vai ajudar a manter a casa mais limpa. E, consequentemente, diminuir o volume de trabalho.

Deixe as portas e janelas abertas para o ar circular pela casa, pelo menos meia hora por dia. Sempre que possível, abra os armários e movimente as roupas.

Isso evita a formação de mofo e acumulo de ácaros, diminuindo consideravelmente o tempo que você gasta com a organização das roupas, estofados e paredes.

 

Separe antes todos os produtos que vai usar

 

Antes de começar a faxina, separe todos os produtos que serão necessários. Ter que buscar um por um, deixa tudo mais demorado.

É bom, também, saber o que funciona para cada tipo de sujeira. Assim você evita problemas e danos aos móveis ou pisos e paredes.

 

Use roupas confortáveis

 

Quando a gente está em casa e vai faxinar, é hora de usar a roupa mais confortável, mesmo que não seja a mais bonita.

Prefira peças que deixem braços e pernas soltas, e que não dificultem seus movimentos. E quando for usar produtos químicos, não se esqueça das luvas e outros acessórios de proteção.

 

Escute música

 

Para o tempo passar mais rápido, coloque uma música para tocar. Isso relaxa e ainda contribui para o ritmo da faxina.

Escolha músicas alegres e bem divertidas. Vai acabar mais depressa do que você imagina!

Os revestimentos de sofá são uns dos mais difíceis de limpar. Para não danificar o estofado e garantir a melhor limpeza, contrate os serviços da Dr. Lava Tudo. Somos especialistas quando o assunto é cuidar da casa e ainda vamos ao seu endereço.