Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Sofá de colchão: uma cara nova para seu colchão velho!

Publicado em: terça-feira, setembro 11, 2018sofá de colchão

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Hoje, você vai aprender a fazer um sofá de colchão e aproveitar o estofado que seria jogado fora em uma nova peça para a sua casa.

Afinal, o Brasil produz mais de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelp).

Desse montante, mais de 7 milhões de toneladas de lixo não foram coletados, tendo destinação imprópria e representando risco para o ambiente.

Com toda essa quantidade de resíduos que produzimos, saber reaproveitar o que usamos pode ser fundamental para mudar o cenário de descarte no país. Então, porque não dar um novo destino ao seu colchão usado?

Dê uma segunda chance ao seu colchão velho!

Um colchão dura, em média, de 5 a 10 anos, quando o dono segue todos os cuidados de manutenção indicados pelo fabricante.

Depois desse tempo, é hora de substituir a peça e continuar garantindo noites de sono confortáveis e revigorantes. Mas o que você faz com o colchão velho?

Se faz o descarte desse item, você está contribuindo para aumentar a quantidade de lixo produzida todos os dias no país, bem como os danos causados ao meio ambiente, como a poluição do ar, contaminação dos lençóis freáticos e proliferação de doenças.

sofá de colchão

Mas é possível reduzir todos esses problemas dando uma segunda chance ao colchão que foi substituído: faça seu próprio sofá de colchão e ganhe um móvel versátil, bonito, confortável e cheio de personalidade!

Sofá de colchão também ajuda a economizar

E se a causa ambiental não é motivo suficiente para te convencer a aderir à solução, saiba que fazer seu próprio sofá é uma bela forma de economizar dinheiro, já que você vai dar uma cara nova para a sua sala, sem precisar gastar uma quantia enorme com um produto novo.


Interrompemos esse post para te alertar sobre algo muito sério!

Imagine chegar em casa após um dia de trabalho cansativo. Tudo o que mais deseja é assistir uma série com pipoca e relaxar no sofá.

Seria perfeito se o seu estofado não estivesse encardido e com mau cheiro. Você não merece esse desconforto! Pior ainda é a sujeira invisível, que traz alergias e doenças respiratórias. Apenas 1g de poeira pode conter 10 milhões de ácaros!

Mas isso é fácil de resolver e podemos te ajudar!

Calcule AGORA quantos ácaros estão vivendo com você e descubra se é hora de chamar a Dr. Lava Tudo em sua casa!

É bom ressaltar que o sofá de colchão deve ser feito se a matéria-prima principal do móvel estiver em bom estado.  Por mais assustador que pareça, em apenas 2 anos de uso, 10% do peso do colchão é composto por ácaros.

Logo, se você não manter o colchão limpo e bem-cuidado, o sofá novo não terá o objetivo desejado de conseguir um móvel novo, economizando.

Veja algumas dicas para manter o colchão novo por mais tempo, antes de buscar formas de reaproveita-lo.

O que preciso para transformar um colchão em um sofá?

Para fazer um sofá de colchão velho, você vai precisar de alguns materiais:

  • Colchão velho;
  • Porta velha;
  • Pallets;
  • Serra ou serrote;
  • Faca amolada;
  • Tecidos para revestimento;
  • Linha a agulha;
  • Lixa;
  • Pregos e martelos;
  • Máquina de costura.

Esses são os materiais para fazer vários modelos de sofá de colchão, mas nem todas as ideias que apresentaremos precisam de tudo isso.

Escolha a versão que quer fazer na sua casa levando em conta o que você já tem e, claro, as suas habilidades manuais.

Todos os modelos de sofá de colchão são fáceis de fazer, porém, alguns precisam de cortes mais precisos ou demandam o uso de equipamentos mais complexos, como a serra e a máquina de costura.

Faça somente o que estiver nas suas possibilidades e, caso esteja em dúvida, opte pelo mais simples, evitando, inclusive, acidentes.

Em dúvida sobre lavar ou trocar de colchão? Saiba qual a melhor opção em nosso artigo.

Sofá de colchão: passo a passo para criar o seu!

Agora sim, mãos à obra! Já está curioso para aprender a criar o seu sofá de colchão? Separe um caderninho, caneta e confira qual dessas dicas você pode usar na sua casa, para deixar a decoração irreverente, econômica, sustentável e com a sua personalidade.

Sofá de colchão com pallets

sofá de colchão

Os pallets têm se tornado uma tendência muito forte na decoração. Além de terem uma pegada sustentável, já que são aproveitados para fins diferentes após o seu descarte, o material dá um toque rústico e muito charmoso aos ambientes.

Para fazer um sofá de colchão usando esse material, você vai precisar de:

  • 6 pallets (compre já lixado ou garimpe o material em empresas de transporte/construção etc.);
  • Pregos e parafusos;
  • Lixa grossa;
  • Furadeira e martelo;
  • Verniz ou tinta;
  • Colchão velho;
  • Tecido para o revestimento.

Como montar

  1. Lixe o pallet, caso ele tenha sido garimpado. Se já tiver comprado pronto, passe para o próximo passo e retire algumas ripas centrais do pallet que será usado na base. Reserve.
  2. Coloque um segundo pallet por cima, para dar uma altura mais confortável ao sofá. Esses pallets devem ser parafusados.
  3. Use algumas das ripas de madeiras reservadas antes e coloque em volta dessa parte que está pronta. A altura da madeira deve ser um pouco maior do que a base, para segurar o colchão quando o sofá estiver pronto.
  4. Use um terceiro pallet como encosto, sempre parafusando e reforçando com ripas para ficar bem preso. Se preferir, use apenas a base para criar o sofá.
  5. Passe verniz para dar um acabamento mais natural à madeira ou tinta, se preferir algo colorido e moderno.
  6. Pegue o colchão velho e corte com uma faca bem amolada, nas medidas da base de pallet.
  7. Faça um revestimento para o colchão, usando um tecido de sua preferência. Se não tiver habilidade com linha e agulha, peça para uma costureira.
  8. Agora é só colocar o colchão na base de pallet e aproveitar seu sofá novo.

Confira outras dicas para fazer um sofá de pallet.

Sofá de colchão com porta velha

sofá de colchão

Para fazer o sofá de colchão usando uma porta velha de madeira como base, basta cortar a porta do tamanho desejado.

Se ela for oca, é importante reforçar as laterais com ripas de madeira. Coloque pés de madeira ou rodinhas, na altura que for mais confortável e faça os assentos usando um colchão velho cortado e revestido com o tecido de sua preferência.

Sofá de colchão sem base de madeira

Para quem está sem tempo ou não quer fazer a base de madeira, com porta ou pallets, há a possibilidade de fazer o sofá apenas com colchões.

Empilhe vários colchões, cerca de 3 ou 4, faça uma capa de tecido para mantê-los unidos e pronto!

Se quiser, revista os colchões individualmente, criando uma decoração divertida e bastante colorida.

Já decidiu qual dessas ideias vai usar em casa? Para reaproveitar o colchão velho, ele precisa elar limpo e em condições relativamente boas.

A Dr. Lava Tudo pode te ajudar com a limpeza. Nosso serviço é profissional e feito com as melhores técnicas e produtos do mercado.

Conheça a nossa solução e invista na limpeza de colchão antes de transformá-lo no seu próximo sofá.