» Sofá de pallet: sustentabilidade e estilo para sua casa

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

DICAS DE LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO

DICAS DA PRINCIPAL EMPRESA DE LAVAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTOFADOS DO BRASIL!
ATENDEMOS EM CENTENAS DE CIDADES.

Sofá de pallet: sustentabilidade e estilo para sua casa

Publicado em: quarta-feira, junho 6, 2018sofa de pallet 3

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Decorar a sala é o momento de mostrar um pouco da sua personalidade, de modo que una praticidade, beleza e aconchego no espaço em que você recebe seus amigos e familiares. Se não sobra aquela grana no fim do mês para fazer a decoração do seu jeito, a dica é reaproveitar materiais. Já pensou em um sofá de pallet?

Ele é o queridinho dos decoradores quando o assunto é reciclar e economizar ao mesmo tempo em que dá estilo ao ambiente.

Quer fazer seu próprio sofá de pallet? A Dr. Lava Tudo te explica passo a passo!

Benefícios de um sofá de pallet

sofá de pallet

  • Material resistente

Há muitas vantagens em se utilizar o pallet para confeccionar seu sofá. Dentre elas, a qualidade e resistência do material se destacam. Os pallets são utilizados para transporte de cargas grandes e pesadas, por isso são capazes de suportar o peso de várias pessoas.

  • Econômico

Além disso, trata-se de um material muito barato, com valor acessível ao bolso, podendo sair até de graça, caso você consiga em distribuidoras de móveis e peças.

Isso faz com que seu móvel saia bem mais em conta do que se você fosse comprar um outro sofá, já pronto, em uma loja.

  • Versátil

Você pode fazer um sofá de pallet para qualquer tipo de ambiente. Quer uma área externa despojada e confortável? O sofá de pallet cai bem. Prefere uma sala rústica? Perfeito com a madeira crua. Uma sala de TV aconchegante? Um sofá maior para se jogar e assistir filme é a solução!

  • Personalidade para sua casa

Originalidade também é um ponto forte dos móveis feitos de pallet. É a oportunidade de você ter um sofá único, com cores e estampas que você sempre pensou, cada detalhe do jeito que você sempre quis. Não tem erro, é só aplicar o seu gosto e colocar a mão na massa!

Separe os materiais que vai precisar

Antes de tudo, faça uma lista com o que você vai precisar para montar seu sofá de pallet.

Dessa maneira, você verifica o que tem em casa para aproveitar e o que vai precisar comprar. Cada fase da montagem precisa de materiais específicos, confira:

Pallet

sofá de pallet

Atualmente é muito fácil encontrar pallets para confeccionar o móvel que você quiser. Além de poder pedir em distribuidoras de mercadorias de grande porte e em Centrais de Abastecimento (Ceasas), há como comprar pela internet e em lojas físicas especializadas em comercializar o material.

Se você puder escolher, prefira aqueles que estão em estado de conservação melhor, com menos rachaduras, mais claros e com pregos e ripas mais firmes. Isso significa que eles foram menos agredidos nos transportes realizados e terão duração mais longa em seu sofá.

Lixa de madeira

Mesmo que você utilize os pallets de forma crua, sem pintar a madeira, antes você terá que lixar cada uma das partes.

Para isso, você pode comprar em papelarias ou lojas de construção folhas de lixa de número 60 ou 80. O ideal é que você compre várias dessas lixas, uma vez que elas vão se desgastar e você precisará lixar toda a madeira.

Tinta para pintar o sofá da cor que mais gostar

Após escolher a cor de sua preferência e comprar a tinta, você também precisará de alguns acessórios como rolinho para aplicar a tinta, bandeja, pincel e água raz (para tirar as indesejadas pinceladas que fugirem do seu controle).

Preenchimento do estofado

Há duas soluções práticas sobre o material a ser utilizado como estofado:

  • a primeira é fazer uso de algum colchão de solteiro que esteja sobrando em sua casa;
  • a segunda é adquirir uma espuma em uma loja especializada. A vantagem dessa última é que você poderá comprar exatamente do tamanho que quiser, já pensando no sofá pronto. O acabamento do estofado você pode pedir para uma costureira fazer, evitando capas de sofá.

Ferramentas para unir as partes e colocar rodas

Para unir os pallets, você precisará de pregos, martelo e uma furadeira.

Caso queira que seu sofá tenha mais mobilidade, coloque rodinhas. Elas permitirão que você arraste o sofá sempre que precisar limpar a casa ou caso queira trocar o móvel de lugar.

Com todos os materiais separados, chegou a hora de conferir o passo a passo. Continue a leitura para saber mais!

Passo a passo para montar um sofá de pallet

sofa-de-pallet

1º passo

Utilize as lixas para lixar as superfícies dos pallets. Para as partes que estão mais danificadas, use a de número 60, por ser mais grossa e, por isso, agilizar seu trabalho.

Para que você não sinta sua coluna doer durante o processo, uma boa dica é colocar o pallet em um cavalete ou mesa, assim você pode lixar em pé ou em uma posição mais confortável.

2º passo

Arredonde cada canto das ripas de madeira, sem esquecer nenhuma quina. Essa etapa é um pouco cansativa, mas muito importante. Lembre-se que se você deixar alguma parte pontuda, ela pode machucar alguém que for sentar no sofá futuramente.

3º passo

Utilizando o rolo, passe a tinta escolhida em cada uma das partes do pallet.

Dependendo do tipo de madeira, você precisará passar várias demãos (camadas de tinta). Uma madeira mais porosa precisará de mais tinta, pois a madeira irá sugar um pouco do material.

4º passo

Com o pincel, pinte as partes que são mais difíceis de alcançar com o rolo, incluindo as regiões que tiver mais fissuras.

5º passo

Após a tinta secar por inteiro, chegou o momento de unir as partes para fazer a base do seu sofá. Basta bater o prego com o martelo, lembrando de virar as pontas após completar a junção, de modo a não machucar ninguém.

A altura ideal é que seja um pallet sobre o outro. Quanto ao cumprimento, vai variar com o tamanho do cômodo e da sua vontade. É possível fazer uma poltrona ou um sofá que cubra o canto e duas paredes. Tudo depende da sua necessidade e preferência.

6º passo

Caso decida colocar rodinhas, elas devem ser colocadas em cada ponta, considerando também a parte que foi unida para dar o cumprimento do sofá.

7º passo

Para finalizar, coloque o estofado que preferir. Você também pode comprar almofadas já existentes no mercado, mas pode ser que o tamanho não fique o exato. Sem contar que é muito mais divertido e econômico fazer o seu!

Não se esqueça que o tecido que cobrir o estofado ou colchão utilizado no sofá precisa estar sempre limpo e impermeabilizado. Isso evita possíveis alergias e deixa sua casa com um aspecto muito melhor, sem manchas!

Para isso, conte com a Dr. Lava Tudo e se preocupe apenas com confecção do seu sofá. Conheça os serviços de limpeza da Dr. Lava Tudo.

 

 

https://drlavatudo.com/blog/sofa-de-pallet/
Dr. Lava Tudo
sofa de pallet 3

 

Receba descontos e conteúdos exclusivos assinando nossa Newsletter!


Confira nossos posts mais recentes:


  • Naiara Azevedo é cliente da Dr. Lava Tudo

  • Thaeme Mariôto conta com a ajuda da Dr. Lava Tudo

  • Como tirar mancha de molho barbecue de roupas, tecidos e estofados!


  • ebooks gratuitos de limpeza

    descobriu no colchão


    Você também pode gostar de: