Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Descubra como sofá e colchões podem durar mais tempo!

Publicado em: sábado, julho 21, 2018sofa e colchoes

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Sofá e colchões são itens da casa que usamos para relaxar, descansar e repor as energias e, justamente por isso, precisam de cuidados especiais.

Com o passar dos anos, acabam se desgastando e precisam ser substituídos por produtos novos. Mas você sabe como prolongar a vida útil de sofás e colchões e fazer com que durem por mais tempo?

Nesse post a Dr. Lava Tudo te mostra como cuidar desses objetos, mantendo-os sempre limpos, novos e sem riscos para a saúde da família.

Sofá e colchões: uso e desgaste constante no dia a dia

sofa e colchoes

Sofá e colchões são itens utilizados todos os dias pelas pessoas. Certamente você passa cerca de 8 horas no colchão e também utiliza o sofá com frequência, seja para assistir TV, para receber convidados ou mesmo tirar uma soneca depois do almoço.

Com tudo isso, o estofado e o revestimento acabam perdendo as características originais e vão ficando com textura e cor diferentes, além de pequenas deformações em toda estrutura.

A sujeira impregnada no dia a dia e que muitas vezes não percebemos

A sujeira é uma grande vilã do sofá e do colchão. Além de fazer os móveis estragarem mais depressa, é bastante prejudicial à saúde das pessoas que os utilizam.

E o pior: muitas vezes a gente nem consegue perceber o quanto esses itens estão sujos, já que os resíduos costumam ir para o interior do estofado – o que torna a situação pior.

O interior de sofás e colchões é escuro e com o acúmulo de sujidades se torna o ambiente ideal para a proliferação de ácaros e outros microrganismos que provocam doenças.


Você e sua família vivem no lixo e nem sabem!

Sua casa pode estar repleta de ácaros que vivem na poeira. Sabe aquele momento em que você começa a espirrar sem motivos? São eles! Ácaros também podem trazer doenças respiratórias para toda a família!

Pense agora o quanto seria agradável relaxar no sofá profundamente, recuperar sua energia, sem tosses ou espirros. É muito mais disposição para dar conta das suas tarefas. E essa vida é para você!

Para alcançar essa tranquilidade, identifique quantos ácaros vivem em sua casa. Nós criamos uma calculadora exclusiva para isso. Gratuitamente dá para estimar essa quantidade para potencializar o bem-estar em sua casa. Calcule agora!


Entre os problemas de saúde provocados pela sujeira impregnada no sofá e nos colchões estão:

  • Dermatite atópica;
  • Bronquite alérgica;
  • Rinite;
  • Conjuntivite;
  • Escabiose (conhecida popularmente como sarna);
  • Asma.

Veja como a poeira impregnada no sofá pode se tornar um grande problema para quem sofre com alergias respiratórias.

Animais sobre sofá e colchões

sofa e colchoes

Quem tem animais de estimação sabe que os bichinhos também contribuem – e muito! – para aumentar a sujeira da casa.

E se eles são acostumados a compartilhar espaços comuns com os donos, como sofá e colchões, a quantidade de pelos nesses locais é grande e aí o cuidado com a limpeza precisa ser ainda maior.

No caso de filhotes, é preciso ficar atento à urina, já que os bichinhos podem fazer xixi em qualquer lugar da casa (mesmo!), além de roerem tudo o que veem pela frente, como a capa do sofá e o estofado do colchão.

Animais em casa são responsáveis por muitos casos de sofá e colchões danificados. Aí é preciso lidar com suas soluções: praticar o desapego e aceitar que a casa vai ficar de cabeça para baixo; ou educar o pet desde cedo para uma convivência mais harmoniosa.

A bagunça das crianças

Crianças também fazem sujeira em sofá e colchões. Elas brincam em locais com areia, terra, poeira e outras sujidades e depois sentam ou deitam nesses locais. Ou até brincam diretamente no estofado.

Fique de olho nas canetinhas, giz de cera, massa de modelar e tintas. Se elas já estão na fase de comer guloseimas, como chicletes e chocolates, os estofados também podem estar em risco.

Como cuidar de sofá e colchões adequadamente

Agora que você já conhece os riscos existentes em sua casa que podem desgastar sofá e colchões mais rapidamente, apresentamos 5 dicas de como cuidar do estofado adequadamente e fazer com que dure mais tempo:

1.      Escolha produtos de boa qualidade

A nossa primeira dica é escolher o produto adequado para o uso da família. Sofá e colchões precisam ser experimentados, por isso, vá até a loja e teste o conforto de cada um.

Se você divide a cama com outra pessoa, o colchão deve agradar a ambos. Verifique, ainda, a densidade do colchão, que tem um valor ideal para o peso de cada pessoa.

2.      Estabeleça um ritual de limpeza

Crie um ritual de limpeza que envolva a higienização de sofá e colchões. Use um aspirador de pó para eliminar o excesso de resíduos, poeira e pelos. Se o sofá for de couro, use um pano macio para limpar a superfície.

Cuidado ao lavar sofá e colchões. Eles precisam estar completamente secos antes de serem utilizados novamente.

Um truque que muita gente utiliza é usar a capa de sofá. Porém, a Dr. Lava Tudo não indica o uso. Leia nosso artigo sobre o tema e entenda por quê.

3.      Faça a impermeabilização do estofado

A impermeabilização do estofado ajuda a conservar sofá e colchões por muito mais tempo. O procedimento criar uma barreira de proteção contra líquidos e substâncias oleosas, que danificam a estrutura dos móveis e ajudam a proliferar bactérias.

4.      Treine animais domésticos para não usarem o sofá como banheiro

Para evitar problemas com os pets, comece a adestrá-los desde cedo. Ensine onde fazer as necessidades e se eles estão autorizados ou não a usar a cama e o sofá.

Quanto antes o aprendizado for iniciado, melhor. Afinal, a urina é ácida e mesmo estofados impermeabilizados podem ser danificados pela substância.

5.      Vire o colchão de tempos em tempos

Para que o colchão não fique deformado em um único ponto, vire-o na cama, fazendo a rotação lateral e também de cima para baixo.

Isso é importante para que o desgaste aconteça uniformemente. Não esqueça, ainda, que o colchão é usado para dormir, portanto, não fique sentado e nem faça da cama um sofá, já que isso deforma pontos específicos do estofado.

Confira alguns truques caseiros para manter o colchão limpo e, consequentemente, mais confortável.

Higienização de sofá e colchões da Dr. Lava Tudo

A melhor maneira de cuidar de sofá e colchões é contar com o suporte de quem realmente entende tudo sobre o assunto.

A Dr. Lava Tudo é pioneira do serviço de limpeza profissional, realizando o trabalho com excelência e garantia de qualidade.

Fazemos higienização de sofá e colchões com os melhores produtos do mercado, deixando a casa limpa e livre de bactérias. Faça um orçamento e deixe a sua casa protegida.