Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Tapete antialérgico: vale a pena ter um?

Publicado em: quarta-feira, junho 20, 2018tapete antialérgico

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Quem sofre com alergia respiratória sabe que qualquer medida que alivie as crises é bem-vinda. Por isso, optar por artigos na decoração que não provoquem reações alérgicas, como o tapete antialérgico, por exemplo, ajuda muito no dia a dia.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), 40 milhões de brasileiros sofrem com rinite alérgica. É muita gente!

Se você faz parte dessa estatística, confira hoje se vale a pena mesmo ter um tapete antialérgico e quais medidas você pode tomar para aliviar os sintomas.

Tenho alergia. Hora de acabar com os tapetes?

tapete antialérgico alergia

Os tapetes costumam ser os vilões dentro da casa de um alérgico. Isso porque as cerdas fazem com que a poeira se acumule. A cada passo que você dá no tapete, a sujeira se levanta e aí já era: espirros, coceiras, narizes inchados.

Quanto maior o pelo (ou cerda) do tapete, mais ele acumulará poeira. Mais do que apenas ser um depósito de sujeira, os tapetes acumulam ácaros, que são os microrganismos que causam a maior parte das alergias respiratórias.

Opte por tapetes de pilosidade baixa

Tapetes com pilosidade baixa são aqueles que os pelos são bem baixinhos. Costumam ser menos fofos e macios, mas cumprem sua função de reduzir o acúmulo de resíduos.

Alergia a cigarros e odores: não tenha tapete em casa

Assim como muitos tecidos, os tapetes e carpetes retêm os odores. Se você ou alguém na sua família fuma, por exemplo, terá aquele cheiro perseguindo sua casa por muito tempo.

Muitas pessoas têm alergia à cigarro. Nesses casos, ter tapetes que não são antialérgicos é contraindicado.

Faça uma limpeza frequente

Se você não abre mão de ter aquele tapete de lã bem felpudo em casa, não tem problema.

Basta que você mantenha uma rotina de limpeza bem frequente. Se o tapete estiver limpo, não vai causar alergias. Por isso, tente fazer a manutenção da limpeza ao menos duas vezes ao mês.

Se for uma casa de fumantes, aumente para uma limpeza semanal.

Veja aqui como fazer para limpar tapete felpudo e evite ter que desfazer da sua peça.

O que é o tapete antialérgico?

Se mesmo após fazer a limpeza, você ainda prefere optar por um tapete antialérgico, existem algumas opções no mercado.

Tratam-se de tapetes em que as fibras são produzidas de materiais sintéticos, que acumulam menos resíduos, em geral mais emborrachados, como:

  • Shaggy: apesar de ter pelos altos ou altíssimos (pode chegar até 70 mm), suas cerdas são feitas de náilon ou poliéster, o que o torna antialérgico;
  • Náilon: dá um aspecto emborrachado, o que o transforma também em antiderrapante. Ideal para casa de idosos ou com crianças;
  • Vinil ou trama que imita o sisal;
  • Tear nacional, típico de Minas Gerais;
  • Kilim: pode ser feito de lã ou seda, porém não tem pelos e têm altura de até 5mm;

Tapete ECO

tapete antialérgico

Uma ótima opção para quem quer ter um tapete antialérgico em casa ou no escritório é o ECO.

Feito a partir da reciclagem de garrafas PET, as fibras do tapete evitam as alergias e ainda são sustentáveis e antichamas. Interessante, não é?

A tecnologia foi desenvolvida pela Santa Mônica Tapetes e Carpetes e, depois de muita pesquisa, chegou-se a uma reciclagem de 14 mil garrafas PET por minuto. As garrafas são transformadas em pequenos pedacinhos e deles são produzidas as fibras. A partir das fibras, produzem-se os fios de poliéster que são entrelaçados para formar o tapete.

Quais as vantagens de ter um em casa?

Independentemente do modelo e material que você escolher, o tapete antialérgico trará muitos benefícios para sua casa.

  1. O principal deles, como falamos, é evitar o acúmulo de resíduos e a proliferação de ácaros, que provocam alergia;
  2. Os materiais antialérgicos, em geral, também evitam o acúmulo de umidade. Alguns materiais são impermeáveis, o que torna o ambiente desfavorável também para os fungos que causam o mofo – outro grande causador de alergia;
  3. Os tapetes antialérgicos também são antichamas, protegendo sua família ao evitar que o fogo se alastre em caso de incêndio;
  4. Mais fácil de limpar. O fato de não acumular tanta poeira também faz do tapete mais prático na hora de fazer a limpeza. Quanto mais limpo, reduzem também as possibilidades do aparecimento de manchas. Isso faz com que ele fique mais tempo com cara de novo.

Tapete antialérgico: conservação e limpeza

tapete antialérgico limpeza

Mesmo que seja um tapete antialérgico, com o passar do tempo, se você não fizer uma manutenção na limpeza, ele pode acumular sujidades e ficar manchado.

Para limpar o seu tapete antialérgico, é importante observar as orientações do fabricante, já que cada material se comporta de uma forma.

De maneira geral, para limpar seu tapete é importante evitar produtos químicos, para que não haja danos à fibra.

Tente sempre usar escovas de cerdas macias e esfregá-las com delicadeza para não romper os fios.

Confira aqui 10 dicas infalíveis para limpar tapete com ingredientes caseiros.


Cuidado, você está morando com estranhos!

Seres estranhos podem invadir sua intimidade, violar a privacidade, prejudicando a saúde de todos. Os ácaros causam doenças respiratórias e alergias e vivem entre as fibras dos seus estofados, tapetes e carpetes, que devem estar encardidos ou com mau cheiro.

Agora, imagine viver em um ambiente limpo, com estofados EXTREMAMENTE perfumados, como novos, e livre de doenças. Parece ideal, não é mesmo? Pois é muito simples cuidar disso!

O primeiro passo é conhecer o seu inimigo. Calcule de forma gratuita quantos ácaros habitam sua casa e veja se está na hora de contratar uma limpeza profissional com quem já garantiu a satisfação de mais de 300 mil clientes!


Que tal uma limpeza profissional?

Uma indicação é fazer uma limpeza profunda no tapete de 6 em 6 meses. A Dr. Lava Tudo é uma empresa especializada em limpeza. Vamos até a sua casa e lavamos seu tapete por meio de uma técnica exclusiva que não danifica a textura original do tecido.

A limpeza profissional, além de remover os ácaros e fungos, remove também resíduos corporais, de alimentos, de animais, odores, manchas e é capaz até de recuperar o tapete caso haja uma inundação.

Ficou interessado? Saiba tudo sobre a limpeza de tapetes da Dr. Lava Tudo e faça uma simulação de preço online!