Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Tarefas domésticas: dividir e organizar

Publicado em: sexta-feira, junho 22, 2018tarefas domesticas

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Mesmo que quase ninguém goste muito delas, as tarefas domésticas são necessárias em toda e qualquer casa.

Há quem fuja dessa responsabilidade, delegando a arrumação para outra pessoa, mas o fato é que os ambientes precisam ser limpos com regularidade – por mais trabalhoso que isso seja.

Então, nada melhor do que planejar a limpeza, criando um cronograma de atividades e dividindo as tarefas entre todas as pessoas da casa.

Colaboração entre a família

tarefas domesticas

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2017 as mulheres gastaram 20,9 horas por semana com tarefas domésticas e cuidados com outras pessoas da casa, como crianças e idosos. Enquanto os homens, apenas 10,8 horas por semana.

A mesma pesquisa revela que enquanto 91,7% das mulheres realizam tarefas domésticas, entre os homens a taxa é de 76,4%.

Com as mulheres garantindo mais espaço no mercado de trabalho, mudar essas estatísticas é um jeito mais justo e equilibrado de realizar as atividades domésticas. Por isso, a colaboração da família na arrumação é fundamental.

Todo mundo deve participar da organização e cuidar para deixar a casa limpa e arrumada, realizando determinadas tarefas ou mesmo evitando fazer alguma bagunça.

Listar as tarefas domésticas

Para começar, faça uma lista com todas as atividades que precisam ser feitas na casa. Coloque tudo, desde varrer os cômodos, até faxinar o quintal ou a garagem e a limpeza dos tapetes e cortinas.

Com cada tarefa doméstica, descreva o que é necessário para a sua execução e, se possível, como elas devem ser feitas.

Liste, ainda, em qual dia da semana cada coisa deve ser feita. Criar um cronograma que divide a execução das tarefas deixa a organização mais simples do que a faxina completa em um único dia.

E mesmo para quem gosta de manter um dia da semana ou do mês para fazer uma limpeza mais profunda, deixar a casa organizada todos os dias facilita a tarefa.

Esse planejamento é importante para estabelecer uma rotina na manutenção da casa, evitando repetição de tarefas ou que alguma coisa seja deixada para trás. Afinal, pedir que alguém lembre tudo de cabeça é exigir muito.

Confira algumas dicas importantes ao listar as tarefas domésticas:

  1. Planeje a limpeza por cômodo ou tipo de limpeza;
  2. Se você possui algum faxineiro (a), defina a organização da casa de maneira que o profissional se concentre na limpeza e não na arrumação da bagunça;
  3. Faça um cronograma estratégico. Por exemplo, a troca de roupa de camas deve ser feita antes da lavagem de roupas; os armários e geladeira devem ser organizados antes da ida ao supermercado; e os banheiros podem ser deixados por último – já que normalmente usamos a pia desse cômodo para enxaguar panos;
  4. Crie um cronograma separado de áreas e itens da casa que são limpos com menor frequência:
  • Lustres;
  • Armários;
  • Guarda-roupas;
  • Janelas;
  • Filtros e caixa d’água.

5. Pontue, ainda, outros detalhes da higienização e manutenção do lar:

  • Limpeza profunda dos carpetes;
  • Limpeza profissional do ar condicionado;
  • Dedetização da casa;
  • Limpeza das calhas;
  • Manutenção de torneiras e descargas;
  • Hidratação de móveis em couro e impermeabilização de estofados.

Dividir as responsabilidades

Com a lista de tarefas domésticas planejada, chegou a hora de dividir as responsabilidades. Todos os moradores devem ser incluídos na arrumação e entenderem que mais fácil do que organizar é não espalhar a bagunça.

Se você tem filhos pequenos, estabeleça alguns princípios que facilitem o dia a dia, como:

  • Se abrir, feche.
  • Quando tirar algo do lugar, coloque de volta.
  • Quando trocar de roupa, coloque as peças sujas no espaço apropriado para isso, seja um cesto ou a própria máquina.
  • Durante o dia, lave o copo ou o talher que sujar, para a pia não ficar lotada de louça suja.

Para colocar a mão na massa, divida as tarefas de maneira que todos possam contribuir com as suas melhores habilidades e que ninguém fique sobrecarregado.

Por exemplo: a esposa cozinha, o marido lava a louça e as crianças tiram o pó dos móveis. Organize o esquema que melhor se adapte à sua rotina e à sua família.

Definir prazos para as tarefas domésticas

Fazer uma boa gestão do tempo é fundamental para otimizar o dia e conseguir ganhar um período maior para investir em você.

As tarefas domésticas devem ser incluídas na organização do tempo e, por isso, é necessário definir prazo para que as atividades sejam concluídas.

Defina o que é prioridade na arrumação da casa e o que deve ser feito primeiro. Administre a limpeza de forma que, ao higienizar um cômodo, você não interfira em ambientes que já estão prontos.

Estabeleça um período para a realização dessas tarefas e faça com que todos sejam incluídos nesses prazos. Assim, em vez de ficar o dia inteiro fazendo a limpeza da casa, você pode ganhar algum tempo para fazer um curso, relaxar ou mesmo aprender um novo idioma, o que acha?

E lembre-se: a gestão ideal do tempo não é feita de uma hora para outra. É preciso ir se adaptando e sempre é possível fazer ajustes.

Tarefas domésticas para os pequenos

tarefas domesticas

Os filhos também devem ser incluídos nas tarefas domésticas, mesmo os mais novinhos. Claro, as atividades devem ser adequadas a cada fase de vida dos pequenos, mas incluir crianças na rotina de arrumação ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade.

Crianças a partir dos 5 anos já podem ajudar em casa, aprendendo bons hábitos de organização e entendendo a noção de coletividade e boa convivência com as pessoas.

Entre as tarefas domésticas que as crianças podem fazer estão:

2 e 3 anos

  • Organizar os brinquedos;
  • Levar a roupa suja para o cesto;
  • Limpar as migalhas que deixar cair sobre a mesa durante o almoço.

4 e 5 anos

  • Ajudar a arrumar a cama;
  • Ajudar a colocar e retirar a mesa;
  • Limpar o pó – coloque uma meia velha nas mãozinhas, em vez do pano.

6 a 8 anos

  • Regar as plantas (essa tarefa pode ser feita também pelos menores, por ser divertida, faça o teste com seu filho);
  • Organizar e dobrar as próprias roupas;
  • Varrer o quarto.

9 a 12 anos

  • Arrumar a cama;
  • Colocar comida para os animais de estimação;
  • Recolher o lixo.

Essas são apenas algumas sugestões. No dia a dia você certamente saberá quais tarefas designar aos seus filhos da melhor maneira.

A Dr. Lava Tudo tem vários serviços para higienizar a sua casa e deixar as tarefas domésticas mais simples. Fazemos limpeza de carpetes, cortinas, sofás, colchões, ar-condicionado e muito mais.

Conheça o nosso portfólio de serviços de limpeza e veja como podemos te ajudar!