Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Os melhores tecidos para estofados que você precisa conhecer!

Publicado em: terça-feira, setembro 18, 2018tecidos para estofados

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


O que é mais importante ao avaliar a compra de um sofá novo ou mesmo a reforma do móvel que já tem em casa? Para muita gente, o preço, o modelo e a até a cor são os requisitos mais importantes. Mas também é preciso avaliar os tecidos para estofados, levando em consideração a forma como o sofá será utilizado na sua casa – ou outros ambientes.

Confira as nossas dicas, escolha os melhores tecidos para estofados, e acerte na hora da compra!

Qual o melhor tecido para cobrir sofá?

tecidos para estofados

Para escolher os tecidos para estofados, deve-se levar em consideração as características de utilização do sofá e as necessidades da família.

Como, em grande parte das casas brasileiras, há somente um ambiente com a presença do sofá, funcionando como sala de estar e de TV, a escolha precisa ser feita de forma cuidadosa, garantindo funcionalidade, praticidade e bem-estar.

Qual a sua necessidade?

O primeiro passo é compreender as necessidades da sua família. Casas com crianças, animais de estimação ou pessoas alérgicas vão demandar cuidados específicos, que começam com a compra do melhor revestimento.

  • Casa com crianças

Crianças pequenas correm por todos os lados, brincam com o que têm à mão e costumam fazer pequenas (e grandes) bagunças pela casa.

Nesse caso, é fundamental adquirir um sofá com tecido mais resistente e que possa ser limpo com mais facilidade – já que os pequenos também podem sujar o revestimento, com resíduos de comida, canetinhas e até urina.

  • Casa com animais de estimação

Os bichos de estimação estão presentes em muitos lares, mesmo nos menores apartamentos, se tornando verdadeiros membros da família.

Se você é daqueles que não abrem mão do contato bastante próximo com o pet, dê preferência aos tecidos fáceis de limpar e que grudam menos sujeira.

Aqui, a cor também é importante: se o pelo do animal é claro, tecidos escuros podem destacar o acúmulo de sujeira. Já para cachorros e gatos de pelo escuro, os revestimentos mais claros é que deixam os resíduos mais aparentes.

  • Casas com alérgicos

Quem sofre com alergias respiratórias precisa encontrar estratégias para amenizar o problema no dia a dia. O tecido para estofado pode ser um aliado ou um vilão na rotina.

Revestimentos sintéticos são os mais indicados, já que tem propriedades naturalmente imperáveis, e têm menos facilidade de acumular resíduos e pó – que são os gatilhos das crises alérgicas.

  • Conheça suas expectativas com o sofá

Além de observar as necessidades de todos os membros da casa, saiba quais são as expectativas em relação ao sofá.

Prefere um sofá que dure bastante tempo? Opte pelos tecidos para estofados com características mais robustas e resistentes. Sua prioridade é a decoração? Aposte nos tecidos mais sofisticados (e caros).

Mas se quer mesmo um sofá confortável, escolha revestimentos com fibras mais naturais e frescas. Já para quem prefere a praticidade, os tecidos sintéticos são uma ótima pedida.

Se seu sofá está todo manchado e o tecido parece não ter mais solução, aprenda a limpar sofá muito sujo com nossas dicas.

Tipos de tecido: conheça as vantagens de cada um

Para te ajudar na escolha dos melhores tecidos para estofado, fizemos uma lista com os principais revestimentos utilizados atualmente na indústria de móveis. Elencamos os benefícios (e desvantagens) de cada um confira!

1.      Chenille

tecidos para estofados

O chenille era muito utilizado até pouco tempo atrás. Mas, com o surgimento de novas opções mais acessíveis, deixou de ser a primeira opção dos consumidores.

É um dos tecidos para estofado mais confortáveis, já que é bastante macio e aconchegante. Pode ser adquirido em diversas cores e estampas, deixando o ambiente mais charmoso.

O revestimento com chenille demanda impermeabilização, para evitar acidentes com líquidos e a proliferação de ácaros em seu interior.

Além disso, não é indicado para casas com animais e/ou crianças, já que suja com facilidade, retém odores e a limpeza é mais difícil de ser feita.

2.      Jacquard

tecidos para estofados

O jacquard, que recentemente voltou a ser tendência em peças de moda, com padronagem complexa e estampada, criada no século XVIII.

É um tecido bastante resistente e como a trama é bem fechada, acumula pouca sujeira e poeira, proporcionando um toque de sofisticação à sala.

Retém pouco calor e umidade, o que facilita a manutenção, mas o preço é mais elevado.

3.      Suede

tecido suede

O suede tem textura e aparência semelhantes às da camurça, mas é fabricado a partir do poliéster.

É uma boa escolha para quem quer um tecido confortável e durável.Afinal, não puxa fios e tem ótimo custo-benefício.

A limpeza diária é simples, mas as manchas são difíceis de remover, precisando de lavagem a seco para não danificar o sofá. O ideal é providenciar a impermeabilização assim que comprar o estofado.

4.       Sintético

tecidos para estofados

Os tecidos sintéticos são ótimos para quem quer praticidade. São fáceis de limpar e não grudam sujeiras, por isso, são ótimos para quem tem alergias. Além disso, são naturalmente impermeáveis, o que garante economia para o proprietário.

A parte ruim é que o tecido sintético não é térmico. Na prática, isso significa que esquentam muito no calor e nos dias mais frios, ficam mais gelados – o que não é muito confortável.

5.       Couro legítimo

tecidos para estofados couro

 

O couro legítimo é um dos melhores revestimentos para estofado. É fácil de limpar, ideal para casa com crianças e animais de estimação e dura muito tempo.

Entretanto, requer cuidados muito específicos, para evitar o desgaste, como evitar sol e manter o couro hidratado, além de ter custo mais alto em relação aos tecidos.

Tecidos para estofados: cuidados essenciais que você deve ter

Os tecidos para estofados precisam de cuidados para que o sofá fique limpo, livre de microrganismos que provocam alergias e com cara de novo, durando bastante tempo e economizando seu dinheiro.

Veja alguns cuidados gerais a serem tomados, independentemente do material:

  • Evite expor o sofá diretamente ao sol;
  • Evite o uso de produtos químicos na higienização;
  • Mantenha uma rotina frequente de limpeza, com pano úmido e aspirador de pó;
  • Sofás de tecido devem ser impermeabilizados antes de começarem a ser usados. Assim você evita problemas com líquidos e o surgimento de manchas em função da umidade;
  • Em casos de sujeiras mais difíceis, faça a limpeza do sofá em empresas especializadas.

A impermeabilização de estofados da Dr. Lava Tudo é a melhor solução para deixar seu sofá sempre com cara de novo e durar muito mais tempo.

Conheça nosso serviço e descubra por que já temos mais de 300 mil clientes satisfeitos!