Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Conheça qual o uniforme e os EPIs adequados para um funcionário de limpeza

Publicado em: segunda-feira, dezembro 11, 2017uniforme - hotelaria limpeza

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


O uso de uniforme e equipamentos de proteção individual (EPIs) para funcionários de limpeza das empresas é fundamental para a imagem do empreendimento.

Os uniformes ajudam a identificar quem é funcionário, permitindo aos clientes uma fácil observação de quem integra ou não a equipe.

Já os EPIs são uma garantia extra de segurança para o quadro funcional, durante a execução das diversas atividades diárias executadas por cada empregado.

Mas você conhece quais elementos compõem o uniforme e o EPI da esquipe de limpeza de um hotel? Saiba mais agora mesmo!

 

Uniforme na hotelaria: entenda sua importância

 

uniforme - hotelaria2

 

A expressão “a primeira impressão é a que fica” funciona muito bem quando falamos sobre os uniformes de vários tipos de empresa.

No caso dos hotéis, um uniforme adequado, alinhado e em sintonia com a identidade visual da marca ajuda a criar uma boa relação com o cliente. Ao chegar, mesmo que não converse com o funcionário, saberá que ele pertence àquela equipe.

Se esse uniforme for criado com base em uma pesquisa de target e adaptado ao público-alvo, ele vai ajudar a estabelecer uma relação de afeição do hóspede com a hotelaria. Um valor importante, não é mesmo?

Lembre-se que além de ser bonito e facilitar essa comunicação com os clientes, o uniforme também deve ser confortável e jamais atrapalhar o empregado na realização de seu trabalho.

 

E qual a relevância dos EPIs?

 

uniforme - hotelaria

 

Comumente pensando do EPIs sendo utilizados apenas por profissionais que executam tarefas consideradas de risco, como pessoas que trabalham com grandes máquinas. Entretanto, o uso de EPIs é fundamental em diferentes áreas incluindo a da limpeza.

Limpar estofados, carpetes, banheiros, e até restaurantes envolve o uso de vários agentes químicos que, ao entrarem em contato com a pele, podem causar danos à saúde do trabalhador.

 

Conheça as peças que compõem um uniforme e o EPI de um profissional de limpeza

Uniforme e EPI

 

Tanto o uniforme quanto o EPI variam de acordo com função desempenhada pelo empregado. Esses elementos devem garantir que a pessoa que o vista ou use, tenha mais segurança e comodidade, valorizando tanto a imagem do hotel quando a integridade das equipes.

Saiba mais sobre o uniforme de diferentes áreas de limpeza do hotel.

 

Uniforme e EPI do profissional de limpeza geral

 

Os empregados que compõem a equipe de limpeza de quartos e outros ambientes do hotel devem utilizar um avental de cor clara – que demonstra sujeiras com mais facilidade. Isso significa que, quanto mais claro, mais limpo. E se qualquer sujeira aparecer, basta trocar.

O avental impermeável deve ser usado durante limpeza que envolva água. As botas e calçados fechados bem como luvas de borracha são indispensáveis em processos que contem com o uso de produtos químicos.

Além do cuidado com a vestimenta, o hotel também deve se preocupar em fornece produtos de limpeza de boa qualidade e pouco agressivos.

 

Uniforme e EPI dos funcionários da cozinha

 

Na cozinha, os funcionários também devem se proteger. Esse é um ambiente que está em contato com panelas de tamanho maiores do que o tradicional, altas temperaturas e diferentes tipos de alimento.

Deve-se usar botas ou calçados fechados, aventais, luvas, máscaras e toucas. Além de zelar pelos funcionários, esses itens também contribuem para que o alimento servido aos hóspedes atenda às exigências de limpeza da vigilância sanitária.

 

Uniforme e EPIs devem ser fornecidos pelo empregador

 

Quando necessário para a execução das tarefas de uma atividade, os EPIs exigidos devem ser fornecidos, obrigatoriamente e de forma gratuita, pela empresa contratante.

Essa obrigação está prevista na Norma Reguladora Nº 6 da legislação trabalhista e o não cumprimento acarreta multas e indenizações (caso o funcionário sofra algum acidente de trabalho).

O uniforme, por ser considerado um instrumento de trabalho, também deve ser custeado pela empresa. Embora não haja uma determinação legal sobre a quantidade, as empresas costumam oferecer no mínimo duas peças de cada parte (duas calças e suas blusas, por exemplo).

 

Realize a limpeza mais pesada com ajuda de empresa profissional

 

Para limpezas mais pesadas, como as de estofado e carpete, o hotel também pode contar com o apoio de empresas terceirizadas.

Além de garantir um serviço especializado, essas empresas também fornecem todo o equipamento necessário para que o funcionário realize o processo de higienização com segurança e integridade.

Leve toda essa qualidade para a sua hotelaria. Entre em contato com a Dr. Lava Tudo e conheça nossos serviços.



Receba descontos e conteúdos exclusivos assinando nossa Newsletter!



ebooks gratuitos de limpeza

descobriu no colchão