Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Resumo
Desde 2017 a febre amarela tem sido foco de várias pesquisas, conversas e casas dos brasileiros pelo simples fato dos números de casos virem aumentando consideravelmente. Por isso, esse post vai explicar tudo sobre a doença e como se prevenir com a vacina de febre amarela.
O que é a febre amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida pela picada de um mosquito fêmea infetado. Nas cidades, é transmitida pelo Aedes aegypti e em locais mais afastados, como em sitos e fazendas, é transmitida pelo Haemagogus e Sabethe, chamada de febre amarela silvestre.
Quais são os sintomas da febre amarela?
Os primeiros sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram cerca de três dias.
A doença pode se agravar, isso acontece quando nos dois primeiros dias a pessoa se sente bem, mas depois passa a sentir um cansaço intenso, pode ter icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal e manifestações hemorrágicas.
Procure um médico se estiver com esses sintomas, não se automedique!
Vacina de febre amarela
Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação, ou seja erradicando os focos, não deixando água parada e etc.
Para evitar a febre amarela silvestre é preciso se vacinar! É gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano, é válida por 10 anos e pode ser aplicada a partir dos 9 meses de idade.
Reação a vacina de febre amarela
Geralmente a vacina é bem tolerada e os efeitos costumam ser leves e durar 2 dias, como dor, inchaço e calor no local aplicado. Mas, podem ocorrer os efeitos colaterais menos comuns como febre, dor de cabeça e no corpo, que duram entre 5 a 10 dias após a vacinação.
Já, os mais graves, mas que são raros: reações anafiláticas (queda da pressão arterial, dificuldade respiratória, lesão de pele grave) e alterações neurológicas
Quem não pode tomar a vacina de febre amarela?
Existem pessoas que possuem contraindicação ou precisam se consultar com um profissional de saúde antes de tomar a vacina, que são:
- Pessoas com baixa imunidade debilitada;
- Pacientes com AIDS, câncer, anemia, lúpus e/ou diabetes descontrolada, independente da idade;
- Idosos acima de 60 anos;
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas alérgicas ou intolerantes a ovo (o vírus é cultivado na clara do alimento).
Se você fizer parte desse grupo procure um médico, porque existem casos em que os paciente precisam ser vacinados.
Onde tomar?
A vacina de febre amarela é gratuita em postos de vacinação municipal ou estadual, não precisa de hora marcada, é necessário levar apenas a carteira de identidade.
Existem farmácias e hospitais que também possuem a vacina de febre amarela, mas normalmente cobram um valor para aplicá-la.
Peça o certificado para comprovar que foi vacinado e guarde-o, porque pode ser que precise dele se for para outro país.
Como prevenir a febre amarela?
O melhor método de prevenção é a vacina de febre amarela, mas se você não puder tomar existem formas alternativas de se proteger:
- Use blusa de mangas longas e calças compridas, em áreas de risco;
- Locais fechados são a melhor opção para evitar a entrada dos mosquitos, então coloque telas em sua casa se não quiser mantê-la toda fechada e utilize mosquiteiros ao dormir;
- Evite usar perfume durante atividades ao ar livre nos ambientes de matas silvestres, pois atrai o mosquito.
- Use repelentes adequados. Quando usados como orientado, são seguros e eficazes mesmo na gestação ou amamentação.
Lembre-se que a febre amarela é perigosa, por isso proteja-se!