Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

6 vantagens da impermeabilização de sofá | Você não vai viver sem!

Publicado em: quarta-feira, março 28, 2018impermeabilização-de-sofa

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Ao comprar um novo sofá ou ao buscar soluções para um estofado que já possui em casa, muita gente escuta sobre a necessidade de fazer a impermeabilização. Mas você sabe o que é esse serviço e para que ele serve?

Nesse texto, você vai entender um pouco mais sobre o processo e as vantagens da impermeabilização e entender por que o serviço profissional é importante para manter o seu estofado sempre novo e bonito.

O que é impermeabilização?

impermeabilização 2

A impermeabilização consiste em criar uma barreira de proteção para tornar algum objeto ou material em uma superfície impermeável.

Dessa forma, a água ou outras substâncias líquidas não conseguem ultrapassar esse barreira e entrar no objeto. Isso garante que ele fique seco e sem proliferação de fungos e bactérias (que precisam de um ambiente quente e úmido para se desenvolver).

E como é a impermeabilização de sofá?

A impermeabilização de sofá tem o mesmo objetivo: impedir que fluidos entrem na sua trama, estragando o estofado e constituindo o ambiente perfeito para o surgimento de microrganismos infecciosos.

Para deixar o sofá impermeável é aplicada uma resina que fecha seus poros e afasta as substâncias de consistência aquosa ou oleosa – que podem causar estragos como deformação da cor original, manchas e danos à estrutura geral do estofado.

Quais são as principais vantagens?

impermeabilização

A impermeabilização de estofados é importante tanto para os ambientes domésticos quanto no escritório. Confira, agora, 6 vantagens do serviço.

1 – Evita o surgimento de manchas causadas por líquidos

O impermeabilizante repele o líquido do estofado. Assim, caso algum fluido seja derramado no sofá, ele ficará somente na superfície, podendo ser facilmente retirado com um papel toalha ou pano de algodão seco.

Mesmo se o líquido for algo que manche, como o vinho, por exemplo, a impermeabilização protegerá seu estofado.

2 – Facilita o processo de limpeza

A impermeabilização é uma forma de bloquear a entrada de líquidos no interior no tecido, embora não seja possível evitar que ele se suje de alguma maneira. Entretanto, sofás que recebem esse tratamento ficam mais fáceis de limpar, já que toda a sujeira permanece na superfície.

3 – Deixa o sofá com cara de novo por mais tempo

Se a impermeabilização for feita assim que o sofá novo for comprado, ele permanece com suas características originais por muito mais tempo. É um investimento de manutenção preventiva, que prolonga a vida útil do seu produto.

Confira quais cuidados você deve ter ao comprar um sofá novo.

4 – Recupera a beleza do sofá antigo

Se seu sofá não é mais tão novo assim, não se preocupe: o processo também pode ser feito em produtos que já estão em uso. A impermeabilização, inclusive, ajuda a recuperar algumas características do estofado, dando um upgrade na sala.

5 – Deixa o tecido mais resistente ao sol

A resina impermeabilizante aplicada no sofá atua como uma camada de proteção solar, protegendo o tecido contra os raios solares e evitando que ele fique desbotado ou com aspecto desgastado.

É uma vantagem excelente, especialmente para quem não consegue evitar a entrada do sol, em algum momento do dia, na sala de estar ou outro cômodo em que o sofá esteja alocado.

6 – Sua casa fica livre de agentes infecciosos

Um sofá quente e úmido é o local perfeito para o surgimento de ácaros, fungos e muitas outras bactérias – um verdadeiro veneno, especialmente para quem é alérgico.

Durante o processo de impermeabilização, são utilizados produtos bactericidas e antiácaros, para deixar seu sofá limpinho e livre de germes. Além disso, como o estofado fica livre de umidade, esses agentes não conseguem sobreviver.

Porque devo fazer a impermeabilização de estofados da minha casa?

impermeabilização - cachorro

Como apontamos antes, a impermeabilização deixa o sofá protegido contra a umidade e germes que provocam doenças.

Se a sua casa tem crianças pequenas, é um forma de resolver mais rapidamente acidentes como um copo cheio de água que seu filho deixar cair no sofá.

Caso tenha alguma animação de estimação, limpar a urina dele – caso ele ainda faça xixi em locais inapropriados – é bem mais fácil se o sofá for impermeabilizado.

Com a impermeabilização, você facilita o processo de limpeza e ainda deixa toda a sua família protegida!

Quanto tempo dura a impermeabilização?

O serviço de impermeabilização de sofá gasta cerca de 30 minutos para ser feito. A secagem completa é mais demorada e leva entre 2 e 3 horas.

Depois de três anos, a impermeabilização já não é mais tão eficiente quanto antes sendo indicado refazer o procedimento.

Outro detalhe importante: se o tecido for lavado, a impermeabilização vai embora. Por isso, é indicado fazer uma limpeza profunda no sofá antes de impermeabilizar ou refazer o procedimento caso seja necessário higienizar o móvel com água e sabão.

Qualquer sofá pode ser impermeabilizado?

A maioria dos sofás pode receber a impermeabilização. O procedimento só não é indicado para tecidos sintéticos, como isocouros, Poliuretano e PVC ou o couro natural.

Você pode fazer um teste simples na sua casa: jogue algumas gotas de água sobre o estofado. Se forem absorvidas, o sofá pode receber impermeabilização, se não, é melhor evitar.

Veja porque não é recomendado impermeabilizar couro.

A impermeabilização de sofá é cara?

Um sofá de qualidade é um dos produtos mais caros de uma casa. Portanto, os cuidados que ajudam a prolongar sua vida útil são sempre uma forma de economizar.

O valor da impermeabilização de sofá varia de uma região para outra, mas o serviço em um estofado modelo comum de dois lugares costuma custar em torno de R$ 130. Para um de 3 lugares, o preço sai, em média, a R$ 150.

O que deve ser medido na hora de contratar esse serviço é o custo-benefício. Pense no valor do sofá e o quanto você precisaria gastar para um reforma ou para comprar outro, dependendo do tamanho do estrago causado.

É bem melhor investir em um serviço preventivo, que ainda deixa o estofado bonito, do que ter dor de cabeça no futuro.

Quais são os tipos de impermeabilização?

A impermeabilização de sofá pode ser feita em casa ou em empresas especializadas. Para quem vai fazer em casa, basta comprar um dos produtos disponíveis no mercado e seguir as instruções de uso.

Já nas empresas especializadas, o processo é feito utilizando produtos exclusivos, com proteção contra ácaros e bactérias, além de garantir que as características originais do seu sofá sejam preservadas.

Outras questão que deve observada com cuidado é que alguns impermeabilizantes são inflamáveis. Se não forem utilizados com total cuidado, podem provocar acidentes e explosões.

Quais são os produtos utilizado para impermeabilização?

impermeabilização profissional

Os produtos mais utilizados para impermeabilização são disponíveis em formato de spray e líquido.

No formato spray, eles são pulverizados sobre a superfície do sofá e demoram cerca de 3 horas para secar. Já os impermeabilizantes líquidos são aplicados com a ajuda de um pano diretamente no tecido.

Existem vários produtos à venda em lojas especializadas. Mas, mais uma vez, lembramos sobre os riscos de fazer a impermeabilização por conta própria. Você pode danificar o seu sofá para sempre e ainda corre o risco de causar incêndios.

Empresa de impermeabilização e limpeza de estofados – Dr. Lava Tudo

A melhor opção para a impermeabilização de sofá é contratar uma empresa profissional para realizar o serviço.

Na Dr. Lava Tudo, o processo é realizado por profissionais treinados e todos os produtos utilizados são antialérgicos, antifúngicos e antibacterianos.

Você agenda o horário e escolhe em que local o serviço será realizado, com total conforto, segurança e praticidade.

Conheça o serviço da Dr. Lava Tudo de impermeabilização de estofados e veja por que escolher uma empresa profissional é a melhor opção para deixar seu sofá novinho!