Dicas de limpeza e organização

Veja os valores para sua cidade

Vida de mãe: como não enlouquecer com a rotina?

Publicado em: quarta-feira, abril 4, 2018vida de mae

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


Em todo o lugar, as pessoas falam sobre a beleza de ser mãe e quanto um filho transforma e dá sentido à existência. O que ninguém conta, é quanto a vida de mãe pode ser estressante e cheia de desafios.

Uma pesquisa da Fiocruz aponta que pelo menos 25% das brasileiras sofrem de depressão pós-parto. O problema é agravado por questões como falta de planejamento e baixa autoestima.

Outro estudo, da MindMiners, mostra que metade das mães deixam de ser contratadas em função dos filhos e 37% das entrevistadas afirmaram já ter perdido uma promoção no trabalho pelo mesmo motivo.

Embora esses dados sejam preocupantes, a maternidade é um momento lindo, transformador e o sonho de muitas mulheres. Nesse post, reunimos algumas dicas para que as mulheres foquem somente no lado positivo da vida de mãe e não enlouqueçam com a rotina.

Vida de mãe de primeira viagem

vida-de-mae-1

Felicidade. Nervosismo. Ansiedade. Empolgação. À espera do primeiro filho era um misto de sentimentos e, quase sempre, a mesma pergunta: “O que eu vou fazer agora”?

A vida de mãe de primeira viagem pode se descomplicar, seguindo algumas dicas valiosas, para que a futura mamãe curta apenas as surpresas e novidades gostosas da gravidez e da maternidade.

  1. Seu tempo agora vai seguir o relógio do bebê. Por isso, crie uma rotina para seu filho. Tenha hora para o bebê tomar banho, dormir, acordar e se alimentar. A vida de mãe vai ficar mãos fácil quando ele começar a seguir esses horários.
  2. Aproveite a soneca do bebê para dormir. Nesse primeiro momento, as prioridades devem ser seu filho e, claro, você. Descanse sempre que possível, afinal, essa tarefa grandiosa fica complicada se você estiver parecendo um “zumbi” que está há dias sem dormir.
  3. Cada corpo tem um tempo para se recuperar e está tudo bem! Não se compare às celebridades ou a outras mães do seu círculo de amizade. Cada organismo tem um tempo de recuperação e não há nenhuma regra sobre voltar ao corpo de antes apenas uma semana após o parto.
  4. Inclua o pai na rotina de cuidados. Ambos devem dividir a responsabilidade e cuidarem juntos do bebê.
  5. Esteja preparada para ouvir mil “conselhos”. Muita gente acha que tem algo para acrescentar na criação do seu filho. Deixe sempre claro que isso é sua responsabilidade e crie suas próprias estratégias para lidar com os palpites.

Como organizar a rotina para a chegada do bebê?

Outro detalhe que facilita a vida de mãe de primeira viagem é o planejamento. Manter as coisas sob controle é fundamental para que tudo se desenrole com mais tranquilidade e a chegada do bebê seja um momento de muitas alegrias.

  1. Faça uma pequena reforma na casa: repare possíveis infiltrações, tomadas perigosas, móveis muito baixos, escadas, portas que não deem passagem para carrinhos, etc. Pense em todos os aspectos que possam trazer alguma complicação ou mesmo prejudicar a saúde do bebê e providencie a mudança.
  2. Escolha o berço do bebê de forma acertada. Pense sempre na segurança da criança, no espaço que você tem disponível e na praticidade. Veja nossas dicas para te ajudar a escolher o berço ideal.
  3. Fique atenta aos rótulos dos produtos de limpeza. A partir de agora, a higienização da casa deve ser feita com a menor quantidade de química possível, sempre priorizando o conforto e a saúde da criança.
  4. Prepare o enxoval. As peças para bebês são lindas, mas nada de sair comprando tudo o que ver nas lojas. Compre em quantias equilibradas, já que tudo deixa de servir rapidamente e em tecidos apropriados. Preparamos um artigo especial sobre o enxoval de bebê para auxiliar na compra.

Dicas de como organizar a rotina com crianças

vida-de-mae-2

E se você está achando que a vida de mãe se resume aos primeiros anos, está engada. Quando as crianças estão maiores, as mamães e papais também precisam organizar uma rotina de educação e cuidados. Confira algumas dicas:

  1. A palavra de ordem é sua. Assuma o controle e não deixe as crianças tomarem conta do ambiente com birras ou chantagem emocional.
  2. Disciplina é importante. Cuide para educar a criança desde os primeiros anos e tenha em mente que ser mais rígida, em alguns momentos, é importante.
  3. Não atrapalhe o desenvolvimento do seu filho com excesso de proteção. As crianças precisam se relacionar com o mundo ao redor, mesmo que isso às vezes as machuquem. Saiba até onde os limites podem ser colocados e deixe seu filho encontrar as próprias soluções.
  4. No processo educacional, defina os objetivos. Descreva tudo em um papel ou arquivo digital e crie estratégias para alcança-las.
  5. O mais importante: lembre-se que cada criança é única e tem seu próprio tempo de aprendizado. Além disso, cada uma necessita de métodos disciplinadores diferentes.

Dicas para a vida de mãe

Para finalizar nosso post, trouxemos dicas imprescindíveis para a vida de mãe ser levada com tranquilidade, leveza, muito amor e felicidade.

  • Você continua sendo uma mulher após a maternidade. Por isso, não esqueça de cuidar de você mesma, de se sentir bem, de continuar tendo seus amigos sem filhos e se divertir.
  • Eduque pelo exemplo. Seja sincera e procure sempre dizer a verdade. Também pratique aquilo que fala.
  • Seja parceira dos seus filhos. Elogie as coisas boas. Comemore as pequenas conquistas. Mostre que ele pode ter confiança e sempre te contar a verdade, sem medo.
  • Viva cada momento com intensidade. Aproveite todas as fases do seu filho. Passa muito rápido e é incrível!

A Dr. Lava Tudo tem serviços especiais de limpeza de itens de bebê. Conheça o nosso portfólio e descubra como ganhar mais tempo para curtir seu filho!