A pergunta que não quer calar: como lavar tapete felpudo?

Publicado em: sexta-feira, julho 28, 2017

Uma tendência que veio com tudo na arquitetura e decoração é o tapete de pelos altos. Porém, por causa das fibras, muitas pessoas têm dúvidas sobre como lavar tapete felpudo. Neste post, vamos te ensinar a fazer essa limpeza em casa e ressaltar a importância de uma limpeza profissional!

 

como lavar tapete felpudo

Tire suas dúvidas de como lavar tapete felpudo.

 

O tapete tem a função de delimitar os espaços da casa, trazer leveza para o ambiente, auxiliar no tratamento acústico para diminuir o barulho externo e dar conforto térmico em relação ao piso.

Mas, sobretudo, o tapete é importante para trazer aconchego e sofisticação para as casas e empresas.

São diversos os modelos, formatos e cores de tapetes, mas um que tem sido muito utilizado é o tapete felpudo. Por ser mais macio e confortável, ele é perfeito para colocar nos quartos, salas e escritórios.

Vamos te ensinar como lavar tapete felpudo em casa e explicar a importância e necessidade de uma limpeza profissional, para que você conserve seu tapete peludo por mais tempo!

 

De que materiais são feitos os tapetes felpudos?

 

Os tapetes considerados felpudos são feitos, geralmente, de lã, algodão ou shaggy – um material de pelagem alta.

Esses tecidos são muito bonitos e macios, porém tem a desvantagem de serem propícios a acumularem umidade e poeira.

Além da pelagem, devemos considerar que o tapete está em contato direto com o chão, o que aumenta ainda mais o acúmulo de sujeira e a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. E esse é o ambiente perfeito para que provoquem reações alérgicas e outras doenças.

Sem contar que é muito comum que animais de estimação urinem nos tapetes, que as crianças sujem e manchem o tapete brincando.

Para evitar as alergias respiratórias e garantir o bem-estar da sua família, é muito importante manter todos os tapetes limpos e higienizados.

 

Como lavar tapete felpudo em casa?

 

Para higienizar corretamente o seu tapete, a contratação de um serviço de limpeza profissional é sempre a garantia de que nada de errado acontecerá, mas é possível economizar fazendo a limpeza você mesmo.

Nesse caso, como a ideia é economizar dinheiro, esqueça os produtos químicos pois podem ser caros e o que queremos aqui é que você utilize produtos que já tem em casa para facilitar o processo.

Siga as dicas abaixo de como limpar seu tapete felpudo e ele estará pronto para ser usado todos os dias:

 

1.    Faça seu removedor de mancha

 

Quer coisa mais desagradável do que encontrar seu apete manchado? Seja com urina do seu animal de estimação, bebidas, vinho ou molhos. Felizmente, existem formas de retirar as manchas sem precisar lavar o tapete por completo.

    1. Primeiro, tente apenas absorver a maior quantidade de líquido possível com papel absorvente, depois passar um pano úmido com água morna e deixe secar naturalmente.
    2. Caso as manchas não saiam, faça uma mistura de um litro de água com ¼ de xícara de sabão líquido neutro – o mesmo que você já utiliza no dia a dia.
    3. Mexa vigorosamente a mistura ou utilize uma batedeira, para criar espuma. Isso fará com que o produto penetre mais facilmente e de forma homogênea no tapete.
    4. Para fazer a limpeza com a solução caseira, use uma escova macia e esfregue suavemente a espuma nas fibras do tapete manchado em movimento circular. Depois da retirada a mancha, a área deve ser limpa com um pano úmido e seca com um secador de cabelo.
    5. Não utilize vassouras, rodos ou escovas com cerdas firmes, pois elas podem danificar os pelos do tapete e a textura, que são o charme dos felpudos.

 

2.    Como lavar tapete felpudo com vinagre

 

O vinagre já é um grande conhecido para limpeza de superfícies e retirada de adesivos, por se tratar de um desinfetante natural e neutralizante.

E ele também pode ser utilizado para limpar o seu tapete. Com suas propriedades, o vinagre é capaz de matar os microrganismos que se desenvolvem entre as fibras do tapete, bem como neutralizar a acidez da urina de animais de estimação, enquanto elimina os odores desagradáveis.

Uma ótima dica: mantenha um borrifador limpo cheio de vinagre não diluído e use sempre que o seu animal de estimação urinar no tapete. Nestes casos, procure absorver o máximo de urina das fibras, pressionando o tapete com várias toalhas de papel, e, quando não houver mais urina por ser absorvida, pulverize vinagre e deixar secar.

Isso irá retirar o odor de “território marcado”, o que pode evitar que o animal repita no mesmo local.

 

3.    Como lavar tapete felpudo a seco, em casa

 

Para fazer a lavagem a seco caseira, misture partes iguais de amido de milho ou aveia e bicarbonato de sódio. Misture o conteúdo completamente e polvilhe o pó por todo o tapete.

O amido de milho e o bicarbonato de sódio ajudarão a sugar a sujeira das fibras e, depois de 30 minutos, remova o pó com aspirador.

Para evitar que o equipamento aspire e retire os fios do tapete, coloque um lençol ou tecido de nylon sobre ele e faça a sucção. Porém, é possível aspirar sem a proteção, contanto que você utilize um bom equipamento e aspire com cuidado, no sentido dos fios.

O aspirador de pó, se bem utilizado, é recomendado por ser o único que realmente retira a poeira depositada entre as fibras e propicia a verticalização das mesmas, mantendo a maciez, a beleza e a aparência de novo, aumentando sua vida útil.

 

Como conservar a sua tapeçaria

 

Além da limpeza emergencial, em caso de manchas ou sujeira extrema, e da limpeza profissional, é muito importante que você saiba como conservar o seu tapete felpudo.

Essa é uma forma de mantê-lo com aspecto de novo por mais tempo, mantendo suas cores originais e conservando a textura.

Para isso, existem alguns artifícios que você pode colocar em prática para evitar o desgaste:

    • Mude sempre a posição dos tapetes no chão para haver um equilíbrio no desgaste. Indica-se fazer a troca do posicionamento duas vezes ao ano.
    • Evite expor o tapete aos raios solares. Os tecidos naturais como lã e algodão sofrem com a ação do sol e podem desbotar.
    • Nunca dobre o tapete. Para removê-lo do local ou guardar o tapete enrole-o no sentido do comprimento.
    • Tela de látex antiderrapante: coloque uma tela de látex (borracha) sob o tapete. Isso vai assentá-lo melhor no chão e evitar que sua família derrape e escorregue. E o melhor: o látex ainda tem a capacidade de proteger contra a umidade.
    • Mesmo que o tapete seja pequeno, não o lave na máquina de lavar. A limpeza deve ser sempre manual ou feita por uma empresa especializada.
    • Não utilize alvejantes à base de cloro.
    • Quando for secar o tapete, nunca torça o material e nem o passe a ferro.
    • Se possível, não coloque objetos pesados sobre o tapete. O peso pode danificar a estrutura e deixa-lo com marcas permanentes e até mesmo buracos.

 

Dr. Lava Tudo – Como lavar tapete felpudo com a ajuda de um profissional

 

Devido à sua delicadeza e fragilidade, a maneira mais indicada para lavar o tapete felpudo é com a contratação de uma empresa especializada.

É recomendado que você faça essa limpeza profunda com uma empresa a cada 6 meses.

A Dr. Lava Tudo é uma dessas empresas que tem qualidade garantida na lavagem do seu tapete. Não só para os tapetes felpudos, mas para todos os tipos e também para carpetes. Nós vamos ao local no horário agendado e fazemos o trabalho com agilidade.

A limpeza pode ser realizada em todo o Brasil, em qualquer tipo de local que tenha acesso à rede elétrica. Ou seja, é perfeitamente executada em sítios, empresas, residências, clubes, etc.

A lavagem de carpetes e tapetes da Dr. Lava Tudo é a melhor solução para:

  • Eliminação da sujeira comum do tapete;
  • Eliminação de resíduos de alimentos;
  • Remoção de resíduos corporais e de animais;
  • Remoção de sujeira de obra;
  • Eliminação de odores;
  • E recuperação do tapete pós-inundações, dentre outros.

Para a realização da lavagem, a Dr. Lava Tudo utiliza apenas as melhores máquinas e xampus especializados do mercado. Toda a linha de equipamentos é importada, sendo o maquinário de origem europeia e os xampus de patentes japonesas.

Isso ajuda a garantir o elevado padrão de qualidade apresentado pela empresa em cada serviço.

Para o serviço, damos uma garantia de sete dias na limpeza e higienização do tapete, para termos a certeza de que você ficou satisfeito com o trabalho.

  • Todos os nossos produtos são registrados pela ANVISA e todos os procedimentos possuem seguro;
  • Ficou interessado em conhecer o trabalho da Dr. Lava Tudo? Faça uma simulação agora para conferir o preço do serviço;
  • E como você lava o seu tapete? Queremos saber se as dicas foram úteis para você para deixar a sua casa ainda mais bonita e bem cuidada. Deixe nos comentários 🙂

 

A pergunta que não quer calar: como lavar tapete felpudo?
3.6 (72%) 5 votos

Conheça a Dr. Lava Tudo

Logo Dr. Lava Tudo
A Dr. Lava Tudo oferece o que há de mais moderno e eficiente na Prestação de Serviços de Limpeza (Sofás, Carpetes, Colchões, Cadeiras, Poltronas, Carrinhos de Bebês, Limpeza interna de veículos, entre outros), Impermeabilização de Estofados e Hidratação de itens de couro. São várias soluções de limpeza para sua casa, veículo ou empresa! Atendemos em mais de 150 cidades no Brasil!
//drlavatudo.com/carpete/como-lavar-tapete-felpudo/
Dr. Lava Tudo


 



Você também pode gostar de:

Nossos Clientes