Lavagem a seco de carro: 5 mitos e verdades

Publicado em: terça-feira, outubro 3, 2017

Provavelmente você já ouviu falar de lavagem a seco, mas sabe como é realizado o procedimento? Ainda tem dúvidas ou receios se deve fazer ou não?

Tanto o exterior quanto o interior do seu carro merecem os devidos cuidados, por isso a Dr. Lava Tudo, especialista em limpeza a seco do Brasil, separou dicas e informações importantes para sanar todas as suas dúvidas sobre  a lavagem a seco.

A lavagem a seco tem um pré-julgamento ruim, é considerada uma limpeza que não proporciona efetivos resultados ou então que arranha a lataria e a pintura do carro. Porém, é ideal para quem mora em prédios e não pode utilizar a garagem para lavar o carro ou para momentos de racionamento e escassez de água.

 

1.A lavagem a seco utiliza água?

 

A lavagem a seco, também conhecida como lavagem ecológica, leva esse nome por utilizar uma quantidade menor de água comparada à uma lavagem tradicional.

Essa lavagem tradicional gasta em média 300 litros de água em carros pequenos e 600 litros de água em carros grandes, enquanto a limpeza a seco utiliza mais ou menos 1,2 litros. Por isso, ela tem se tornado um método de consciência ecológica, principalmente em regiões brasileiras em que há escassez de água.

 

2. Qual produto usar na lavagem a seco?

 

Hoje em dia encontra-se no mercado, diversos tipos de produtos para uma lavagem a seco que possa ser realizada em casa, porém é importante observar no momento da compra se o produto possui selo de certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Produto não específico e sem o selo podem causar sérios danos à pintura e lataria do carro, como riscos e arranhões mais profundos.

A maioria dos produtos são nominados como lavagem, e tem em sua composição adição de cera, que ao ser aplicado sobre a pintura do carro, dessa forma o produto envolve as partículas de sujeira do veículo, a cera entra como um lubrificante que evita o atrito entre o pano e a lataria.

Uma outra dica que deve ser levada em consideração na hora da limpeza, é o pano, não use panos normais, é recomendado que se usa flanelas de microfibras, pois essas microfibras irão acomodar as partículas de sujeira evitando assim o atrito entre a sujeira e a pintura.

 

3. Lavagem a seco do exterior do carro

 

A lavagem do exterior do carro é a maior dúvida de todos, uma limpeza a seco do exterior do carro pode ser uma forma econômica e prática, porém quando feita de forma indevida sem treinamento pode causar sérios danos para seu veículo.

Para fazer uma lavagem a seco do exterior do seu carro você precisará de:

 

  1. Produtos lubrificantes específicos de lavagem a seco para carro.
  2. Panos de microfibra, secos e de boa qualidade.
  3. Para as gretas do carro e os detalhes, é interessante utilizar um pincel, para que dessa forma a limpeza fique completa em todas as áreas.

 

Os passos são:

 

  1. Para que a limpeza seja segura, certifique-se que o carro esteja na sombra e frio.
  2. Antes da aplicação de qualquer produto, leia o manual de instrução, e antes, até faça pesquisas sobre os componentes que ele contém em sua solução. Faça sempre um teste em uma pequena parte do carro antes de aplica-lo em toda a lataria.
  3. Na execução da limpeza, dobre o pano em várias faces, e repare quando o pano estiver sujo, quando isso ocorrer troque de pano ou pegue um lado mais limpo.
  4. Nunca aplique o produto direto na lataria, aplique-o antes no pano limpo e seco, depois na lataria do carro.
  5. É importante fazer essa limpeza em processos, comece por partes e sempre de baixo para cima.
  6. Se o produto secar na lataria, aplique-o de novo.
  7. Termine o processo pegando outro pano limpo e seco, para dar um acabamento de brilho.

 

 

4. A lavagem a seco do exterior do automóvel arranha a pintura?

 

limpeza a seco pano

 

Muitas pessoas não tiveram uma boa experiência com lavagem a seco. Isso pode acontecer caso não haja o uso de produtos específicos ou feito por pessoas não capacitadas.

O maior medo é se a técnica arranha a pintura ou a lataria do carro, isso acontece porque na camada de sujeira que há no seu carro, mesmo que pequena, há pequenas partículas de poeiras, e dessa forma quando se passa a flanela de maneira incorreta acaba gerando arranhões.

Por isso é importante sempre procurar os produtos ideais, ler o manual de instrução ou para um melhor resultado com menores riscos procurar uma empresa especializada em limpeza exterior a seco de carro.

 

5. Lavagem a seco do interior Dr. Lava Tudo

 

A lavagem a seco de interiores dos carros, é interessante pois evita que haja um acúmulo de água e umidade no tecido do banco do carro, com isso será prevenido que haja problemas posteriores como mofo, ácaros e bactérias que podem causar doenças e alergias.

A Dr. Lava Tudo, contém uma técnica especializada, testada ao longo de anos de experiência, a fim de garantir a total higienização e conforto dos estofados e bancos do seu carro.

Na lavagem a seco da Dr. Lava Tudo, feita a aplicação de um produto específico, e adicionado o mínimo necessário, 10%, que irá agir diretamente no tecido fazendo a retirada da sujeira mais grossa. Logo após é feita a extração a vácuo da agua aplicada, garantindo o sucesso e segurança do processo, trazendo para o estofado o aspecto de novo.

 

Benefícios da lavagem a seco de banco do carro

 

Além da causa ambiental e sustentável, a limpeza a seco traz para o estofado do banco de seu carro menos risco de mofo, uma espera de secagem reduzida. O risco de umidade é menor, com isso há menos chances de que haja um acúmulo de fungos e bactérias.

Lavagem a seco de carro: 5 mitos e verdades
5 (100%) 2 votos

Conheça a Dr. Lava Tudo

Logo Dr. Lava Tudo
A Dr. Lava Tudo oferece o que há de mais moderno e eficiente na Prestação de Serviços de Limpeza (Sofás, Carpetes, Colchões, Cadeiras, Poltronas, Carrinhos de Bebês, Limpeza interna de veículos, entre outros), Impermeabilização de Estofados e Hidratação de itens de couro. São várias soluções de limpeza para sua casa, veículo ou empresa! Atendemos em mais de 150 cidades no Brasil!
//drlavatudo.com/carro/lavagem-a-seco-mitos-e-verdades/
Dr. Lava Tudo


 



Você também pode gostar de:

Nossos Clientes