Como limpar couro | Guia definitivo

Publicado em: segunda-feira, junho 12, 2017

O couro é considerado um material nobre destinado à confecção de variados objetos, de uso pessoal, como: sapato, calça, bolsa, e também móveis, como sofá e puff.  Seu grande diferencial é garantir resistência, brilho e impermeabilidade. Seja ele de qualquer tipo ou cor, o material precisa ser limpo e hidratado com frequência. E para garantir o melhor processo, preparamos um guia definitivo de como limpar couro.

Como limpar couro

Confira as melhores dicas de como limpar couro

O couro é um material especial que merece atenção redobrada, pois ao longo do tempo ele vai perdendo o brilho original, causando ressecamento e alguns rasgos. Portanto, é necessário realizar uma limpeza e hidratação adequadas para que o couro sempre recupere seu brilho e maciez.

Mas como limpar couro? Posso limpar meu sofá da mesma maneira que limpo meu sapato de couro? Por ser um material natural e delicado, é muito comum surgir dúvidas e é por isso que preparamos para você um GUIA DEFINITIVO para facilitar a limpeza e conservar seus artefatos de couro!

Neste material, você confere detalhes sobre o material, o processo de lavagem mais indicado (para couro branco, por exemplo) e dicas caseiras para limpeza diária e rápida do seu sofá, jaqueta, carteira de couro, entre outros.

 

Dr. Lava Tudo

Somos especializados em lavagem e limpeza de sofás, carpetes, colchões e estofados em geral. Vamos até você! Atendemos em mais de 100 cidades do Brasil.

Clique aqui e faça um orçamento gratuito agora mesmo.

 

Origem do couro

 

De acordo com a definição dada pela Associação Brasileira de normas Técnicas (ABNT), o couro é um material de origem animal. Para ser consumido, o couro precisa passar por um processo de curtimento, pois sua textura natural apresenta grande quantidade de fibras colágenas que tornam o material maciço. E o ideal é transformá-lo em um produto flexível e macio.

A origem animal do couro vai variar de acordo com a região em que ele é produzido. Na América, a fonte dominante é a pele de gado bovino, suíno, seguido pro ovelha e búfalo.  Os couros mais exóticos estão ganhando espaço no mercado, como o caso do canguru, que é caracterizado pela leveza e resistência à raspagem.

Peles de cobra e jacaré também estão se tornando populares, principalmente no fabricação de acessórios, bolsas, relógios, pulseiras, calçados, etc.

Tipos de couro

 

  • Vacum: origem bovina. A pele bovina é, normalmente, dividida em duas partes: flor e raspa, que se direcionam para a confecção de vestuários, calçados, bolsas e estofamentos;
  • Suíno: origem suína. É muito usado na confecção de vestuário por ser macio e resistente à fricção. Também é dividido em flor e raspa, e apresenta aspecto da pele humana;
  • Caprino: origem caprina. Para quem não sabe, a origem da camurça é da pele de cabra, que é, geralmente, leve e macia. A camurça é muito utilizada na fabricação de calçados e bolsas, além de estofamentos;
  • Ovino: origem ovina (ovelha, carneiro). É um couro macio e, ao mesmo tempo em que tem alta capacidade de absorção, elimina rapidamente água e umidade.

Custo benefício do couro | Produção

 

O mercado tem se adaptado para vender materiais complementares ao couro e por isso você escuta falar sobre couro sintético/couro ecológico. A busca pela “substituição” do couro se dá, principalmente, pelo fato de ser de origem animal. Algumas pessoas acusam a produção do couro original ser extremamente agressiva para o animal e para as pessoas quem trabalham na extração. A curtição do couro libera produtos tóxicos, líquido e sólido.

O processo de curtimento é variado e os métodos utilizados dão cor, forma e utilidades ao couro. Confira os mais comuns:

 

  • Curtimento vegetal: É utilizado taninos, encontrados na proteína vegetal, que origina um couro macio e coloração marrom;
  • Couro curtido sinteticamente: É utilizado polímeros sintéticos, como Novolac e Melamina. Tem cor original branca e textura cremosa;
  • Couro curtido em cromo: É considerado o método mais comum de produção. É utilizado uma lama tóxica de sais de cromo -elemento químico – misturado a outra solução para produzir um produto maleável. Sua cor original é azul clara;
  • Couro curtido em alume: Esse método para curtir o couro utiliza sulfatos de alumínio e outras substâncias químicas, que farão com que o tecido do couro consiga colorações claras;
  • Couro curtido em aldeído: Neste método, o principal agente químico utilizado é aldeído glutárico. Tal tipo de couro absorve água, é macio, o que o torna ideal para ser usado em camurça.

 

Após o processo de curtimento, ele passa por uma sequência de “encrostamento”, que seca o material. A partir daí, ele recebe as tantas possibilidades de forma, coloração, textura, etc.

A chegada dos materiais secundários traz uma nova opção de compra, com preços mais acessíveis, porém, com qualidade inferior ao original. E isso afeta, consequentemente, a durabilidade e conforto do couro, mas o que não significa a ineficácia do produto.

Obs.: independente da procedência do couro, ele precisa ser conservado adequadamente. E os processos de limpeza não se diferenciam.

 

Vantagens e desvantagens do sofá de couro

 

Apesar do sofá de couro trazer inúmeros benefícios, ele requer certos cuidados especiais que precisam ser seguidos corretamente. Ao contrário, seu investimento se tornará um ponto negativo. Portanto, listamos algumas vantagens e desvantagens do couro:

  • Fácil limpeza: sim, é necessário realizar uma limpeza especial do couro, mas você vai ver aqui embaixo maneiras simples de higienizar o material. (é um ótimo negócio para quem tem criança e bichinho de estimação em casa);
  • O couro natural é bastante durável e, se bem conservado, ele dura por muitos anos;
  • Falando em conservação… O couro precisa receber higienização duas vezes por ano, pelo menos. E, além da limpeza, a hidratação é fundamental para manter seu aspecto original brilhoso e macio;
  • Os sofás de couro costuma ser mais caros. Por isso, se você encontrar algum modelo barato, verifique a procedência do material, pois muito provável que seja couro sintético ou ecológico;
  • Os modelos secundários de couro não oferecem a mesma durabilidade e qualidade do material, mas esteticamente, substituem o original perfeitamente;
  • O sofá de couro não concentra calor, ou seja, sua temperatura vai se adaptar a temperatura corporal de quem está utilizando-o;
  • É uma peça versátil, fácil para decorações de ambiente;
  • A maioria dos materiais de couro são, naturalmente, impermeáveis.

 

 

Colocando na balança os prós e contra do sofá de couro, percebe-se que o material é um bom investimento para você e sua casa.

 

 

Como limpar couro? | Dr. Lava Tudo

 

Sim, sabemos que as dicas caseira rápidas e práticas são muito atraentes, em um primeiro momento, mas é importante ressaltar que o melhor processo de limpeza do couro é o serviço profissional. Portanto, vamos explicar abaixo os benefícios da limpeza profissional e como a Dr. Lava Tudo realiza esse método com maestria.

As dicas estão lá embaixo 😉

O sofá é um móvel que exige cuidados frequentes pelo simples fato das pessoas estarem, diariamente em contato. Quem nunca derramou refrigerante ou deixou aquele chocolate cair no estofado? E, se os resíduos não forem removidos rapidamente, eles podem se tornam manchas duradouras difíceis de sair – principalmente em sofá de couro branco.

A Dr. Lava tudo é uma empresa especializada em limpeza, impermeabilização e hidratação de estofados (colchão também) e carpetes. Seus serviços são indicados para todos os tipos de estofados, especialmente o couro. Portanto, ela oferece a melhor solução para limpezas profundas, garantindo a eliminação de sujidades, odores e recuperação de estofamento pós-inundação.

Além disso, a Dr. Lava Tudo realiza limpeza e hidratação de bancos de couro de veículos, embarcações e aeronaves. E nós já falamos sobre a limpeza do banco de couro do carro aqui no blog. Confere lá!

Ressaltamos que a equipe de profissionais da empresa é altamente preparada e qualificada, que recebe técnicas exclusivas para a execução de diferentes serviços, independe da condição do ambiente ou do objeto a ser limpo.

Processo de limpeza da Dr Lava Tudo

 

O couro é um material “vivo” que frequentemente perde umidade e suavidade da sua textura, pelo fato de não ser limpo e hidratado adequadamente e periodicamente.

O processo de limpeza que a Dr. Lava Tudo realizada em couro é diferente da lavagem tradicional de tecidos. E as principais diferenças são: não é utilizado máquina de sugar e nem água:

  1. O técnico utiliza um produto especial para couro auxiliado com o uso de uma luva específica feita de lã de carneiro;
  2. O excesso do produto é retirado com um pano de microfibra ;
  3. É aplicado, posteriormente, o creme de hidratação do couro. Para conservar o brilho natural e maciez, o técnico utiliza outro pano específico para lustrar a superfície;
  4. Para finalizar a limpeza e hidratação, é aplicado um protetor UV (ultravioleta) que protegem o couro e os sintéticos dos raios solares.

 

Hidratação do couro

 

A hidratação de couro da Dr. Lava Tudo pode ser aplicada nos tecidos de couro de: bancos de carros, sofás, cadeiras, poltronas, entre outros móveis. Seu processo evita o ressecamento do material e que possíveis rachaduras surjam dando um aspecto desgastado ao seu estofado.

O hidratante age nas fibras do couro, renovando o brilho e deixando um aspecto mais brilhoso. E, como citado acima, o processo de limpeza garante proteção do couro contra a luz solar, que pode queimar o material à longo prazo.

Obs.: Os produtos utilizados pela Dr. Lava Tudo são biodegradáveis, não agride e nem danifica o couro.

Aconselhamos realizar a limpeza e hidratação do couro a cada oito meses, visando a melhor forma de conservar seu material. E não utilize produtos industrializados por conta própria, pois eles podem causas danos irreparáveis ao estofado. Portanto, pesquise primeiro a procedência do tipo de couro que você possui.

IMPORTANTE: não é recomendado utilizar produtos de hidratação de pele para hidratar o seu sofá. A pele humana é muito mais fina e delicada. O hidratante corporal utilizado para pessoas pode engordurar o couro deixando-o seboso e servindo como alimento para ácaros, fungos e bactérias.

 

Dicas caseiras para limpar couro

 

Como limpar couro em casa? Calma, porque aqui embaixo tem muitas dicas úteis! Mas a primeira coisa a se falar sobre limpeza é: água não é recomendável, pois mancha o material e diminui sua durabilidade. Portanto, opte pelo aspirador – que deve ser utilizado com cautela em couro – pano seco ou semi úmido, e cremes para hidratação.

Obs.: Antes de testar qualquer método de limpeza, é extremamente importante testar os produtos em uma pequena área da superfície do couro para certificar que ele não será danificado.

 

Sofá de couro

 

Couro Anilina

 

Como limpar couro

Como limpar couro anilina.

 

Sua textura possui características mais naturais e não recebe adição de corantes artificiais. Por ser mais aveludado, esse tipo de couro absorve mais umidade, e por isso requer um cuidado especial.

Você vai precisar de:

  • Escova de cerdas macias;
  • Aspirador de pó (se necessário);
  • Álcool;
  • Algodão
  • Desengordurante para couro (pesquise bem antes de utilizá-lo;
  • Hidratante (pesquise bem antes de utilizá-lo;

Processo:

  1. Com a escova de cerdas macias, retire o acúmulo de poeira e sujidade da superfície;
  2. Misture 150 ml de álcool em 2 litros de água (temperatura ambiente);
  3. Com um algodão, umedeça suavemente na solução e passe em toda a superfície de couro;
  4. Remova o excesso com um pano seco e macio;
  5. Em áreas muito sujas, utilize pouca quantidade de desengordurante, também aplicado com algodão;
  6. Para finalizar, utilize o creme hidratante e com o pano macio, esfregue suavemente para lustrar o couro.

Obs.: É preciso ser extremante cuidado ao usar produtos industrializados como desengordurante e hidratante específico. Portante, pesquise as procedências do seu couro e do produto desejado antes de realizar a limpeza.

 

Couro liso

 

Como limpar couro

Como limpar couro liso.

 

A conservação do couro liso é mais simples e não demanda muitos produtos, nem tempo:

Você vai precisar de:

  • Sabão neutro;
  • Amaciante (opcional);
  • Pano macio;
  • Álcool;
  • Creme hidratante para couro (vaselina e óleo de amêndoa também são boas opções);

Processo:

  1. Retira a poeira e sujidade da superfície utilizando pano macio e seco;
  2. Em uma solução de 2 litros de água (temperatura ambiente), misture pouca quantidade de sabão neutro com 25 ml de amaciante e 25 ml de álcool;
  3. Aplique a solução, suavemente, com pano macio;
  4. Remova o excesso com outro pano seco;
  5. Para finalizar, aplique o hidratante com a ajuda de um pano.

 

Camurça

 

Como limpar couro

Como limpar couro de camurça

 

A camurça é um material peculiar que exige bastante cuidado (não é exagero). Utilizar água? Jamais. Por isso, a melhor solução para conservar seu sofá de camurça é investir no serviço de limpeza e impermeabilização profissional.

A Dr. Lava Tudo é especialista em impermeabilização, um processo que inibe a entrada de líquido e umidade nas camadas profundas de tecidos. O serviço é recomendado para esse tipo de tecido, pois são utilizados produto específicos e altamente seguros, quem mantem a textura original da camurça.

Mas para a faxina diária, é possível limpar a superfície da camurça utilizando:

  • Aspirador de pó;
  • Pano felpudo (esfregue-o suavemente para lustrar a camurça);
  • Escova de cerdas macias para conservar as fibras do estofado (1x por semana);

Obs.: Em caso de manchas, não arrisque utilizar produtos por conta própria. Procure por uma empresa especializada.

 

Sofá de couro branco

 

Como limpar couro

Como limpar couro branco.

 

O couro branco é um item que chega a ser luxuoso para alguns pessoas, justamente por ser muito bonito. E para manter tal aparência, é preciso limpa-lo semanalmente. Por apresentar um tom mais claro, toda sujidade e manchas ficam expostas, e qualquer erro no processo de limpeza, pode causar danos permanentes.

Vamos te ensinar algumas técnicas para facilitar a faxina!

Para limpeza diária, você vai precisar de:

  • Água (temperatura ambiente);
  • Sabão de coco;
  • Esponja macia;
  • Hidratante caseiro (3 copos de leite + 3 copos de água);
  • Ou vaselina, que é transparente e não corre o risco de manchar o couro.

Processo:

  1. Em um recipiente, misturar água, pouca quantidade de sabão de cocô;
  2. Utilizando uma esponja macia, aplique a solução, suavemente, em toda a superfície do estofado;
  3. Remova o excesso com um pano macio e seco;
  4. Para finalizar, aplique o hidratante de sua escolha, com a ajuda de um pano macio e seco. Esfregue suavemente para lustrar o couro.

 

Cuidados gerais com seu sofá

 

Aprenda, com dicas rápidas e eficientes, como limpar couro em casa. Só basta seguir tudo direitinho e frequentemente:

  • Alguns tipos de couro são altamente absorventes, portanto, caso ocorra algum acidente envolvendo líquido, aja depressa! Caso contrário, a sujidade se tornará uma mancha difícil de remover;
  • Não utilize produtos químicos que contenham amônia e corantes;
  • Não exponha seu material de couro no sol. Evite queimaduras e rachaduras. O ideal é deixar as janelas abertas mas com a cortina fechada, ou colocar um tipo de manta para cobrir sua superfície para evitar ressecamento;
  • Não utilize sabonete comum (para pele) para limpar o couro, pois isso tira o brilho e enfraquece o tecido.
  • Se derramar algum líquido no couro, não utilize nenhuma fonte de calor para secar a área. Remova o excesso com um pano macio e seco, e deixe evaporar naturalmente;
  • Na hora da limpeza, não use a força para esfregar a superfície do couro, pois isso só vai danificá-lo. A limpeza sempre deve ser feita com cautela;

    Dicas bônus: Caso o fabricante do sofá de couro apresente recomendações de limpeza, é interessante segui-las. Lá, você encontrará informações sobre os produtos adequados que podem ser utilizados, além do processo da higienização.

 

Como limpar couro | Guia definitivo
5 (100%) 2 votos

Conheça a Dr. Lava Tudo

Logo Dr. Lava Tudo
A Dr. Lava Tudo oferece o que há de mais moderno e eficiente na Prestação de Serviços de Limpeza (Sofás, Carpetes, Colchões, Cadeiras, Poltronas, Carrinhos de Bebês, Limpeza interna de veículos, entre outros), Impermeabilização de Estofados e Hidratação de itens de couro. São várias soluções de limpeza para sua casa, veículo ou empresa! Atendemos em mais de 150 cidades no Brasil!
//drlavatudo.com/couro/guia-definitivo-de-como-limpar-couro/
Dr. Lava Tudo


Você também pode gostar de:

Nossos Clientes