Dicas para escolher a poltrona do papai

Publicado em: quinta-feira, agosto 10, 2017

O Dia dos Pais está chegando e nada melhor do que escolher a melhor poltrona do papai para descansar depois de um longo dia de trabalho!

As poltronas são uma ótima opção de mobiliário para compor a decoração de uma casa. Tanto no quarto como na sala, além de darem sofisticação e aconchego ao ambiente, ainda podem ser usadas como peça complementar à decoração.

Em alguns casos, quando o cômodo é pequeno, a poltrona se torna a protagonista para compor o espaço, substituindo os sofás, e se torna o móvel preferido para relaxar.

Porém, existem diversos tipos de poltrona do papai, com tecidos, marcas e modelos diferentes. Logo, como saber qual escolher?

Vamos te dar 5 dicas para resolver esse problema.

1.      Descubra qual o modelo ideal para a poltrona do papai

 

Para escolher a poltrona ideal para sua casa, você deve pensar nos diversos modelos de poltronas que existem e qual se encaixa melhor com seu perfil e seus gostos.

Existem vários tipos de poltronas, que atendem a necessidades diferentes. Os modelos conhecidos como “poltrona do papai” são aqueles que são mais robustos, muito confortáveis, reclináveis, com braços e apoio para as pernas e podem contar inclusive com sistema de massagem. Justamente para garantir que o chefe da família ficará muito confortável para descansar.

Nesse formato, existem vários estilos de poltronas, que você pode escolher conforme a sua personalidade.

Poltronas mais retrô, com ar mais antigo, outras bem modernas, mais rústicas, futuristas e versáteis. Tudo vai depender do seu estilo.

Se a marca é um fator importante para você, saibam que existem alguns modelos de poltrona famosos no mundo do design. Entre os nomes que se consagraram, Le Corbusier, Barcelona, Swan, Egg, Eames, Saarinen são os mais conhecidos e disseminados no mundo todo.

 

2.      Pense em qual material é mais adequado para sua casa

 

Além do estilo, outra característica que varia muito entre os tipos de poltrona é o material. O tecido é indispensável para dar conforto, sofisticação e cada material tem seu preço e ajuda ou não na hora de limpar.

Se você tem crianças ou animais de estimação em casa, um material mais resistente e que suje menos pode ser mais indicado. Algumas opções como o couro ou o gorgurão teflonado resistem bem às garrinhas de seus bichos de estimação. O gorgurão é um tecido impermeável em um curto período de tempo (ou seja, se molhar seque logo em seguida), é extremamente fácil de lavar e resistente, sem contar que as unhas dos gatos não conseguem desfiá-lo.

Se preferir os tecidos sintéticos, que são bem mais econômicos, uma boa opção é o tecido náutico, que é um tecido desenvolvido especialmente para áreas externas, muito encontrado nesses móveis de piscina e varanda.

Se sua decoração tem um ar mais moderno, as poltronas de couro ou microfibra podem ser mais adequados. Sobretudo as peças em couro preto, dão a imponência que alguns pais adoram, pois conferem um status de poder no imaginário. Você sabia que as poltronas surgiram há cerca de 5.000 anos, no Egito, quando as poltronas eram exclusivas para os faraós e simbolizavam poder e nobreza.

Porém, se você não ligar para isso, mas for um pai mais sofisticado ou que goste de um estilo retrô, mais elegante, o veludo e o suede podem ser boas opções.

As poltronas de vime, por outro lado, são mais indicadas para ambientes externos, varandas e terraços.

A escolha do material também afeta na escolha da cor, que é um dos atributos principais na decoração.

Lembre-se que cores quentes – como vermelho, tons de laranja e marrom -, transmitem personalidade forte ao ambiente. Por isso, se a poltrona do papai for nesses tons, deve ser colocada em ambientes com cores mais neutras para equilibrar o cômodo. O mesmo vale para os tons frios – como azul, branco, cinza – em ambientes mais calorosos.

 

3.      Não se esqueça de considerar as dimensões da poltrona do papai

 

As dimensões da poltrona são talvez as principais questões a se considerar antes de comprar seu móvel novo. Primeiro, meça o ambiente em que ela vai ser inserida. Assim, você já irá à loja ou fará a sua compra virtual mais consciente.

  • Verifique a largura e comprimento

Quando falamos em poltrona do papai, pensamos logo nos modelos de grande porte, bem largas e confortáveis. Porém, muitas vezes a sua casa pode não comportar esse tamanho, fazendo com que você opte por uma menor.

Outra questão a se considerar é o tamanho da poltrona reclinável, quando aberta. Muitas pessoas se esquecem de mensurar essa dimensão ao fazer a compra e acabam tendo problemas de espaço quando vão colocar o móvel no ambiente.

As dimensões médias de uma poltrona do papai são de 110 cm de altura, 95 cm de largura e 90 cm de profundidade. Mas existem poltronas de todos os tamanhos.

Se você tiver um espaço muito pequeno, uma boa solução é optar pela poltrona de modelo Egg ou giratória, que ocupa menos espaço, mas você ganha em altura.

  • Pesquise qual a densidade do material

Outro ponto a se pensar é a densidade da espuma ou do material que a poltrona é produzida. Esse valor vai influenciar no peso que a poltrona comporta.

Sabe aquela poltrona que com o tempo vai formando um buraco no centro, no formato do seu corpo? Isso se deve à baixa densidade. A densidade indicada para móveis confortáveis é de 23 a 28 g/cm³.

Em média, as poltronas suportam um peso de até 100 a 150 kg.

 

4.      Escolha pela funcionalidade

 

Atualmente, vários designers já criaram modelos de poltronas diferentes, que possuem inovações incríveis apenas para melhorar o seu conforto.

Além da possibilidade de serem reclináveis, como já falamos, algumas poltronas do papai possuem uma tecnologia que massageia quem estiver deitado! Outras, contam ainda com bolsas laterais para que você guarde revistas, livros e jornais. Esse é o ápice do relaxamento para o pai que passou o dia inteiro trabalhando.

Se você quer uma poltrona em que possa conversar mais facilmente com as pessoas que estiverem no ambiente, uma boa dica é optar pelos modelos com pés giratórios.

Porém, se você quer a poltrona do papai tradicional, tente procurar pelas unidades que têm, em uma única peça, o encosto reclinável e o apoio para pés que levanta quando você ajusta. Esse é o diferencial da poltrona do papai que todos adoram!

 

5.      Já pensou em comprar poltronas usadas?

 

As poltronas usadas podem sair mais baratas do que comprar uma nova. Muitas vezes a poltrona só precisa daquela reforma no estofado, para ficar com cara de nova.

Atualmente, existem diversos recursos para reformar a poltrona do papai. Seja colocando uma espuma nova, trocando os pés ou substituindo o tecido. Você aproveita e deixa a poltrona com seu estilo e gosto.

Em alguns casos, a poltrona usada nem precisa de uma reforma completa. Apenas uma limpeza profunda e profissional do estofado pode deixa-la com aspecto de nova.

Com a limpeza, você gasta ainda menos, remove as manchas, elimina possíveis odores, retorna o tecido à sua cor original e recupera o estofado.

Outra vantagem da lavagem é poder cuidar melhor da sua família, uma vez que a limpeza remove os microrganismos que podem causar doenças respiratórias, como fungos, bactérias e ácaros.

 

Mas como funciona a limpeza da poltrona?

 

A limpeza profissional vai variar conforme o tecido da sua poltrona. Cada poltrona deve conter uma etiqueta, que informa exatamente como deve ser feita a limpeza, para que o tecido não seja danificado.

Na maioria dos casos, a lavagem é feita a seco ou semi-seco, que é quando a empresa especializada utiliza apenas cerca de 10% de água no processo, misturada com um produto específico para a higienização.

Com um borrifador, o profissional irá aplicar a solução no estofado. Depois, ele passa um equipamento que retira a água com a sujeira à vácuo.

Como a poltrona é um móvel menor do que um sofá, por exemplo, essa limpeza será feita rapidamente. E o melhor é que ela é feita diretamente na sua casa, sem transtornos. Depois que você fizer essa primeira lavagem, o ideal é que você mantenha essa lavagem profissional pelo menos uma vez ao ano, para que o móvel fique sempre limpinho.

Outra dica é contratar uma impermeabilização para sua poltrona. Assim, o estofado estará sempre limpo, uma vez que esse processo impede que a água e outras soluções penetrem no tecido.

Gostou da ideia? Que tal lavar a poltrona do papai para que ela fique ainda mais aconchegante? Conheça o serviço de limpeza de estofados da Dr. Lava Tudo. A empresa é referência na lavagem e impermeabilização de sofás, poltronas e outros estofados.

Dicas para escolher a poltrona do papai
4.8 (95%) 4 votos

Conheça a Dr. Lava Tudo

Logo Dr. Lava Tudo
A Dr. Lava Tudo oferece o que há de mais moderno e eficiente na Prestação de Serviços de Limpeza (Sofás, Carpetes, Colchões, Cadeiras, Poltronas, Carrinhos de Bebês, Limpeza interna de veículos, entre outros), Impermeabilização de Estofados e Hidratação de itens de couro. São várias soluções de limpeza para sua casa, veículo ou empresa! Atendemos em mais de 150 cidades no Brasil!
//drlavatudo.com/estofado/dicas-para-escolher-poltrona-do-papai/
Dr. Lava Tudo


Você também pode gostar de:

Nossos Clientes