Higienização x Limpeza | Dúvidas mais comuns

Publicado em: sexta-feira, agosto 4, 2017

Escutamos muito por aí sobre higienização, limpeza, lavagem de muitos alimentos e objetos, inclusive em nosso blog. Aqui, falamos sobre variadas formas de limpeza, especificamente de estofados. Mas hoje, vamos solucionar a grande dúvida: todos esses métodos são iguais?

Higienização Higienização

 

Compreender o processo de eliminação de microrganismos maléficos para a nossa saúde é essencial para que tenhamos um controle sobre o que nos acerca. Afinal, tudo precisa de limpeza, já parou para pensar nisso?

É o alimento que precisa estar livre de contaminações, a vestimenta lavada para não nos causar problemas dermatológicos, a nossa casa que precisa estar longe de poeira, ácaros e fungos. Enfim, a lista de objetos/lugares que temos contato diariamente é comprida!

E podemos ver a tamanha importância desses procedimentos nas instruções sobre sanitização que está presente em qualquer mercadoria. A etiqueta com tais informações é necessária para assegurar que os produtos mantenham o padrão de qualidade para o uso adequado, exigido por registros, ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), etc.

Sabendo disso, preparamos este post para esclarecer algumas dúvidas acerca das denominações mais comuns, como higienização, limpeza, lavagem, esterilização e desinfecção:

 

Curiosidade:

 

  • A limpeza comum, mais conhecida pelo conjunto de: água, pano e sabão, consegue remover até 95% da sujidade de um objeto;
  • Já a utilização de hipoclorito de sódio ou álcool garante a eliminação de 98% dos microorganismos nocivos;
  • E a esterilização, normalmente feita com autoclave, é o método mais eficaz, que elimina 100% de qualquer contaminação.

 

Higienização

 

A higienização é o ato de praticar a higiene. Uma vez, que esta é formada por regras e técnicas que visam cuidar da saúde para prevenir doenças, contaminações, mal estar, através de métodos de limpeza e conservação de objetos e locais de utilização do ser humano.  

 

Limpeza

 

A limpeza, que é um procedimento de higienização, compreende a eliminação visível de poeira e outras sujidades superficiais, não muito profundas. Normalmente, é utilizado água (fria ou morna) e derivados do sabão, que são produtos químicos que garantem boa parte da eliminação dos resíduos.

Características do sabão:

 

  • Rápida dissolução;
  • Não é corrosivo;
  • Ação dispersante;
  • É atóxico;
  • É econômico.

 

Descontaminação

A descontaminação é relativamente parecida com a higienização, pois é a prática de limpeza e, principalmente, de desinfecção. A desinfecção é ideal para eliminar agentes nocivos a saúde, os quais uma simples limpeza não é totalmente eficaz.

Os procedimentos utilizados para descontaminação são:

  • Desinfecção

É um procedimento que utiliza produtos que causam alterações químicas no ambiente. O objetivo é eliminar o risco de contaminação de microrganismos nocivos , como as bactérias. Ela também auxilia no controle da e ajuda a controlar a propagação de doenças.

O processo desinfeccioso pode ser feito em três etapas, dependendo da necessidade da limpeza:

 

Desinfecção simples: é aconselhada para eliminar bactérias vegetativas, alguns fungos e vírus. Geralmente, é utilizado isopropílico e hipoclorito de sódio.

 

Desinfecção mediana: é aconselhada para eliminar os esporos bacterianos e vírus mais resistentes como o HBV. Geralmente, é utilizado álcool isopropílico 90%.

 

Desinfecção profunda: é aconselhada para eliminar 98% de bactérias, fungos, vírus e a esporos bacterianos. Geralmente, é utilizado água fervente, glutaraldeido, hipoclorito de sódio, cloro, água super oxidada, entre outros.

 

Esterilização

 

A esterilização é a eliminação mais eficaz de 100% das formas de vida microbiana (vírus, bactérias, esporos bacterianos, fungos, protozoários), através de produtos químicos que provocam alterações no meio esterilizado.

O processo de esterilização de determinado objeto não é tão simples e tem a necessidade de ferramentas adequadas para garantir que o resultado chegue ao esperado. Um grande exemplo é a esterilização de alicates de unha profissionais, que é feita em um autoclave.

 

Higienização x Limpeza | Dúvidas mais comuns
5 (100%) 2 votos

Conheça a Dr. Lava Tudo

Logo Dr. Lava Tudo
A Dr. Lava Tudo oferece o que há de mais moderno e eficiente na Prestação de Serviços de Limpeza (Sofás, Carpetes, Colchões, Cadeiras, Poltronas, Carrinhos de Bebês, Limpeza interna de veículos, entre outros), Impermeabilização de Estofados e Hidratação de itens de couro. São várias soluções de limpeza para sua casa, veículo ou empresa! Atendemos em mais de 150 cidades no Brasil!
//drlavatudo.com/geral/higienizacao/
Dr. Lava Tudo


Você também pode gostar de:

Nossos Clientes