Doar sangue é um ato altruísta e de solidariedade! Adryelle Nadne Coutinho Dias, colaboradora do setor de Encantamento, sugeriu falarmos sobre a importância da doação de sangue e o impactos dessa atitude na vida dos que recebem essa doação.
Gostamos muito da sugestão da Adryelle! Parabenizamos pela iniciativa e ai vão algumas informações importantes que preparamos para vocês:
A importância de doar sangue
Além de um gesto importante e humanitário de solidariedade, a doação de sangue é um ato de cidadania, amor ao próximo e bem-estar coletivo. Muitas vezes, as pessoas só possuem essa iniciativa depois de conhecer alguém que necessitou de sangue, porém, esse hábito precisa mudar. Uma única doação de sangue, dura poucos minutos e é suficiente para salvar muitas vidas.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 1,7% da população brasileira é doadora. O recomendado pela entidade é que 3% a 5% da população doe sangue. Por isso, doações frequentes são necessárias.
Quem pode doar sangue
Qualquer pessoa com mais de 16 anos e menos de 69 pode doar, mas precisa atender alguns pré-requisitos que visam assegurar a saúde do paciente que receberá a doação. Os principais requisitos são:
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar em boas condições gerais de saúde;
- Estar alimentado e descansado;
- Não estar grávida;
- Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
- Respeitar o intervalo mínimo entre as doações (a cada 2 meses homens e 3 meses mulheres).
Onde doar sangue
Para doar sangue é fácil e rápido. Com documentos pessoais em mãos, basta procurar o hemobanco/hemocentro da sua cidade e preencher um cadastro. Depois, o doador passa por uma triagem, a fim de analisar como está a saúde e uma entrevista confidencial.
Se comprovado que a pessoa está apta para doação é feita a coleta, procedimento que dura cerca de 10 minutos. Retira-se cerca de 450 ml de sangue que, posteriormente, passa por um procedimento no qual são fracionados os componentes do sangue (hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado).
Por fim, o doador é direcionado para uma sala especial com um lanche à disposição. A pessoa fica no local por mais alguns minutos, até se sentir confortável para ir embora. É um processo simples e muito tranquilo, mas com grande impacto na vida de quem aguarda uma doação.
Seja você também um Doador!
|