Como não perder dinheiro na Black Friday Já parou para pensar que o ano está quase no fim? Mas, antes de pensar em Natal, há um evento mais próximo chegando, que afeta todo o comércio e consumidores: dia 29/11 é dia de Black Friday.
A data, que existe nos Estados Unidos desde os anos 50, só chegou ao Brasil na última década, ganhando popularidade rapidamente por aqui. Até porque a gente também ama descontos, não é mesmo?
Em 2018, a Black Friday foi responsável pelo segundo maior faturamento de e-commerces no país: o lucro foi de R$ 2,6 bilhões, ficando atrás apenas do Natal.
Mas é preciso calma! Essa época oferece ótimas oportunidades de compra, porém não se esqueça de controlar e calcular bem os gastos antes de sair gastando todas as economias do ano.
Afinal, a Black Friday no Brasil, infelizmente, ficou conhecida como Black Fraude, por ter milhares de reclamações dos consumidores acerca de preços enganosos, produtos que não foram entregues e até golpes, como o famoso “tudo pela metade do dobro”.
Todo mundo se preocupa (ou deveria se preocupar) em formas de economizar e proteger o próprio dinheiro, então aqui vão algumas dicas úteis para aproveitar essa data.
Estabeleça aquilo que quer comprar e um “teto de gastos”
Antes de qualquer compra, pergunte a si mesmo se aquele produto é realmente necessário. Já comprou algo que não precisava, só por causa do desconto? Tenha em mente que não importa o tamanho do desconto, o que importa é se você consegue pagar.
Examine suas despesas atuais e aproveite esse momento de forma sustentável. Defina o máximo para gastar, levando em conta não apenas seu limite do cartão de crédito, mas também as parcelas em aberto e despesas dos próximos meses.
Não se esqueça, o Natal está próximo e as faturas dos próximos presentes também!
Não deixe de pesquisar
Já comece, desde cedo, a comparar os preços do produto que deseja. Há muitas lojas que aumentam gradualmente os valores antes da Black Friday para fingir que o desconto é alto.
Além dos sites, visite também as lojas físicas e compare qual o menor preço e a melhor forma de pagamento.
Tenha atenção
Segundo o ReclameAqui, em 2018 foram recebidas mais de 5,6 mil reclamações no dia da Black Friday. Fique atento com promoções falsas, preços que mudam ao finalizar a compra, vendas casadas e descontos absurdos.
Vai comprar pela internet?
Verifique se o site é confiável, consulte se realmente pertence àquela empresa e quais os comentários dos consumidores.
O Procon possui uma lista de sites não recomendados que devem ser evitados, verifique lá primeiramente.
Muitos bancos também disponibilizam o cartão virtual, que garante mais segurança. Já ouviu falar nisso?
Você pode gerar um cartão virtual vinculado à sua conta, com dados diferentes do seu cartão físico. Caso aconteça algum problema com a sua compra, ou seja, se seu cartão virtual for fraudado ou precisar ser bloqueado por algum motivo, é possível cancelá-lo facilmente e continuar utilizando o cartão físico no dia a dia.
Está em dúvida se é uma boa ideia realizar a compra? Tome um ar, avalie as questões anteriores e pense bem. Boas compras!
|